Ícone do site Faculdade Multivix

Projeto de Assistência à Saúde do Trabalhador

Alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Multivix unidade de Vitória promovem projeto “Assistência à Saúde do Trabalhador - Estamos ao seu lado”.

Alunos do curso de Fisioterapia da Faculdade Multivix unidade de Vitória promovem projeto “Assistência à Saúde do Trabalhador – Estamos ao seu lado”.

A Faculdade Multivix unidade de Vitória junto aos alunos do curso de Fisioterapia está desenvolvendo o projeto de extensão “Assistência à Saúde do Trabalhador – Estamos ao seu lado”, como objetivo de promover informação à saúde dos trabalhadores, demonstrando habilidades que possam minimizar as chances de desenvolver alguma doença ocupacional relacionada a rotina do ofício e contribuindo para a melhoria das atividades desempenhadas em sua prática profissional.

As atividades deste projeto são do Núcleo de Pesquisa em Fisioterapia – NUPESF e acontecem todas as segundas e sextas-feiras, entre o horário de 16h às 17h, utilizando como campo os funcionários dos diversos setores da própria faculdade. Participam destas atividades os alunos do terceiro período do curso de fisioterapia matutino e noturno com a supervisão do professor e coordenador do curso, Darlon de Oliveira Souza.  Entre as atividades realizadas no  projeto, podem ser destacadas, orientações à saúde e postura dos trabalhadores e atividade laboral.

Semanalmente os alunos do projeto, percorrem setores como o de Recursos Humanos, Contabilidade, Marketing, Relacionamento, realizando diferentes atividades de alongamento, relaxamento e exercícios funcionais de acordo com cada especificidade do setor.

A importância de projetos como este do NUPESF é de transformar a rotina de trabalho dos colaboradores da faculdade dando foco à saúde e prevenção de doenças ocupacionais, tendo em vista que a cada ano os casos aumentam. Mesmo em rotinas de trabalho mais simples, dependendo de um conjunto de fatores, como esforço repetitivo, por exemplo, alguns trabalhadores podem manifestarem relatos de dor ou lesões, o que pode ocasionar a diminuição de suas capacidades profissionais ou em, algumas vezes, até o afastamento de seus postos de trabalho.

Segundo o professor Darlon, orientador do projeto, com a atuação na assistência laboral dos trabalhadores, pôde ser observado  uma melhora considerável no comportamento  e qualidade funcional, bem como a promoção de hábitos saudáveis entre os funcionários da faculdade, despertando uma postura positiva, minimizando grande parte das doenças ocupacionais que arriscam o desenvolvimento pessoal e profissional deles.