Roda de Conversa em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial

Faculdade Multivix campus de Vitória realizou uma Roda de Conversa em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial com o tema “Ouvidores de Vozes: A fala e a escuta na luta antimanicomial”.

Em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial, que no Brasil ocorre em 18 de maio, o curso de Psicologia da Multivix-Vitória realizou na última quinta (24) no auditório, das 09h às 12h, uma Roda de Conversa com o tema “Ouvidores de Vozes: A fala e a escuta na luta antimanicomial” com as convidadas Adriana Lúcia de Souza Zoppi CRP 16/1094, Nathália de Carvalho Figueiredo CRP 16/2507 e Tamiris Guaitolini CRP 16/6053, além da participação de usuários dos serviços em saúde mental, para 180 alunos do curso de Psicologia.

O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS. Naquele ano a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento. Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país. (FONTE: http://www.assdevoltaparacasa.org.br/page9.htm)

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.