Ícone do site Faculdade Multivix

Nota de esclarecimento sobre os critérios para aprovação em Metodologia Aplicada

Nota de esclarecimento sobre os critérios para reprovação em Metodologia Aplicada

A Faculdade Multivix publica comunicado sobre os critérios para aprovação na disciplina Metodologia Aplicada adotado para todos os campi.

Gostaríamos de elucidar alguns aspectos a respeito das reprovações na disciplina de Metodologia Aplicada que estão sendo motivo de muitas ideias desencontradas e inverídicas.

Por isso, antes de tudo reforçamos a importância da busca do embasamento e verificação das informações, pelos alunos, antes do lançamento de informações inverídicas e caluniosas a respeito da idoneidade e compromisso da Instituição e de seus colaboradores frente aos seus alunos e a sociedade em geral. Além disso, reiteramos que existem meios já disponibilizados pela Faculdade para a resolução de problemas, dúvidas e proposições de sugestões de melhorias, como Ouvidoria, representantes de curso e turma, etc.

Dessa forma, entendemos que os alunos possuem liberdade para manifestar-se, mas sem eximi-lo da responsabilidade sobre seus atos. E que os que de fato desejarem zelar pela qualidade do seu curso, deverão buscar os canais e maneiras adequados para isso, e não fomentar informações sem embasamento, pelas redes sociais e corredores, com o intuito contrário à resolução dos problemas.

Dito isto, e com o objetivo único de esclarecer essas informações que estão circulando nas redes sociais e em alguns grupos, que não possuem qualquer sentido, pontuaremos alguns aspectos:

Para Instituições de ensino que prezam a qualidade, como a Multivix, apesar de ser algo desejado, não é incomum que haja reprovações em qualquer disciplina a qualquer aluno, desde que este não tenha atingido os critérios mínimos de aprovação, como por exemplo: ter plagiado parte ou totalidade do texto apresentado, não cumprimento do prazo de entrega, e não ter atingido o mínimo de nota 7.

Sobre o suposto alto índice de reprovação manifestado por alguns alunos, informamos que este não está fora do que normalmente já acontece. O que nos deixa perplexos é com o fato de 60% dos trabalhos reprovados serem em virtude de plágio.

E neste ponto, cabe ressaltar que a prática de plágio tem sido comum em diversas publicações cientí­ficas e precisa ser combatida, visto que a violação dos direitos autorais é CRIME previsto no artigo 184 do Código Penal, com punição que vai desde o pagamento de multa até a reclusão de quatro anos, dependendo da extensão e da forma como o direito do autor foi violado. Além das penalidades citadas e da desmoralização acadêmica, o plagiário estará sujeito a sanções cíveis, como retratação pública e indenização pecuniária por dano moral e/ou patrimonial, e também a sanções administrativas, que podem chegar à reprovação/ desligamento da instituição, no caso de estudantes, e demissão, no caso de professores/pesquisadores.

Além disso, esta calúnia não tem fundamento, visto que em cursos que não estão previstos para fazer ENADE também tiveram o mesmo percentual ou até maior de reprovação.

Nossa gestão é pautada no compromisso com a qualidade e no diálogo com os discentes, mas sempre de uma forma madura, respeitosa e profissional, visto que entendemos que o objetivo de ambas as partes: Faculdade e alunos, é buscar e zelar pelo melhor nos nossos cursos.

Por isso, TODOS que cultivam o firme propósito de uma formação de qualidade e consolidação da Multivix, encontrarão em suas instâncias todo o apoio e consideração que se fazem necessários.