Ícone do site Faculdade Multivix

Como criar um plano de estudos para o vestibular

Garota executando um plano de estudos

Quer começar a estudar para o vestibular Multivix, mas não sabe por onde começar? Criar um plano de estudos é o primeiro e mais importante passo para a sua aprovação em uma faculdade, já que com ele você conseguirá estudar melhor.

Neste texto, você poderá conferir alguns passos de como planejar a sua rotina de estudos durante o ano. É muito importante que você siga todas as dicas apresentadas, caso o contrário, o resultado poderá não ser tão satisfatório.

Liste todos os assuntos que devem ser estudados

O primeiro passo para ter um plano de estudos para um vestibular bem arrumado é poder listar todas as matérias e assuntos que tenham a possibilidade de cair na prova. Assim, você já terá uma base do que deve ser organizado no seu dia a dia para estudar.

Caso você tenha dúvidas do que pode aparecer nos exames, confira as avaliações dos anos anteriores ou pergunte para atuais estudantes da faculdade ou, ainda, para pessoas que já fizeram o vestibular Multivix, quais foram os assuntos que já apareceram. Em muitos casos, a própria instituição oferece uma relação das matérias que podem estar presentes nas avaliações.

Conheça a sua rotina

Não adianta definir que passará a tarde toda estudando, se possui academia ou aulas de música durante o mesmo período. Com isso, o seu horário de estudos ficará desorganizado e você perderá o foco rapidamente.

Por isso, além de anotar as matérias que precisa estudar, também faça uma lista dos seus afazeres da semana. É importante delimitar horários para as atividades de casa, caso more sozinho ou tenha algumas obrigações, como lavar roupa ou cozinhar, por exemplo.

Decida quais matérias e conteúdos priorizar

Com todas as informações devidamente organizadas, é necessário descobrir quais os assuntos precisam ser priorizados no seu plano de estudos para vestibular. Para isso, é necessário saber quais são os assuntos que você mais domina e aqueles que tem maior dificuldade.

Tenha disciplina

Ter apenas um plano de estudos detalhado não basta: é preciso segui-lo a risca e todos os dias, só assim você conseguirá manter a rotina de estudos e evitar os períodos de procrastinação.

Certifique-se de reservar alguns momentos para descansar a mente. De acordo com Carla Tieppo, professora adjunta da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo, o cérebro humano consegue se concentrar fixamente em um único objeto por 50 ou 60 minutos ininterruptos, após isso, perdemos a concentração facilmente.

Assim, conhecendo essas dicas de como criar um plano de estudos para o vestibular, você estará preparado para essa intensa maratona de provas que será a porta de entrada para o seu tão sonhado curso superior.

E que tal ter uma ajudinha da tecnologia nesse processo? Baixe o nosso e-book “Tecnologia nos estudos: conheça como elas podem ajudar” e veja como fazer isso na prática!

Sair da versão mobile