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O que é marketing pessoal e como desenvolver o seu?

O que é marketing pessoal e como desenvolver o seu?

Você já se deparou com pessoas que parecem despertar o interesse dos demais? Quando elas falam, todos prestam atenção, dão credibilidade às suas ideias e de quebra ainda compram seus projetos como se fossem seus?

Essas pessoas costumam ganhar os holofotes em reuniões, ser promovidas com frequência e ter grandes círculos de amizade e conexões estratégicas, que aumentam ainda mais a sua notoriedade.

Mas sabia que isso não é nenhum super-poder?

O marketing pessoal é uma habilidade que pode ser aprendida, treinada e desenvolvida ao longo da vida. Portanto, não é privilégio de alguns.

Basta você entender o que é e como funciona o marketing pessoal e começar a aplicar técnicas simples e práticas ao seu dia a dia.

Continue a leitura e confira tudo o que você precisa saber para desenvolver o seu marketing pessoal!

O que é marketing pessoal?

Marketing pessoal é um conjunto de estratégias de marketing que visam transformar uma pessoa em uma marca, reforçando seus valores, crenças e ideias, como se ela fosse uma empresa.

Especialmente na atualidade, em que o mercado de influencers digitais têm ganhado cada vez mais espaço, o marketing pessoal se faz essencial para pessoas que desejam se posicionar no mercado e impactar audiências.

Segundo um artigo publicado pela Harvard Business Review, para que o marketing pessoal seja consistente, ele deve estar baseado em quatro pilares:

  • verdade;
  • coerência;
  • atratividade;
  • diferenciação.

Em outras palavras, sua comunicação deve ser verdadeira, isto é, sem falsas histórias. Também deve ser coerente, o que significa que suas histórias não podem mudar ao longo do tempo. Além disso, elas devem retratar seus valores.

A forma de comunicar também deve ser atrativa, de maneira que encante as pessoas que você deseja engajar. Por fim, sua comunicação deve ser diferenciada, refletindo sua personalidade.

Parece simples, mas na hora de colocar em prática, nem sempre fica claro como desenvolver essa estratégia. Por isso, vamos aos detalhes!

Como desenvolver uma estratégia de marketing pessoal?

A primeira coisa que você precisa entender é que no marketing pessoal, a marca é você. Logo, seu nome é o que carrega a reputação da marca. Além disso, todo nome vem acompanhado de uma imagem. Portanto, essa dupla não pode sair da sua cabeça em momento algum.

Defina seu propósito

Propósito é aquilo que você se propõe a fazer pela sociedade ou por um determinado grupo de pessoas. Ele deve estar alinhado com os seus valores pessoais e refletir isso de forma clara.

Digamos, por exemplo, que você se identifica com uma causa, como o combate à fome. Seu propósito poderia ser erradicar a fome na sua cidade.

Caso você ainda seja estudante, seu propósito pode ser facilitar a vida dos calouros nas universidades.

Perceba que não estamos falando como fazer nada. Ainda estamos na fase de compreender o que de fato te motiva no dia a dia.

Descubra qual é a percepção da sua marca pessoal

Mesmo que você nunca tenha investido em marketing pessoal, as pessoas à sua volta possuem uma percepção ao seu respeito. E um bom ponto de partida para começar a construir sua marca é saber o que elas pensam ao seu respeito.

Convide amigos, parentes, vizinhos, colegas de trabalho, professores e outras pessoas da sua rede de contatos para falar um pouco a respeito de como elas te veem. Essa pesquisa pode ser feita de forma anônima, para que as pessoas não se sintam inibidas em falar.

Depois, compile esses dados de forma que você possa compreender melhor que tipo de imagem você transmite às pessoas. Então, avalie se esta é a imagem que você realmente gostaria que elas tivessem ao seu respeito.

Construa sua história pessoal

Um bom marketing pessoal tem uma história de fundo que se conecta às outras pessoas. Mas lembre-se: ela deve ser verdadeira. Nesse sentido, tente escrever a sua história pessoal de um ponto de vista interessante.

Você pode resgatar sonhos da infância, situações difíceis pelas quais tenha passado, causas com as quais você se identifica.

Procure criar um storytelling onde você seja o herói ou heroína, superando desafios e tendo sua vida transformada. Torne essa história coerente com seus valores e seu propósito.

Comunique sua marca

Depois de estruturar seu propósito e desenvolver sua narrativa pessoal, o próximo passo é comunicar isso ao mundo. E aqui, você precisa ir além das palavras.

É claro que uma comunicação verbal é essencial para o marketing pessoal. Mas a sua comunicação corporal é igualmente importante. Da mesma forma, o seu vestuário. Sendo assim, procure compreender que tipo de imagem pessoal você quer transmitir.

Sua imagem é mais jovem e descolada ou tem um ar de sobriedade? Você quer que as pessoas te vejam como um amigo ou amiga ou como uma referência no mercado?

Todas essas nuances podem ser melhor trabalhadas com uma pesquisa sobre arquétipos de marca.

Crie redes de contatos

O networking é uma poderosa ferramenta de marketing pessoal. Afinal, você se conecta com pessoas estratégicas que podem contribuir para o seu crescimento e abrir portas para novas oportunidades.

Vale a pena, também, conectar-se com pessoas que você admira e que fazem um bom marketing pessoal. Dessa forma, você pode aprender mais sobre como se destacar nas redes e conquistar mais engajamento.

Faça os ajustes necessários

Com o passar do tempo, você pode perceber que o seu propósito, os valores e ideais mudaram. E isso não precisa ser um empecilho na sua vida. Procure amadurecer seu marketing pessoal conforme a sua própria experiência profissional for se desenvolvendo.

Além disso, lembre-se que o marketing pessoal é algo que pode ser aprendido e aprimorado ao longo da sua carreira. Portanto, nunca deixe de se atualizar sobre conhecimentos e estratégias que podem te ajudar a construir uma marca pessoal cada dia mais sólida.

Aqui na Multivix, acreditamos que o seu potencial pode ser lapidado dia a dia. Por isso, também trouxemos dicas para que você seja mais valorizado no mercado de trabalho!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

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