Uma faculdade de Medicina Veterinária de qualidade é aquela que prepara o aluno com a diversidade de conhecimentos que a profissão demanda. Após a formação, é necessário ter uma carga de capacitação sólida, tanto no quesito teórico, quanto na prática dos cuidados com os animais.
Entretanto, esse leque de conhecimento também abrange as possibilidades de trabalho e oferece um mercado a todo vapor para o profissional formado na faculdade de Medicina Veterinária.
Da Biologia à inspeção sanitária, o candidato interessado no curso deve se preparar para estudar de tudo um pouco e embarcar no universo animal de cabeça.
Antecipe-se e saiba, neste artigo, o que você encontrará na grade curricular de Medicina Veterinária!
O que se aprende na faculdade de Medicina Veterinária?
A Biologia é uma das áreas que domina boa parte do curso, então os interessados em iniciar a faculdade devem se identificar de certa forma com os assuntos que serão pautados ao longo dos anos de estudos.
Entre os conteúdos estudados em Medicina Veterinária, pode-se destacar alguns como genética, zoologia, bioquímica e a parasitologia.
Para os leigos, esses termos podem não dizer muita coisa. Então, dê o play e conheça mais sobre o curso na Multivix:
Por dentro dos conteúdos
Da mesma forma como foi dito anteriormente, o curso possuí uma grade muito ligada aos conhecimentos sobre Biologia, mas os estudos não param por aí. O estudante de Medicina Veterinária também aprenderá sobre outros assuntos importantes para a atuação profissional.
Conheça algumas das disciplinas:
Ciências básicas
Se você tem interesse no curso de Medicina Veterinária, espero que tenha gostado das matérias de Química, Biologia e Matemática, pois elas estão presentes nos estudos ao longo da faculdade.
A princípio, ainda nos primeiros semestres de curso, essas matérias serão as responsáveis por darem a base para os conhecimentos mais avançados que virão depois.
Logo, para quem pretende prestar vestibular ou ENEM para o curso, é preciso concentrar os estudos nessas matérias específicas e já ir melhorando os conhecimentos para ter bons resultados após o início da faculdade.
Anatomia dos animais
O estudante de Medicina Veterinária terá, pelo menos, três matérias relacionadas à anatomia dos animais — anatomia dos animais domésticos (I e II) e anatomia patológica. Nas primeiras, o estudante entende as estrutura do animal e seus sistemas, por meio de aulas expositivas e em laboratório. Na segunda, são estudadas as lesões e alterações cuja origem são doenças.
Economia e administração rural
Para alguns pode ser estranho encontrar a palavra “economia” por aqui, não é mesmo? Mas, um médico veterinário formado também precisa saber realizar o gerenciamento de propriedades rurais e os custos envolvidos na tarefa, para assim, estar preparado para a atuação no mercado.
Assim, com a disciplina de Economia e Administração Rural, o estudante terá todo o conhecimento necessário, caso opte por seguir nessa área profissional. Com ela, é possível entender mais sobre agropecuária e política agrícola.
Técnicas de diagnóstico, cirurgia e clínica médica
Os conhecimentos anteriores, que você adquire em uma faculdade de Medicina Veterinária, formam a base para o profissional ser capaz de realizar diagnósticos e atuar no cuidado de animais de pequeno ou grande porte. Você aprende esses conteúdos nas disciplinas de técnicas de diagnóstico, clínica médica e clínica cirúrgica.
Criação de animais
Disciplinas como bovinocultura, avicultura e ovinocultura fazem o estudante entender as técnicas que envolvem a criação de animais, com o objetivo de abastecer a indústria alimentícia. Nesses espaços, o veterinário é responsável pelo bem-estar, saúde e alimentação de aves, bois e outros animais criados.
Além dessas existem muitas outras matérias na grade curricular de Medicina Veterinária, como a de higiene e saúde pública, inspeção sanitária e biodiversidade. Juntas, elas capacitam o profissional com um perfil a suprir as diversas demandas do mercado de trabalho.
Agora que você sabe mais sobre o que se estuda na graduação, não perca tempo. Assine nossa newsletter e entenda sobre o mercado de trabalho, qual o preço de uma faculdade de Medicina Veterinária e muitos outros conteúdos interessantes!