Serviços

Colação de Grau

A conclusão de um curso superior certamente é a celebração de uma grande conquista para o formando. A cerimônia de colação de grau é um dos mais belos momentos desse evento. A solenidade de colação de grau é o momento de muito orgulho para a Instituição, pois é através dela que a Instituição poderá provar que a missão de ensinar foi cumprida. É um ato obrigatório e faz parte da conclusão de curso.

Colação de Grau

Para que esse evento transcorra de forma como foi idealizado, é de grande importância que haja um planejamento e que sejam observadas as normas do protocolo para as solenidades de colação de grau dessa Instituição.

A Faculdade Multivix realiza reuniões com todas as comissões de formatura com 6 (seis) meses de antecedência ao evento ou conforme a comissão precisar, previamente agendado com o setor responsável.

  • 1Identificação da Turma Formanda
    2Identificação da Comissão
    • Turno
    • Curso

Perguntas Frequentes

Quais são os requisitos para participar da solenidade de Colação de Grau?

  • Estar em dia com as obrigações acadêmicas. Não é admitida em hipótese alguma, a participação de alunos com pendências acadêmicas na cerimônia oficial de colação de grau;
  • Ter participado do ENADE (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes) se estiver sido selecionado pelo INEP. O ENADE é componente curricular obrigatório a todos os cursos de graduação e a participação dos estudantes é condição prévia ao registro no histórico escolar da situação regular junto ao ENADE;
  • Ter solicitado através do Portal Acadêmico de acordo com o prazo estabelecido no Calendário Acadêmico, a solicitação de grau para a Instituição;
  • Não possuir nenhuma pendência com a Biblioteca (multa, livros);
  • Ter seu nome incluído na relação dos alunos aptos para a colação de grau, divulgada pela Secretaria Acadêmica até um dia antes da data prevista para a cerimônia de colação de grau;
  • Realizar a entrega de uma via autenticada dos documentos listados abaixo, 30 dias antes da Cerimônia de Formatura (aos acadêmicos que não fizeram dentro do prazo estabelecido pela secretaria), sendo uma via de cada:
    • Certidão de Nascimento ou Casamento;
    • RG;
    • CPF;
    • Título Eleitoral;
    • Comprovante da última eleição;
    • Certificado de Reservista (para homens);
    • Histórico Escolar do Ensino Médio;
    • Diploma ou Certificado de Conclusão do Ensino Médio;
    • Para acadêmicos vindos de transferência: além de todos os documentos listados acima, deverá também entregar o Histórico da Graduação e Guia de Transferência.

Quais são os tipos de Colação de Grau?

Existem dois tipos de colação de grau: Colação de Grau Pública e Colação de Grau em Gabinete.

A Colação de grau pública é o conjunto de atos oficiais em que se concede o grau ao acadêmico que tiver cumprido todas as exigências constantes no regimento da Instituição. Este evento acontece em local definido pela Instituição, sendo que horário e data, também são definidos pela Faculdade.

A colação de grau em gabinete ocorre em casos cujos acadêmicos, por qualquer motivo, não puderem colar grau publicamente. O acadêmico poderá solicitar a colação de grau em data especial, através do portal acadêmico do aluno, respeitando o prazo limite de 45 (quarenta e cinco) dias antes do encerramento do semestre letivo do último período do curso. A data é definida pela Instituição, exceto em casos devidamente justificáveis e deferidos. Este tipo de colação é realizado em um espaço dentro da Instituição.

Não haverá dispensa de colação de grau, uma vez que a realização deste é condição imprescindível para a emissão de registro do diploma.

A Faculdade Multivix é responsável somente pela solenidade de Colação de Grau?

Sim, é de responsabilidade da Faculdade Multivix o planejamento, organização e execução da solenidade de Colação de Grau.

Caberá à Comissão de Formatura, no exercício das suas funções, negociar e contratar a empresa que melhor atenda a seus interesses e que se responsabilizará pela realização de eventos como bailes de gala, viagens e outras atividades festivas, com exceção da Sessão Solene de Colação de Grau.

Em hipótese alguma as Comissões de Formatura podem assumir encargos de despesas em nome da Faculdade Multivix.

Qual será o local e data da minha Colação de Grau?

A definição da data e local de realização da Colação de Grau é de responsabilidade da Faculdade devendo ser comunicada aos alunos com no mínimo 06 (seis) meses de antecedência, através de ofício, portal acadêmico e reuniões com a comissão de formatura. Nenhuma colação de grau será agendada antes do dia 30 de junho para os formandos do 1º semestre e antes do 6º dia útil do mês de dezembro para os formandos do 2º semestre. Em nenhuma hipótese haverá colação de grau no mês de janeiro. Não haverá alteração de data, exceto por motivo de força maior após divulgação oficial por parte da Instituição.

Na Colação de Grau quem discursa?

Na solenidade proposta pela faculdade, quem discursa é somente o Presidente da Mesa de Honra, orador do curso e paraninfo do curso. Todos possuem o limite de até 8 (oito) minutos. Não há entregas de placas de homenagens.

Qual é a vestimenta para a solenidade?

Todos os formandos deverão seguir um padrão de vestimenta, utilizada abaixo da beca. Homens e mulheres deverão estar usando sapatos pretos fechados, todos utilizando preferência calca comprida preta. A beca dos formandos fica sob responsabilidade da empresa que detém a exclusividade fotográfica.

Aos professores participantes da mesa de honra, é exigido o uso de beca e faixa na cintura de cor preta (fornecidos pela Instituição).

A contratação de empresas organizadoras de evento é por conta da comissão?

Sim. Qualquer empresa poderá ser contratada para a organização do evento, tais como: culto ecumênico, bailes de gala, viagens, exceto a solenidade de colação de grau, a qual fica na responsabilidade da Instituição definir as empresas (cerimonial, decoração e fotografia) que prestará o serviço. O contrato que porventura for firmado entre Comissões de Formatura e Empresa é de inteira responsabilidade de ambas as partes, porém deverá estar de acordo com o Manual de Colação dos Cursos de Graduação da Instituição.

Todas as empresas relacionadas com a organização da formatura deverão realizar seu cadastro junto a Coordenação de Colação de Grau para obter sua liberação de trabalho dentro da Faculdade, com antecedência de no mínimo 30 (trinta) dias antes da data marcada para a realização da sessão solene de colação de grau. Após o preenchimento do cadastro, as empresas que vierem à Instituição deverão apresentar-se munidas do crachá da empresa e identidade.

Quais são as músicas tocadas na Colação de Grau?

As músicas são de escolha da Instituição e serão tocadas somente na entrada, entrega de canudos e encerramento da sessão

Tenho dúvidas sobre a colação haverá algum ensaio?

Todos os formandos devem participar do ensaio geral em data/horário previamente marcado pela Instituição.

Olá, eu sou a Malu, consultora virtual da Multivix.

Estou aqui para te ajudar!