Todas as profissões possuem um chamado ‘piso salarial’, uma média de ganho mensal que é definida pelo sindicato da região de trabalho, mas isso pode variar muito, de acordo com as escolhas profissionais do futuro formado em Nutrição. Neste post, você vai descobrir qual é o salário de um profissional de Nutrição.
Ao longo desta leitura, você encontrará dados baseados na pesquisa coletada no Sistema do CFN/CRN (Conselho Federal e Regionais de Nutricionistas do Brasil).
O intuito do artigo é mostrar o funcionamento e realidade do mercado de trabalho para os futuros nutricionista.
Para os interessados em ingressar no curso de Nutrição, é normal que surja curiosidades sobre a profissão e buscar informações antes de iniciar a faculdade, é essencial para saber se é o curso ideal.
Veja alguns detalhes do perfil dos profissionais, onde atuam e médias salariais.
O perfil do profissional de Nutrição
Segundo o último estudo realizado em 2018, são mais de 130 mil profissionais formados na faculdade de Nutrição no Brasil e eles contam com uma boa diversidade de oportunidades de emprego.
Por exemplo, destaca-se, hospitais, escolas, academias e até mesmo, o próprio negócio, como consultorias ou clínica.
Os setores que mais empregam são:
- Alimentação coletiva: 30,7%;
- Nutrição Clínica: 30,4%;
- Saúde Coletiva: 17,7%;
- Docência: 11,4%.
Além disso, ainda existem muitas outras opções como áreas relacionadas à Nutrição Esportiva, Nutrição Funcional, Nutrição em Estética, Marketing na Área de Alimentação e Nutrição ou até mesmo, o ramo de pesquisa.
Da mesma forma, os números da pesquisa ainda apontam para o crescimento na procura por esse profissional, já que a sociedade têm adotado a ‘vida fitness’ na rotina agitada, para driblar os problemas de saúde.
Sendo assim, são muitas as oportunidades de emprego atualmente.
Formação profissional
Para ser um nutricionista de sucesso, o estudante precisa se dedicar as atividades práticas que acontecem ao longo da faculdade e estar por dentro das regras da profissão.
Durante a formação, os estudantes recebem treinamento supervisionado por meio de aulas teóricas, práticas em laboratórios e programas de estágio vinculados à grade curricular da faculdade escolhida.
Na Multivix, por exemplo, os estudantes de Nutrição também realizam atendimento à comunidade como forma de vivenciar o dia a dia da profissão, ainda durante a faculdade.
Bem como as experiências acadêmicas, também é comum encontrar empresas que ainda exigem que os nutricionistas sejam licenciados pelo Conselho Regional do Estado de atuação.
Esse processo simples que regulariza a profissão e garante direitos do profissional.
Média salarial do nutricionista
Atualmente, a média salarial do profissional formado em Nutrição é de R$ 2.817,48 no mercado de trabalho brasileiro para uma jornada de trabalho de 40 horas semanais.
Entretanto, o valor pode variar muito, chegando até o teto salarial (máximo) de R$ 4.257,86.
Nesse sentido, a estimativa leva em conta os profissionais contratados com carteira assinada em regime CLT. Esse fato quer dizer que para quem deseja ter o próprio negócio, como uma clínica particular.
Por exemplo, é possível ter uma renda maior todo o mês.
Resumidamente, a faculdade de Nutrição garante uma profissão promissora com muitas oportunidades de trabalho e ganho salário positivo. Conheça mais sobre o curso!