DURAÇÃO
5 ANOS (10 PERÍODOS)
TÍTULO
BACHARELADO
MODALIDADE
EAD
Corpo Docente
Professores qualificados composto por especialistas, mestres e doutores
Grade Curricular de Engenharia de Produção
1º período
- Introdução à Educação a Distância
- Comunicação e Expressão
- Introdução à Engenharia
- Química
- Ciências do Ambiente
- Introdução ao Cálculo
- Projeto de Extensão e Inovação I
2º período
-
Cálculo I
Geometria Analítica e Álgebra Linear
Metodologia de Pesquisa
Física I
Projeto de Extensão e Inovação II
3º período
- Desenho Técnico
- Física II
- Sociologia e Relações Étnico-Raciais e Direitos Humanos
- Cálculo II
- Probabilidade e Estatística
- Projeto de Extensão e Inovação III
- Informática Aplicada
4º período
- Ciência e Tecnologia dos Materiais
- Mecânica Geral
- Cálculo III
- Física III
- Algoritmo e Lógica de Programação
- Projeto de Extensão e Inovação IV
5º período
- Evolução do Pensamento Administrativo
- Segurança do Trabalho e Saúde Ocupacional
- Eletrotécnica
- Contabilidade Introdutória
- Fenômenos de Transporte
- Sistema de Produção
- Desenho Universal
6º período
- Desenho Computacional
- Ergonomia
- Gestão de Custos I
- Resistência dos Materiais
- Pesquisa Operacional I
7º período
- Pesquisa Operacional II
- Ética e Legislação
- Gerenciamento na Cadeia de Suprimentos
- Gestão de Recursos Humanos
- Engenharia Econômica
- Gestão de Custos II
8º período
- Engenharia de Métodos
- Logística Empresarial
- Projeto de Fábrica
- Planejamento e Controle da Produção I
- Planejamento Estratégico Inteligência Competitiva
9º período
- Projetos e Operações de Sistema de Produção
- Gerência de Manutenção
- Planejamento e Controle da Produção II
- Gestão da Qualidade e Produtividade
- Metodologia Científica Aplicada a Engenharia
10º período
- Sistema de Informação
- Introdução à Automação Industrial
- Projeto de Produto
- Gerenciamento de Projetos
- Optativa
- Estágio Supervisionado
- Trabalho de Conclusão de Curso
Disciplinas Optativas
- Modelagem e Similação
- Tópicos Contemporâneos
- LIBRAS – Língua Brasileira de Sinais
- Atendimento ao Espectro Autista
- Espanhol Básico
- Inglês Instrumental
- Direitos Humanos e Cidadania
- Princípios da Administração
- Gestão de Competências
- Empreendedorismo
- Comportamento Humano
Engenharia de Produção o que é?
A Engenharia de Produção foi criada pela necessidade de se trabalhar mais especificamente voltando-se para a linha de produção, onde os profissionais são fundamentais no processo de fabricação de produtos. Com o avanço tecnológico, a Engenharia de Produção também evoluiu os processos produtivos, ganhando mais eficácia.
A Engenharia de Produção começa antes mesmo da Revolução Industrial do século 18. Com a produção de mercadorias, o artesão desenvolvia um produto do início ao fim. Ao produzir uma peça, ele se preocupava com o material, com o processo criativo, com a fabricação, pensava no valor da peça e, depois de pronta, em como iria entregá-la. Ou seja, todo o trabalho e todas as etapas do processo eram realizados somente por uma pessoa, do começo ao fim.
Atualmente, a Engenharia de Produção tem por base os métodos de Frederick W. Taylor, que é considerado o pai da Administração, e Henry Ford, que desenvolveu o sistema de produção de massa nas linhas de montagem automobilísticas, que resultou na redução de custos e aumentou a produtividade consideravelmente, além dos lucros. A partir daí, a Engenharia de Produção se aprofundou cada vez mais nos processos produtivos, especializando seus métodos para estarem sempre à frente no mercado competitivo.
A definição de Engenharia de Produção, que é dada pela Associação de Engenharia Industrial Americana, é a seguinte:
“A Engenharia de Produção trata do projeto, aperfeiçoamento e implantação de sistemas integrados de pessoas, materiais, informações, equipamentos e energia, para a produção de bens e serviços, de maneira econômica, respeitando os princípios éticos e culturais. Tem como base os conhecimentos específicos e as habilidades associadas às ciências físicas, matemáticas e sociais, assim como aos princípios e métodos de análise de engenharia de projeto para especificar, predizer e avaliar os resultados obtidos por tais temas.”
Como fazer para ser formado em Engenharia de Produção?
Na MULTIVIX, o candidato tem a oportunidade de ingressar no curso de Engenharia de Produção por meio do Processo Seletivo Principal, que é realizado mediante uma prova virtual.
