A pós-graduação em Políticas Públicas da Educação procura apresentar conceitos e técnicas sobre como se organiza e insere a legislação educacional no âmbito da Educação Básica (da Educação Infantil ao Ensino Médio), para formar profissionais aptos a atuar em cargos de gestão pública escolar.
Quais conteúdos são estudados nesta especialização?
A especialização emprega os seguintes fundamentos: formar profissionais preparados para atuarem em cargos de gestão pública educacional, como diretores e coordenadores escolares; desenvolver metodologias e ferramentas de gestão pública escolar, além de apresentar as regulações atribuídas à área. Com base nisto, ela apresenta 16 disciplinas que introduzem a importância das políticas públicas no âmbito educacional e os impactos positivos de uma gestão democrática e participativa.
Por que escolher a pós-graduação em Políticas Públicas da Educação?
As políticas públicas exercem um papel fundamental na educação básica do Brasil. Elas consistem em programas ou ações criadas pelo governo brasileiro, com a participação da sociedade como um todo, para a prática de medidas que garantem o acesso à escolarização a todos os cidadãos. Além disso, elas também são importantes para a avaliação do atual sistema de educação e melhoria da qualidade de ensino do país.
Atualmente, entre as medidas tomadas pelo governo está o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), relacionado ao aumento de investimento financeiro do governo federal em projetos de educação nos estados. Esta será uma das temáticas discutidas na pós-graduação em Políticas Públicas da Educação e o objetivo do módulo é propor ao profissional o entendimento necessário sobre como se organiza o financiamento da educação, a função do Fundeb e as possibilidades para um projeto mais eficiente.
Assuntos como este e outros abordados na especialização são essenciais para a formação de profissionais capazes de assumirem cargos de gestão pública educacional e de criarem estratégias para promoverem uma qualidade adequada à Educação Básica (Infantil e Ensino Médio) do país, por meio de métodos e processos de aprendizagem com um bom planejamento.
Quem é o público-alvo desta formação?
A pós-graduação em Políticas Públicas da Educação é atribuída a professores da educação básica, supervisores, coordenadores, analistas e diretores escolares.
Qual a grade curricular da especialização?
| DISCIPLINA | CARGA HORÁRIA |
|---|---|
| Módulo I | |
| Concepção das Políticas Públicas Educacionais | 60 |
| A concepção de políticas públicas educacionais na atualidade | 20 |
| A organização da escola básica no Brasil | 20 |
| Declaração da UNESCO-ONU sobre a educação | 20 |
| Módulo II | |
| Legislação Educacional Contemporânea | 60 |
| A educação básica e a legislação educacional | 20 |
| Declaração universal dos direitos humanos | 20 |
| A legislação educacional contemporânea: a LDB | 20 |
| Módulo III | |
| Sistema Educacional Brasileiro | 60 |
| O sistema educacional brasileiro | 20 |
| Princípios e fins da educação nacional – Artigos 2º e 3º da LDBEN (Lei n°. 9394/96) | 20 |
| Plano Nacional de Educação: processos históricos do plano 2014 a 2024 | 20 |
| Módulo IV | |
| Gestão Escolar e Políticas Públicas de Educação | 60 |
| Gestão escolar | 20 |
| O financiamento da educação e o FUNDEB | 20 |
| Políticas públicas e educação em foco | 20 |
| Módulo V | |
| Gestão Educacional Democrática | 75 |
| A Gestão educacional e o papel social da escola | 25 |
| O impacto do planejamento no desenvolvimento das escolas | 25 |
| Gestão democrática e participativa | 25 |
| Módulo VI | |
| Empreendedorismo e liderança | 60 |
| O Empreendedorismo | 20 |
| Liderança e Gestão | 20 |
| Comunicação e Liderança – | 20 |
Como está o mercado de trabalho para o especialista em políticas públicas da educação?
O profissional com esta especialização é capaz de desenvolver planos de ensino, atividades e ações destinadas aos processos educacionais e dentro dos aspectos legais. Desta forma, ele pode encontrar oportunidades em instituições de ensino, públicas e/ou privadas, e em escolas de educação especial que buscam suporte nesta área.
O especialista também pode atuar na esfera pública a partir de concursos para as secretarias de educação. Além de associações sem fins lucrativos, como as organizações não-governamentais (ONGs), com projetos vinculados ao ensino.
Por que estudar na MULTIVIX é a sua melhor opção?
A Multivix é uma instituição que se atualiza constantemente, atenta às inovações tecnológicas e à importância das profissões modernas. Nosso corpo docente de professores, mestres e doutores garante uma aprendizagem moderna e de alto nível. Nossos cursos de Pós EaD são 100% online, com duração flexível de 6 a 18 meses, regulamentados pelo MEC e com diploma válido em todo o território nacional. Escolha a Multivix para uma capacitação enriquecedora que garante boas oportunidades.