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Gestão por competência: o que é e qual a importância?

gestão por competência

À medida que as estratégias de gestão de pessoas evoluem, novas formas de avaliar, incentivar e remunerar os colaboradores vão surgindo. Este é o caso, por exemplo, da gestão por competências.

Quando falamos em competência, é preciso entender o significado da palavra no contexto organizacional. E, usualmente, ela é usada para descrever um conjunto de três fatores: conhecimento, habilidade e atitude.

Essas três palavrinhas, quando aplicadas de forma conjunta no ambiente de trabalho, têm o poder de transformar ideias em resultados. E as empresas estão prontas para recompensar aquelas pessoas que investem em desenvolver essas características.

Continue a leitura e entenda melhor o que é gestão por competências e qual sua importância para o crescimento de uma organização!

O que é gestão por competências?

A gestão por competências é um modelo de gestão de pessoas que valoriza os conhecimentos, habilidades e atitudes de cada pessoa, prezando pelo desenvolvimento do máximo potencial dos colaboradores.

Ele consiste em identificar quais são as competências de cada trabalhador e criar mecanismos de fortalecimento dessas competências, de modo que cada pessoa possa exercer sua atividade com primazia.

Dessa forma, a performance do colaborador reflete diretamente nos resultados da empresa, contribuindo para o seu crescimento e sustentabilidade.

Por que investir na gestão por competências?

A gestão por competências é um modelo que privilegia aquelas pessoas que estão em constante desenvolvimento e aceitam o desafio de aprimorar continuamente seus conhecimentos, habilidades e atitudes.

Nesse sentido, existem benefícios tanto para as pessoas que trabalham na empresa quanto para a própria organização. Confira alguns deles:

Aumento da produtividade

Como você viu anteriormente, a gestão por competências leva em consideração as habilidades, conhecimentos e atitudes de cada pessoa, aproveitando seus pontos fortes para alavancar resultados.

Essa abordagem contribui para o aumento da produtividade da equipe, na medida em que cada pessoa é alocada em uma posição na qual possa dar o seu melhor e se sinta feliz e motivada com isso.

Melhoria do ambiente de trabalho

Com cada pessoa fazendo seu melhor e sendo valorizada por isso, o ambiente de trabalho fica cada vez mais propício à colaboração.

Desse modo, o clima organizacional se torna mais positivo, gerando outros benefícios, como fortalecimento da cultura, maior senso de pertencimento e apoio mútuo entre a equipe.

Redução do turnover

A rotatividade de funcionários é um dos problemas mais graves dentro de uma organização, gerando custos altíssimos de contratação e treinamento.

Mas, quando a empresa investe em gestão por competências, a tendência é que os colaboradores permaneçam por mais tempo, já que se sentem valorizados em seu ambiente de trabalho.

Maximização de resultados

O investimento no desenvolvimento de competências garante uma equipe mais alinhada e produtiva, detentora dos recursos necessários para realizar seu trabalho de maneira autônoma.

Nesse sentido, a empresa experimenta uma maximização de resultados, com profissionais altamente especializados e prontos para vencer os desafios do dia a dia.

Esses são apenas alguns dos benefícios que uma empresa pode perceber ao investir na gestão por competências. Mas o que talvez você esteja querendo saber é como implementar esse modelo na sua organização. Acertamos?

Como implementar a gestão por competências

A gestão por competências é um modelo de gestão que se concentra no desenvolvimento individual e coletivo das pessoas que trabalham na sua empresa. Por isso, o primeiro passo é entender o seu cenário atual.

Diagnóstico

A primeira etapa da implementação de uma gestão por competências é fazer um diagnóstico da sua organização. Isso envolve realizar um levantamento das competências de cada pessoa e também dos cargos e funções que elas ocupam.

Você começa com um mapeamento de cargos, buscando compreender quais são as competências necessárias que a pessoa que os ocupará deve ter.

Tome cuidado para não associar este mapeamento à estrutura atual da sua empresa ou ao perfil da pessoa que ocupa atualmente a função. A ideia aqui é pensar em um cenário ideal.

Avaliação de competências

Num segundo momento, você faz o mapeamento das competências dos profissionais que atuam na sua empresa. O objetivo é compreender quais competências eles já possuem e quais precisam desenvolver.

Este é um trabalho minucioso, que deve levar em consideração competências técnicas, emocionais, comportamentais, sociais… Quando mais a empresa conhecer as pessoas que com ela trabalham, melhor será o aproveitamento dos talentos dessas pessoas.

Planejamento

Depois da fase de mapeamento e levantamento de competências, você cria um programa de treinamento e desenvolvimento para que as pessoas possam adquirir as competências que lhes faltam ou fortalecer aquelas que são mais estratégicas para a empresa.

Esse plano pode ter uma divisão de responsabilidades, com a empresa assumindo o investimento em determinados treinamentos e cada colaborador fazendo o mesmo.

Com esse planejamento, vocês determinam prazos para aquisição de habilidades, indicadores de desempenho a serem monitorados e a forma de acompanhamento da evolução.

Implementação

A próxima fase é a de implementação da gestão por competências. Com base nas etapas anteriores, pode haver necessidade de remanejamento interno de pessoal, por exemplo. Ou então, adequação de funções.

Tudo isso entra como uma fase de adaptação ao novo formato, agora pensado e executado para que a pessoa certa esteja na posição certa dentro da empresa.

Assim, é possível oferecer um nível maior de autonomia para cada colaborador, incentivar seu desenvolvimento individual e coletivo e obter melhores resultados com isso.

Monitoramento

Por fim, temos a fase de monitoramento dos KPIs ou indicadores-chave de performance. Também vem a fase de avaliar se o plano de desenvolvimento pessoal (PDP) de cada colaborador está sendo cumprido.

É um momento em que as lideranças chamam os liderados para fazer uma sessão de feedbacks, realizar ajustes no PDP e realinhar os objetivos do seu desenvolvimento de acordo com suas funções e responsabilidades.

Agora que você já conheceu um pouco melhor a gestão por competências, acredita que este é um modelo que pode beneficiar a sua empresa? Se a sua resposta for sim, não deixe de conhecer o MBA em Gestão de Recursos Humanos da Multivix!

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