PÓS-GRADUAÇÃO . EDUCAÇÃO

Políticas Públicas da Educação

Duração 6 a 18 meses
Pós-graduação EAD na área de Educação

A pós-graduação em Políticas Públicas da Educação tem o objetivo de apresentar conceitos e técnicas de como se organiza e insere a legislação educacional no âmbito da Educação Básica (Infantil ao Ensino Médio), com a finalidade de formar profissionais aptos a atuarem em cargos de gestão pública escolar.

Mensalidade

Quais conteúdos são estudados nesta especialização?

A especialização emprega os seguintes fundamentos: formar profissionais preparados para atuarem em cargos de gestão pública educacional, como diretores e coordenadores escolares; desenvolver metodologias e ferramentas de gestão pública escolar, além de apresentar as regulações atribuídas à área. Com base nisto, ela apresenta 16 disciplinas que introduzem a importância das políticas públicas no âmbito educacional e os impactos positivos de uma gestão democrática e participativa.

Por que escolher a pós-graduação em Políticas Públicas da Educação?

As políticas públicas exercem um papel fundamental na educação básica do Brasil. Elas consistem em programas ou ações criadas pelo governo brasileiro, com a participação da sociedade como um todo, para a prática de medidas que garantem o acesso à escolarização a todos os cidadãos. Além disso, elas também são importantes para a avaliação do atual sistema de educação e melhoria da qualidade de ensino do país.

Atualmente, entre as medidas tomadas pelo governo está o Fundo de Manutenção e Desenvolvimento da Educação Básica (Fundeb), relacionado ao aumento de investimento financeiro do governo federal em projetos de educação nos estados. Esta será uma das temáticas discutidas na pós-graduação em Políticas Públicas da Educação e o objetivo do módulo é propor ao profissional o entendimento necessário sobre como se organiza o financiamento da educação, a função do Fundeb e as possibilidades para um projeto mais eficiente.

Assuntos como este e outros abordados na especialização são essenciais para a formação de profissionais capazes de assumirem cargos de gestão pública educacional e de criarem estratégias para promoverem uma qualidade adequada à Educação Básica (Infantil e Ensino Médio) do país, por meio de métodos e processos de aprendizagem com um bom planejamento.

Quem é o público-alvo desta formação?

A pós-graduação em Políticas Públicas da Educação é atribuída a professores da educação básica, supervisores, coordenadores, analistas e diretores escolares.

Qual a grade curricular da especialização?

DISCIPLINA CARGA HORÁRIA
Módulo I
Concepção das Políticas Públicas Educacionais 60
A concepção de políticas públicas educacionais na atualidade 20
A organização da escola básica no Brasil 20
Declaração da UNESCO-ONU sobre a educação 20
Módulo II
Legislação Educacional Contemporânea 60
A educação básica e a legislação educacional 20
Declaração universal dos direitos humanos 20
A legislação educacional contemporânea: a LDB 20
Módulo III
Sistema Educacional Brasileiro 60
O sistema educacional brasileiro 20
Princípios e fins da educação nacional – Artigos 2º e 3º da LDBEN (Lei n°. 9394/96) 20
Plano Nacional de Educação: processos históricos do plano 2014 a 2024 20
Módulo IV
Gestão Escolar e Políticas Públicas de Educação 60
Gestão escolar 20
O financiamento da educação e o FUNDEB 20
Políticas públicas e educação em foco 20
Módulo V
Gestão Educacional Democrática 75
A Gestão educacional e o papel social da escola 25
O impacto do planejamento no desenvolvimento das escolas 25
Gestão democrática e participativa 25
Módulo VI
Empreendedorismo e liderança 60
O Empreendedorismo 20
Liderança e Gestão 20
Comunicação e Liderança – 20

Como está o mercado de trabalho para o especialista em políticas públicas da educação?

O profissional com esta especialização é capaz de desenvolver planos de ensino, atividades e ações destinadas aos processos educacionais e dentro dos aspectos legais. Desta forma, ele pode encontrar oportunidades em instituições de ensino, públicas e/ou privadas, e em escolas de educação especial que buscam suporte nesta área.

O especialista também pode atuar na esfera pública a partir de concursos para as secretarias de educação. Além de associações sem fins lucrativos, como as organizações não-governamentais (ONGs), com projetos vinculados ao ensino.

Por que estudar na MULTIVIX é a sua melhor opção?

A MULTIVIX entende que a educação é o alicerce na vida de qualquer ser humano, por isso, investe em formações que têm o objetivo de melhorar o processo de ensino do Brasil, proporcionando a construção de cidadãos com éticas e valores, como a pós-graduação em Políticas Públicas da Educação.

Para formar profissionais com as devidas competências para cargos de gestão pública escolar, a especialização é aplicada por um corpo docente capacitado e experiente, formado por professores, mestres e doutores. Também contamos com um grupo de tutores treinados e aptos a debaterem as temáticas em prol do seu aperfeiçoamento.

A pós-graduação é ofertada pelo método de educação inovador Ensino a Distância (EAD), que propõe os estudos de forma flexível, prática e otimizada. O método é regulamentado pelo Ministério da Educação e o seu diploma terá validade em todo o território nacional, assim como os cursos presenciais.

Faça a sua pós-graduação em Políticas Públicas da Educação na MULTIVIX!

Tenha uma das melhores faculdades do Brasil no seu currículo.

Quero receber informações e promoções exclusivas da Pós Multivix!

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!