Ícone do site Faculdade Multivix

Flash Card: o que é e como usar para estudar?

Neste post, falaremos sobre o método de flash cards e formas de utilizá-lo.

Adotar um método de estudo pode transformar seus resultados de aprendizagem, mas é preciso conhecer e testar todas as alternativas disponíveis, até encontrar aquela que se encaixe melhor na sua forma de aprender. Neste post, falaremos sobre o método de flash cards.

Nesta página, você encontrará explicações sobre o método, formas de utilizá-lo e um tutorial completo com a Super Mari Guimarães, do blog 1 Quarto de Café, te ensinando a fazer o seu!

FLASH CARD OU CARTÕES DE MEMÓRIA

O método de estudos de flash cards (ou cartões de memória) funciona exatamente como o nome indica: cartões para memorizar.

Quando utilizados para estudos, funcionam da seguinte forma: perguntas na frente e respostas no verso. A ideia é que sejam cartões relativamente pequenos, para que o estudante leve na bolsa e estude em qualquer lugar.

São estudos rápidos de memorização, onde o conteúdo deve ser objetivo, usando palavras-chaves, para que sua memória faça a conexão com o tema que você estudou anteriormente.

Uma forma de usar muito comum, é utilizando marcadores e canetas de cores chamativas para separar palavras ou pontos importantes para sua memorização.

Os flash cards devem ser utilizados em conjunto com métodos de estudos mais profundos e são opções muito indicadas para serem utilizadas, por exemplo, quando o aluno estiver estudando para uma prova grande ou difícil.

INSERINDO OS FLASH CARDS NA ROTINA DE ESTUDOS

Agora você já sabe do que se trata a técnica de flash cards e agora, aprenda o passo a passo de como utilizá-la para os estudos. Confira:

No momento em que estiver estudando as matérias da faculdade, escola ou para o ENEM, por exemplo, separe as partes mais difíceis ou importantes do conteúdo que você não pode deixar escapar no momento da prova.

Separe os flash cards para cada uma das partes que você destacou. Por exemplo: se você destacou três partes do conteúdo estudado, pegue três cartões e coloque uma pergunta sobre o assunto em cada, sempre com a resposta na parte de trás.

Leia as perguntas e tente acertas as respostas. Só depois de buscar na sua memória e responder, confira a resposta certa na parte de trás do cartão para saber se acertou. Volte depois para repetir o processo, até memorizar totalmente.

Pronto! Desta forma, você terá sempre os cartões para te lembrar do conteúdo, exercitando seu aprendizado e memória.

FAÇA VOCÊ MESMO!

Por se tratar de um método utilizando cartões simples e própria escrita, o estudante pode produzir os próprios flash cards em casa. Dê o play para conferir o tutorial completo com a Mari Guimarães:

Uma dica extra é usar aplicativos para te ajudar nos estudos. O app Quizlet que está disponível para IOS e Android, disponibiliza um módulo completo para utilizar os flash cards, onde você pode encontrar ajuda para utilizá-lo.

Cartões de memória ou flash cards, também são uma tática perfeita para quem está estudando para o vestibular ou prova do ENEM e precisa memorizar muitos conteúdos ao mesmo tempo.

Já se você estiver na escola ou faculdade, a orientação e aproveitar essa forma de aprendizagem perto dos dias das provas.

Para isso, a Multivix vai disponibilizar flash cards personalizados para você. É só baixar e imprimir para usar nos seus estudos. Aproveite!

Baixar Flash Cards da Multivix

Continue lendo: Técnica Pomodoro: melhore seus estudos com o método de 25 minutos