PÓS-GRADUAÇÃO . EDUCAÇÃO

Educação Especial e Inclusiva

Duração 6 a 18 meses
Pós-graduação EAD na área de Educação

A pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva prepara o especializando para trabalhar o ensino de maneira plural, entendendo as realidades e necessidades individuais de cada estudante e adequando a prática educacional para essas lógicas ímpares que requerem atenção diferenciada.

Mensalidade

Quais conteúdos são estudados nesta especialização?

A especialização em Educação Especial e Inclusiva tem como objetivo capacitar profissionais para que eles possam desenvolver e implementar os mais variados projetos de educação inclusiva nos espaços educacionais e na comunidade na qual a escola está inserida.

Para isso a formação deve abarcar as diferenças de processo de aprendizado, os pontos de diferença entre a educação típica e atípica e a avaliação sociocultural dessa relação que, apesar de discutida há vários anos, ainda é recente.

Por que escolher especialização em Educação Especial e Inclusiva?

A inclusão é um dos assuntos mais importantes que vêm sendo discutido nos últimos anos. Existe uma tendência mundial para a criação, fomentação e manutenção de um modelo de ensino menos exclusivo e normativo.

Assim, o movimento social caminha para uma mudança drástica no modelo educacional, no qual crianças, adolescentes e adultos típicos dividirão espaço com pessoas que têm necessidades especiais.

Essa transição exige preparo das Instituições de ensino, dos educadores e de toda a sociedade.

Por isso, as pessoas envolvidas diretamente no processo educacional (professores, pedagogos e afins) devem ser aperfeiçoar. É aí que entra a pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva.

Esse curso auxilia no desenvolvimento de técnicas, metodologias e recursos de auxílio e ampliação de possibilidade de inserção social de todas as pessoas interessadas e com necessidades educacionais atípicas (especiais).

Desse modo, a especialização se faz necessária para que a transição entre a educação atual e o sistema educacional inclusivo seja feito com base técnica e metodológica, respeitando os limites sociais e o impacto de cada alteração.

Quem é o público-alvo desta formação?

O curso de pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva é aberto para todas as pessoas que têm interesse pela área. Entretanto, ele é recomendado para os profissionais atuantes na educação e em áreas correlatas.

Assim, bacharéis e licenciados em Letras, Pedagogia, Psicologia, Psicopedagogia e Matemática são os principais beneficiados. Somado a eles, também é uma formação interessante para outros profissionais do meio acadêmico, como coordenadores pedagógicos.

Qual a grade curricular da especialização?

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Módulo I
Conceito e Aspectos Históricos 60
O Conceito de Deficiência 20
Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil. 20
Da Exclusão à Inclusão: Aspectos Históricos 20
Módulo II
Alunos com Necessidades Educacionais Especiais 60
Alunos com Necessidades Educacionais Especiais 1 20
Alunos com Necessidades Educacionais Especiais 2 20
Alunos Público-Alvo da Educação Especial: Deficiências Intelectuais 10
Alunos que Necessitam de Cuidados Especiais de Saúde 10
Módulo III
Acessibilidade e Política Nacional de Educação Especial 60
Lei Nº 10.098 – Acessibilidade (2000) 20
Programa Educação Inclusiva: Direito à Diversidade (2003) 20
A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva 20
Módulo IV
Educação Inclusiva na Prática 60
Tecnologia e Educação Inclusiva 20
Prática Inclusiva em Sala de Aula 20
A Educação Inclusiva e o Processo de Avaliação 20
Módulo V
Educação Inclusiva: Identidade e Atendimento 60
Declaração de SALAMANCA 20
Identidade e Atendimento: Diferença entre Deficiência e Incapacidade 20
Parceria entre Escola e Família: A Educação Inclusiva 20
Módulo VI
Empreendedorismo e liderança 60
O Empreendedorismo 20
Liderança e Gestão 20
Comunicação e Liderança – 20

Como está o mercado de trabalho da Educação Especial e Inclusiva?

A cada dia a discussão sobre diversidade e inclusão nas salas de aula aumenta. Essa tendência tem servido também para mostrar como o mercado é carente de profissionais capazes de atender as demandas de indivíduos atípicos.

Assim, quanto mais a educação caminha para um modelo especial e plural, maior é a necessidade de pessoas com formação para aceitar o desafio e promover uma melhoria contínua dos processos de ensino.

Por que estudar na MULTIVIX é a sua melhor opção?

O mercado precisa de profissionais capacitados e aptos a responder às demandas educacionais de crianças, adolescentes, jovens e adultos portadores de necessidades especiais.

Entretanto, encontrar a Instituição de Ensino que lhe ofereça uma formação de qualidade e ainda se encaixe em sua agenda é um grande desafio. Por isso a MULTIVIX existe: para solucionar esses problemas e proporcionar um processo de aprendizado rico.

Nossa Instituição tem 20 anos de tradição. Nesse tempo, foram mais de 25 mil alunos que puderam comprovar, na prática, os benefícios de ingressar em uma faculdade que entende as necessidades de aprendizado dos estudantes e as demandas do mercado.

Um grande diferencial da MULTIVIX são suas pós-graduações no modelo de Ensino a Distância (EAD). Nelas, o aluno é o centro do aprendizado, pois faz seu horário, tem aula com professores, mestres e doutores capacitados e experientes, e ainda conta com o suporte dos tutores que estão a postos para orientar, tirar dúvidas e passar informações.

Se o que você procura é um modelo de ensino de qualidade e uma formação voltada para os desafios do mundo moderno, venha fazer sua pós-graduação em Educação Especial e Inclusiva na MULTIVIX!

Tenha uma das melhores faculdades do Brasil no seu currículo.

Quero receber informações e promoções exclusivas da Pós Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!