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Publicidade e propaganda: qual a diferença?

publicidade e propaganda

Em 2022, o mercado de publicidade e propaganda movimentou nada menos do que 21,2 bilhões de reais no Brasil. Como não poderia deixar de ser, o digital foi o meio que recebeu mais recursos, ficando com 35% do total de investimentos na área.

Entre as categorias de maior destaque na internet, as campanhas de display e relacionados, que abarcam os anúncios pagos, levaram 67,9% dos investimentos, deixando para trás os investimentos em redes sociais e buscas orgânicas.

Esses dados nos mostram o quanto a publicidade e a propaganda continuam sendo de extrema importância para gerar consciência de marca e vender produtos e serviços.

Mas, afinal, qual a diferença entre publicidade e propaganda? E por que esses conceitos sempre andam de mãos dadas? É o que veremos neste artigo. Continue a leitura!

O que é publicidade e propaganda?

Geralmente, usamos os termos publicidade e propaganda como se fossem sinônimos. No entanto, podemos diferenciar essas duas ferramentas de comunicação mercadológica quanto à sua aplicação.

Mas antes de entrarmos nas diferenças entre publicidade e propaganda, é importante entendermos o que cada conceito significa.

Propaganda vem do latim propagare, que significa propagar. Mas propagar o quê? Ideias, pensamentos, crenças, doutrinas, dentre outras coisas.

Fernandes (apud PINHO, 2012, p. 132), define Propaganda como “o conjunto de técnicas e atividades de informação e persuasão destinadas a influenciar, num determinado sentido, as opiniões, os sentimentos e as atitudes do público receptor”.

A palavra Publicidade, por sua vez, vem do latim publicus, que significa tornar algo público ou dar publicidade a alguma coisa.

De acordo com Pinho (2012, p. 171), “A publicidade é a disciplina do composto de promoção cuja força provém da sua grande capacidade persuasiva e da sua efetiva contribuição aos esforços para mudar hábitos, recuperar uma economia, criar imagem, promover o consumo, vender produtos e informar o consumidor”.

Quem pode trabalhar com publicidade e propaganda?

A área de publicidade e propaganda é muito abrangente e hoje conta com perfis profissionais bastante diversos.

Obviamente, existem muitos publicitários atuando no mercado, seja no atendimento, na área de criação ou mesmo na elaboração de textos.

Contudo, com a expansão do mercado digital, outros profissionais passaram a ser indispensáveis. É o caso dos designers, gestores de tráfego e até mesmo sociólogos que se dedicam a compreender o comportamento dos consumidores.

Outro perfil muito requisitado na publicidade e propaganda atualmente é o de analista de dados, já que a demanda pela apresentação de resultados concretos vem aumentando cada dia mais.

Marketeiros, revisores, ilustradores, e animadores digitais também encontram grandes oportunidades no mercado de publicidade e propaganda.

O futuro da publicidade e propaganda

Como você deve imaginar, a tecnologia faz parte do dia a dia do publicitário. E conforme a inteligência artificial avança, novos recursos vão sendo desenvolvidos para otimizar o trabalho do profissional.

Exemplo disso é a IA generativa, uma tecnologia capaz de criar qualquer tipo de conteúdo, seja texto, imagem ou mesmo áudio, a partir de referências inseridas no sistema.

Essa é a grande diferença entre a publicidade e propaganda de antigamente e a que está se desenhando para o futuro próximo: recursos tão potentes que são capazes de recriar até mesmo pessoas famosas que já nos deixaram.

Um exemplo disso é o comercial da Volkswagen, onde a cantora Elis Regina aparece interagindo com sua filha, Maria Rita.

O que você precisa para ser um bom publicitário?

Você deve ter percebido que a publicidade e a propaganda são áreas que requerem pessoas altamente criativas, capazes de inovar a todo momento e surpreender as pessoas ao mesmo tempo em que atingem os objetivos comerciais de seus clientes.

Nesse sentido, quais são as competências que você precisa para se tornar um bom publicitário?

Como se destacar na publicidade e propaganda?

Agora que você já sabe a diferença entre publicidade e propaganda, talvez esteja se perguntando como se destacar em um dos mercados mais competitivos da atualidade.

Pois bem, o primeiro passo é buscar conhecimento sobre a área. Isso pode ser feito por meio de uma graduação em publicidade e propaganda ou, caso você já seja graduado, em especializações que te ajudem a conhecer o segmento com mais profundidade.

Aqui na Multivix, você tem a oportunidade de cursar o bacharelado em publicidade e propaganda em quatro anos, de forma presencial.

Ao longo da graduação, você entra em contato com disciplinas que dão base para a atuação do publicitário, como comportamento do consumidor, redação publicitária e psicologia da comunicação, por exemplo.

Nos semestres mais avançados, você passa a ter contato com disciplinas específicas da área, como direção de arte, gestão de contas, planejamento de mídias e produção audiovisual, entre outras.

Disciplinas práticas também fazem parte da grade curricular para que você possa aplicar os conhecimentos adquiridos em sala de aula sob a supervisão de professores especializados. Assim, você sente maior segurança na hora de produzir campanhas e propagandas. Além disso, começa a construir seu portfólio profissional antes mesmo de concluir a faculdade.

Quer se destacar no mundo da publicidade? Conheça a graduação em publicidade e propaganda da Multivix!

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