Sobre o curso
Você tem consciência de quanto as escolas evoluíram desde a década de 1950? Talvez mudanças estruturais nas escolas não sejam muito fáceis; mas e mudar a prática docente cotidiana? Uma forma de mudá-la é a adoção de metodologias ativas, ou seja, fazer com que o aluno seja sujeito de sua própria aprendizagem, com autonomia e autodeterminação. E é sobre isso que o curso livre on-line Metodologias Ativas na Educação irá abordar.
Há muito tempo as pessoas se surpreendem com o poder motivacional dos jogos, que fazem com que jogadores dediquem grande energia a eles. Essa percepção fez com que muitos buscassem exportar características dos jogos para outras atividades, de forma a canalizar essa energia e dedicação para outros objetivos. Assim surge o conceito de gamificação, levando elementos de jogabilidade para outros contextos.
Objetivos do curso:
- Reconhecer a importância das tecnologias para o cenário atual da EaD.
- Identificar as forças que consolidam cada vez mais o aumento da EaD no Brasil.
- Discutir as vantagens e limitações do crescimento da EaD nas universidades do país.
- Caracterizar a metodologia ativa.
- Apontar as vantagens do uso da metodologia ativa na EaD.
- Identificar as práticas de ensino e aprendizagem mais comuns na metodologia ativa.
- Conceituar gamificação.
- Familiarizar com as ferramentas mais comuns de gamificação.
- Explorar casos específicos de gamificação.
- Entender a relação entre a gamificação e a Teoria dos Jogos.
- Compreender o modelamento de jogos e payoffs.
- Aplicar a Teoria dos Jogos em situações de equilíbrio em mercados concorrência perfeita.
Metodologia
O curso é ofertado 100% on-line com a exposição de conteúdo, vídeos com profissionais de mercado e professores, e atividades de fixação de conteúdo on-line.
A duração é de 30 dias, ao final você receberá um certificado digital de participação desde que tenha aproveitamento de 70% no somatório dos exercícios avaliativos.
Pré-requisitos: Ter idade mínima de 16 anos
Conteúdo Programático
Tecnologia e a força da Educação a Distância.
Metodologia Ativa.
Gamificação: conceito e aplicação.