Visita técnica em obra da Construtora Abaurre

Alunos de Engenharia Civil da Faculdade Multivix campus de Vitória realizam visita técnica em obra da construtora Abaurre.

Alunos das turmas do 6° ao 10° período de Engenharia Civil da Faculdade Multivix campus de Vitória realizaram no dia 8 de outubro visita ao canteiro de obras do edifício comercial da construtora Abaurre no bairro Enseada do Suá. O evento contou com o apoio da ABENC – Associação Brasileira de Engenheiros Civis – com o projeto “Capacitando para o mercado e para o futuro”, que gentilmente cedeu os capacetes para os alunos utilizarem e realizarem o percurso devidamente equipados, dentro dos padrões obrigatórios de segurança estabelecidos.

A visita foi uma ótima oportunidade para os alunos percorrerem a obra e repassarem alguns conceitos teóricos estudados em sala de aula. No local, o engenheiro civil Jaime Oliveira Veiga recepcionou a turma e fez algumas explanações sobre obras e processos construtivos. O engenheiro Marco Brunetti também participou da recepção e fez algumas considerações sobre a profissão de engenheiro civil, destacando a importância da participação dos estudantes de engenharia civil na ABENC – Associação Brasileira de Engenheiros Civis – e no fortalecimento da entidade.

Na apresentação da obra os engenheiros responsáveis detalharam os principais tipos de fundações adotadas no projeto, como fundação em hélice contínua, estaca raiz e estaca de trilho. Além disso, eles também descreveram como se executam as fundações e alguns detalhes construtivos tais como o uso das formas perdidas. Em seguida mostraram alguns blocos de fundação concretados, parte do piso do estacionamento concretado e o processo de arrasamento de estaca em trilho. Após avistarem todo o canteiro, os alunos puderam ver de perto a cravação da estaca em trilho e o processo de solda das peças.

Também foram apresentados pelo engenheiro Jaime os projetos de sondagem, fundações, arquitetônico e fachada do empreendimento. No final os alunos puderam fazer algumas perguntas, o que foi interessante para melhor aprendizagem do conteúdo apresentado na obra, fortalecendo o que estudaram na disciplina de fundações.