AVISOS

Processo Seletivo Medicina Cachoeiro de Itapemirim - ClassificadosAmpla Concorrência Programa de Acesso ao Ensino Superior Classificação individual

Projeto Disseminado cuidado: Superando violência

Faculdade Multivix campus de Serra realiza projeto de extensão “Disseminado cuidado: Superando violência” com curso de Psicologia.

Em agosto de 2018, teve início na Faculdade Multivix campus da Serra, sob supervisão do professor Getulio Sergio  Souza Pinto, o projeto de extensão do curso de Psicologia “Disseminando Cuidado: Superando Violência”, o qual tem como objetivo principal divulgar informações sobre o cuidado às vítimas de violência sexual, contribuindo para a sensibilização pública sobre esse tema tão relevante para a sociedade e para a Psicologia.

O projeto de extensão “Disseminado cuidado: Superando violência” tem três etapas:

• A formação de um grupo de alunos sobre a temática;
  • Mapeamento da rede e construção da capacitação;
  • Execução das formações para profissionais das políticas públicas de Serra-ES.

De um lado, esse mecanismo oportuniza aos estudantes de Psicologia o contato com uma temática contemporânea seríssima e intimamente ligada com a prática profissional;  de outro dá retorno à sociedade do saber adquirido nas salas de aulas. Para isso os alunos contam com a experiência profissional do professor Getulio que já atua há anos na área.

Sua formação é:

Psicólogo graduado pela Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) e mestre em Psicologia Institucional (PPGPSI-UFES) com experiência nos campos de direitos humanos, saúde mental, dependência química, medidas socioeducativas e políticas públicas. Atuou em órgãos do sistema de garantia de direito, bem como da política de Assistência Social e, atualmente, compõe o quadro de servidores efetivos da Secretaria de Saúde do Estado do Espírito Santo como psicólogo na equipe do PAVIVIS (Programa de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual), projeto situado no HUCAM (Hospital Universitário Cassiano Antônio de Morais) e que integra o Serviço de Atendimento às Vítimas de Violência Sexual do ES. Esse serviço, além de prestar acompanhamento médico, psicológico e social às vítimas, realiza os procedimentos emergenciais (profilaxia de DSTs e contracepção de emergência) e a interrupção legal da gravidez, prevista pelo art. 128 do Código Penal Brasileiro. No campo acadêmico, tem se debruçado sobre a temática das políticas públicas e a questão do uso/abuso de álcool e outras drogas e sobre as questões envolvidas com os impactos da violência na saúde.É Professor no curso de Psicologia na Faculdade Multivix campus de Serra.

Durante 2018, tivemos seis encontros formativos, perfazendo a primeira etapa. O planejamento é que em 2019 comecemos a fazer as visitas técnicas, a fim de mapear minuciosamente a rede de atendimento às vítimas de violência sexual da Grande Vitória. Até o momento os temas abordados nos encontros foram vastos e elucidativos. Além do contato com o campo de estudos da violência, o aprendizado com a própria execução é algo ainda a se destacar, pois reafirma o compromisso da Faculdade Multivix com uma formação integral e socialmente responsável.