AVISOS

Confira o caderno de prova e gabarito do Processo Seletivo de Medicina 2019. Acesse o link.

Psicologia por Amor: Retrospectiva PSI São Mateus 2017

Foram muitos acontecimentos que marcaram o ano de 2017 no curso de Psicologia da Faculdade Multivix campus de São Mateus: comemoração da Luta Antimanicomial; I Semana de Psicologia da Multivix São Mateus; campanha de conscientização no Setembro Amarelo; inauguração do CinePsi; as atividades dos novos grupos de estudo… Vamos lembrar alguns desses momentos?

No mês de maio, em que se comemora o mês da Luta Antimanicomial, foram realizadas as seguintes ações: palestra da Psicóloga e Mestre em Psicologia Fernanda Pinto de Tassis; exposição “Jogral da Loucura” nos corredores da faculdade, coordenada pela Docente Francielly Jacentink; um dia de “Sala Sensorial” sobre a temática, coordenada pela Docente Ms. Rayanne Suim; apresentação dos Psicoartistas no intervalo das aulas; além da inauguração do CinePsi através de um debate sobre o filme “Um estranho no ninho”, com o Psicólogo Leonardo Pontes.

Já na I Semana de Psicologia da Faculdade Multivix São Mateus, que aconteceu entre os dias 28 e 30 de agosto, contamos com mesas redondas e mini cursos sobre a prática profissional do psicólogo, e em 3 dias de evento, recebemos 8 profissionais de diferentes partes do Espírito Santo e da Bahia: Ms. André Mota do Livramento – IFES de Nova Venécia, Ms. Rovena Esmidre – Unimed Vitória, Ms. Gustavo Tassis – PPGP/UFES, Ms. Janice do Carmo Demuner Magalhães – PPGP/UFES, Ednéia Serrano – PPGPSI/UFES, Iagor Brum Leitão – PPGP/UFES, Mila Spalla – CREAS (BA) e Bruna Gonçalves. Vale lembrar que no mês de agosto também marcamos presença na Feira de Profissões Multivix 2017 com jogos, palestras interativas, e aplicação da lista de interesses profissionais.

No mês de setembro, em que se comemora o Setembro Amarelo, os estudantes do curso de psicologia lideraram as ações de conscientização do curso, realizando intervenção urbana na pracinha da rodoviária e no centro de São Mateus, intervenção estética com balões amarelos e mensagens nos corredores da Multivix São Mateus, além de participar das rodas de conversa no IFES ao lado das Docentes Ms. Maria Bastos Cacciari, Ms. Marcella Bastos Cacciari e Ms. Yara Justino. Novamente, os Psicoartistas se apresentaram, mas dessa vez, para os estudantes do IFES. Em outubro, dentro da programação do Outubro Rosa, tivemos o nosso segundo Cinepsi e debate sobre o filme “Mother!”, com o Psicólogo e Psicanalista Iagor Brum Leitão, que procurou contextualizar o feminino dentro da perspectiva psicanalítica.

E não poderíamos deixar de citar, os novos e potentes grupos de estudo que funcionaram durante todo o ano, com a participação ativa de docentes e alunos: Lapsia (Laboratório de Psicologia Aplicada); Gepie (Grupo de Estudos em Pesquisa-Intervenção e Esquizoanálise); Grupo de Estudos em Psicologia Social e da Saúde; e Grupo de Estudos em Psicologia Positiva. Os grupos estão promovendo ações voltadas para a comunidade local, como intervenções em praças e oficinas em escolas da região.

Essa foi uma retrospectiva bem resumida! Agradecimentos especiais aos estudantes de psicologia e ao colegiado, que junto à coordenação de curso trabalharam para a realização de TODAS as atividades contempladas nessa breve linha do tempo. Mais novidades em 2018!

“O instante é a continuidade do tempo, pois une o tempo passado ao tempo futuro.” Aristóteles