O ingresso pode ocorrer também pelo Processo Seletivo de Vagas Remanescentes, por meio do ENEM (Exame nacional do Ensino Médio), em que a nota obtida na prova precisa ser maior ou igual a 250 pontos e a redação não tenha sido zerada, podendo ser aproveitadas as edições do ENEM desde 2013.
Outra forma de ingressar na faculdade de Engenharia de Produção é pelo Encceja (Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos), por meio de Processo Seletivo de Vagas Remanescentes, caso tenha obtido a certificação de aprovação no exame.
Se o aluno foi aprovado em processo seletivo anterior, mas não efetuou a matrícula, também tem a chance de retornar, pois a prova tem validade de um ano. Outra forma de ingresso é para o aluno que estiver com a matrícula trancada, que poderá retornar ao curso por meio Reabertura de Matrícula, também sujeita à disponibilidade de vagas.
Uma outra maneira de ingressar é pelo Reingresso, onde o aluno que tiver abandonado ou desistido do curso poderá retornar mediante análise curricular e também estará sujeito à disponibilidade de vagas.
O ingresso pode se dar também por Transferência, na qual o aluno terá de estar regularmente matriculado em outra Instituição de Ensino Superior e precisará apresentar os documentos específicos na Secretaria Acadêmica.
E, por fim, outra forma de ingressar no curso de Engenharia de Produção é por meio de 2ª graduação, destinada para quem já possui uma graduação e deseja fazer um novo curso. Nesta forma, o aluno não necessita passar pelo Processo Seletivo, apresentando, nos prazos estipulados pela Instituição, os documentos específicos.
Engenharia de Produção: qual a especialidade do engenheiro de produção?
Na MULTIVIX, o aluno irá se formar como bacharel. A faculdade de Engenharia de Produção tem duração de 5 anos, divididos em 10 períodos e tendo uma grade curricular completa.
O aluno de Engenharia de Produção terá, nos primeiros semestres, disciplinas de engenharia geral, que, depois, vão especificando para a Engenharia de Produção propriamente dita.
Algumas disciplinas que o futuro engenheiro de produção irá cursar:
Introdução à Engenharia de Produção, Introdução à Informática, Administração Financeira, Engenharia de Métodos, Empreendedorismo, Ergonomia, Logística, Marketing, Engenharia de Processos Industriais e de Fabricação, Gestão da Qualidade, Gestão da Informação, Gestão da Inovação, Mecânica Geral, Controles Estatísticos, Desenho Básico, Economia, Eletricidade Aplicada, Ciência dos Materiais, Cálculo, Estatística, Organização do Trabalho, Segurança do Trabalho e Resistência dos Materiais.
Engenharia de Produção: áreas em que pode trabalhar
- Indústrias: como petróleo e gás, automóveis, máquinas e agroindústrias;
- Setor financeiro: como investimentos em fundos de pensão, bancos e seguradoras;
- Serviços: como consultorias para empresas, hospitais, transporte e construção civil;
- Órgãos públicos: concursos públicos e prefeituras;
- Empresas privadas: telefonia, comércio e energia.
Como anda o mercado de trabalho para um engenheiro de produção?
A atuação de um engenheiro de produção no Brasil é uma das mais valorizadas do mercado de trabalho, tendo, em média, para 6 horas de trabalho, o equivalente a seis salários mínimos, ou seja, uma média de 6.000 reais mensais, de acordo com a Lei 4.950-A/66. Podendo ser mais valorizado conforme a experiência do engenheiro de produção na sua área.
Por que estudar Engenharia de Produção na MUTIVIX?
Os cursos são autorizados pelo Ministério da Educação (MEC). A MULTIVIX é uma Instituição de Ensino em que todos os cursos são credenciados pelo Ministério da Educação, provando que se preocupa em proporcionar a melhor qualidade de ensino, de acordo com as leis vigentes.
A MULTIVIX apresenta qualidade de ensino já reconhecida nos cursos presenciais. Por ser uma Instituição com experiência, possui conceitos de excelência em seus cursos.
O diploma é igual ao do curso presencial. O aluno que concluir a faculdade de Engenharia de Produção na modalidade EAD terá o seu diploma com a mesma certificação do curso presencial.
A MULTIVIX tem a mensalidade que cabe no bolso, possui bolsas de estudo, créditos universitários e descontos, facilitando e permitindo a realização do sonho de ser formado em Engenharia de Produção.
Existe ainda um bônus para o aluno de Engenharia de Produção, podendo adquirir todo o seu material didático gratuitamente, não precisando ter que se preocupar para ter um conteúdo de qualidade.
No ambiente presencial, o aluno conta com a estrutura de sala de tutoria, biblioteca, secretaria, sala do coordenador de polo para atendimento ao aluno, laboratório de informática e salas de aula.
O aluno que deseja se formar em Engenharia de Produção na MULTIVIX terá acesso a um excelente conteúdo de aprendizagem e poderá adquirir todo o conhecimento e as habilidades necessárias para ser um profissional de qualidade, tendo grande potencial para se destacar na sua área, pois estará preparado para o mercado de trabalho logo após o término do curso.