• Notícias
  • Roda de Conversa em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial

Roda de Conversa em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial

Roda de Conversa em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial

Faculdade Multivix campus de Vitória realizou uma Roda de Conversa em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial com o tema “Ouvidores de Vozes: A fala e a escuta na luta antimanicomial”.


Em comemoração ao dia da Luta Antimanicomial, que no Brasil ocorre em 18 de maio, o curso de Psicologia da Multivix-Vitória realizou na última quinta (24) no auditório, das 09h às 12h, uma Roda de Conversa com o tema “Ouvidores de Vozes: A fala e a escuta na luta antimanicomial” com as convidadas Adriana Lúcia de Souza Zoppi CRP 16/1094, Nathália de Carvalho Figueiredo CRP 16/2507 e Tamiris Guaitolini CRP 16/6053, além da participação de usuários dos serviços em saúde mental, para 180 alunos do curso de Psicologia.

O Movimento da Luta Antimanicomial teve seu início marcado em 1987, em continuidade a ações de luta política na área da saúde pública no Brasil por parte de profissionais de saúde que contribuíram na própria constituição do SUS. Naquele ano a discussão sobre a possibilidade de uma intervenção social para o problema da saúde mental, especificamente, dos absurdos que aconteciam nos manicômios ganhou relevância, permitindo o surgimento específico deste movimento. Desde então a participação paritária de usuários de serviços e seus familiares se tornou característica deste movimento. Em 1987 estabeleceu-se o lema do movimento: “Por uma sociedade sem manicômios”, e o 18 de maio foi definido como o Dia Nacional da Luta Antimanicomial, data comemorada desde então em todo o país. (FONTE: http://www.assdevoltaparacasa.org.br/page9.htm)

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.