Aviso

AVISO - Confira o caderno de prova e gabarito do Processo Seletivo 2020/1. Confira
Menu

Inscreva-se para o vestibular do curso superior de Serviço Social.

Curso superior | Graduação - Bacharelado em Serviço Social

DURAÇÃO

4 ANOS (8 PERÍODOS)

TURNO

MATUTINO E NOTURNO

TÍTULO

BACHAREL

MODALIDADE

PRESENCIAL

Portaria

Corpo Docente
Professores qualificados composto por especialistas, mestres e doutores

grade curricular

Enade

O curso de Serviço Social tem o objetivo de formar profissionais críticos em relação à realidade objeto de sua atuação.

Com adequada fundamentação ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa para atuarem e produzirem conhecimentos sobre os diferentes aspectos dessa mesma realidade, em defesa dos direitos sociais, políticos, humanos, trabalhistas, enfim, em defesa da cidadania.

Mensalidade

  • Objetivos do Curso

    O Curso Bacharelado em Serviço Social da Faculdade Capixaba da Serra possui como objetivo principal formar o profissional com capacidade de articulação nos diversos processos sócio-políticos, que mobilizam sociedade civil e governos em defesa dos setores mais pauperizados, fragilizados e excluídos da sociedade por meio de programas e políticas sociais. Como objetivos específicos destaca-se a formação de visão holística, portanto, pretende-se:
    • Habilitar o aluno, teórica e tecnicamente, para reconhecer demandas sociais emergentes e para formular respostas profissionais eficientes frente aos problemas e desafios da vida social;
    • Desenvolver no aluno a compreensão crítica da realidade humano-social, para que ele seja capaz de fomentar, com critério e competência, debates e estratégias de intervenção interdisciplinar;
    • Oferecer um processo pedagógico que articule o ensino-aprendizagem da teoria, da prática e dos fundamentos ético-políticos da profissão.
    • Procurar estabelecer a unidade no processo ensino-aprendizagem por meio de uma relação democrática e construtiva;
    • Propiciar condições para o desenvolvimento de consciência crítica do estudante como um requisito fundamental na construção de sua identidade profissional;
    • Estimular o estudante à definição de posicionamento ético-profissional diante dos desafios e exigências da profissão e segundo os preceitos do código de ética profissional;
    • Utilizar a pesquisa científica e os estudos investigativos como forma de retroalimentar a relação teoria-prática na formação profissional;
    • Contribuir para a formação de profissionais habilitados ao reconhecimento de seu espaço ocupacional no desenvolvimento da sociedade a qual está inserida.
  • Diferenciais do Curso

    EAD O curso de Bacharelado em Serviço Social – EAD, fornece ferramentas necessárias para formar profissionais com uma formação generalista, pautada na construção de um profissional crítico empreendedor, com competência e habilidades no enfrentamento da questão social em suas multifacetadas expressões. Entre os diferenciais do curso está a flexibilidade oferecida pela modalidade a distância, o aluno poderá contar com estudos online e encontros presenciais semanais (presença opcional) com a utilização de metodologia ativas de aprendizagem, material didático interativo e matriz curricular atualizada.Presencial

    O grande diferencial do curso está essencialmente na sua formação, que permite compreender os processos sociais do modo como realmente ocorrem, identificando suas causas e consequências, formando profissionais com formação politizada, crítica e consciente, capazes de intervir nesta realidade promovendo efetivas transformações.

    O estágio se constitui num instrumento fundamental na formação da análise crítica e da capacidade interventiva, propositiva e investigativa do (a) estudante (ABEPSS, 2010). Constitui momento ímpar no processo ensino-aprendizagem, pois se configura como elemento síntese na relação teoria/prática, na articulação entre pesquisa e intervenção profissional e que se consubstancia como exercício teórico-prático, mediante a inserção do aluno nos diferentes espaços ocupacionais das esferas públicas e privadas, com vistas à formação profissional, conhecimento da realidade institucional, problematização teórico-metodológica (CFESS, 2008).

    Vale destacar que, como parte da política de atendimento aos estudantes, a Instituição desenvolve seguintes programas acadêmico-pedagógicos: Apoio à Participação em Eventos; Apoio Pedagógico; Acompanhamento Psicológico através do Núcleo de Atendimento Psicológico; Representação estudantil através do Diretório Central dos Estudantes – DCE; Programa de Nivelamento em Matemática; Monitoria; Apoio financeiro aos discentes através de diversos programas municipais, estaduais e federais ou política própria da IES. A Instituição também desenvolve atividades de apoio ao ensino com realização de Seminários, palestras, Workshops, visitas técnicas, rodas de discussão, fóruns, entre outros.

  • Áreas de atuação profissional

    O graduado em Serviço Social pela Faculdade Capixaba da Serra poderá atuar como assistente social em órgãos públicos municipais, estaduais e federais, em movimentos sociais, em ONGs e em empresas públicas, privadas e de economia mista. As áreas de atuação são diversas, dentre as quais se destaca Educação, Saúde, Previdência, Sócio jurídica, Assistência Social, Segurança Pública, Habitação, Segurança Alimentar e Nutricional, Geracionais (Infância e Juventude, Envelhecimento), Direitos Humanos, e outras.
  • Perfil do Egresso

    O profissional formado no curso de Serviço Social da Faculdade Capixaba da Serra será capaz de desenvolver o planejamento que subsidiará a sua prática da mesma forma, conseguindo realizar a leitura mais adequada do processo ensino-aprendizagem, sentindo-se competente e corresponsável pela transformação positiva da realidade sócio-política e econômica da região onde atuar.Saberá que deve assumir as consequências de sua atuação numa modernidade tão exigente e competitiva, e que seu trabalho só será válido se ele enxergar, constantemente e de maneira reflexiva, sua própria produção. Portanto, o perfil profissiográfico do egresso do curso de Serviço Social será o de alguém ético, analítico, crítico, atualizado, estudioso, competente e transformador.
  • Visão técnica

    O curso de Serviço Social tem o objetivo de formar profissionais críticos em relação à realidade objeto de sua atuação, com adequada fundamentação ético-política, teórico-metodológica e técnico-operativa para atuarem e produzirem conhecimentos sobre os diferentes aspectos dessa mesma realidade, em defesa dos direitos sociais, políticos, humanos, trabalhistas, enfim, em defesa da cidadania.

    O Assistente Social (profissional de Serviço Social, devidamente registrado no Conselho Regional da categoria), pauta suas ações pela efetivação e consolidação das políticas sociais, sendo também um dos atores junto aos organismos da sociedade civil. O profissional, atento às legislações, busca a garantia de direitos, conscientizando os cidadãos acerca dos mesmos, visando a melhoria de suas condições de vida, engajados e comprometidos com a mudança do quadro/realidade vigente, através da efetivação de políticas públicas.

    O Serviço Social no Estado do Espírito Santo atua prestando serviços como técnicos, assessores, coordenadores, secretários nos níveis dos governos: FEDERAL (órgãos como o INSS – Previdência Social, UFES – atendimento à funcionários e alunos, IFES – atendimento à alunos; Hospital das Clínicas e outros); ESTADUAL, tanto no Poder Executivo como as Secretarias Estaduais como a de Saúde (Gerências, Hospitais, etc.); de Justiça e Cidadania; de Trabalho e Assistência Social; de Educação; COHAB; e outras; quanto no Poder Judiciário como o Tribunal de Justiça, Ministério Público, Varas de Infância e Adolescência e outras; MUNICIPAL, nas Prefeituras (Secretarias de Saúde, Assistência Social, Habitação Educação, de Cidadania e Segurança e outras) (CRESS, 2013). Além disso, pode atuar também na Docência do Curso Superior de Serviço Social. De acordo com o CRESS (2013), nestes locais, o profissional:

    Desenvolve atividades na abordagem direta da população que procura as instituições e o trabalho do profissional (entrevistas, atendimento de plantão social, visita domiciliar, orientações, encaminhamentos, reuniões, trabalho com indivíduos, famílias, grupos, comunidades, ações de educação e organização popular, etc.), como atua na pesquisa, administração, planejamento, supervisão, consultoria e gestão de políticas, programas e projetos na área social.

    As ações dos profissionais de Serviço Social orientam-se pelo Código de Ética e pela Regulamentação do exercício profissional. Sua organização e suporte institucional se dão por meio do Conselho Federal de Serviço Social (âmbito nacional) e dos Conselhos Regionais (âmbito local), da Associação Brasileira de Ensino e Pesquisa em Serviço Social (ABEPSS) e da Executiva Nacional de Estudantes de Serviço Social (ENESSO)

e-Book
Serviço Social é a carreira certa para quem tem senso de cidadania!

Baixe agora!
Formas de ingresso
Formas de ingresso
Formas de ingresso

A Faculdade Multivix beneficiou

18.789

nas mais de 181 atividades de incentivo à empregabilidade dos nossos alunos.

Saiba mais