Professor tem artigo publicado na Coffee Science

O Professor doutor da Faculdade Multivix campus de Cariacica, Frederico Eutropio teve seu artigo na publicação trimestral Coffee Science.

A publicação do artigo do professor Dr. Frederico Eutropio da Faculdade Multivix campus de Cariacica na Coffee Science que é uma publicação trimestral, vinculada à Universidade Federal de Lavras no estado de Minas Gerais e ao Consórcio Pesquisa Café, que tem por objetivo publicar artigos originais completos que contribuam para o desenvolvimento da cafeicultura nas diferentes áreas. É indexada na AGROBASE/BINAGRI, AGRIS/CARIS, BIBLIOTECA NACIONAL, IBICT/SEER, CAB ABSTRACTS (CABI – Commonwealth Agricultural Bureaux International), LATINDEX (Regional System of on-line Information for Scientific Publication of Latin America, Caribean, Spain and Portugal), PERIÓDICA (Indice de Revistas Latino Americanas em Ciências) e SCOPUS-Elsevier and DOAJ (Directory of Open Access Journals).

“É gratificante poder participar de uma pesquisa tão importante para a cafeicultura do Espírito Santo. Vivemos em um estado onde a agricultura familiar predomina e a falta de informação e principalmente de tecnologia interfere diretamente na renda familiar do produtor.”

Esse artigo é o resultado de 10 anos de pesquisa. Ao longo desses 10 anos foi realizado um exaustivo trabalho de campo para adquirir informações sobre 30 variedades de café arábica tentando selecionar qual a melhor variedade para a cafeicultura de montanha do estado do Espírito Santo. Relacionamos as condições ambientais como temperatura, umidade relativa do ar e precipitação com características agronômicas das variedades/genótipos para selecionar uma boa cultivar de café (produtividade, período de produção, tolerância a ferrugem, rendimento de peneira e vigor da planta).

Como resultado, conseguimos traçar quais os melhores genótipos de café arábica para os produtores da região serrana do nosso estado. Assim os produtores de café têm à disposição uma diversidade de cultivares podendo aumentar o período de produção, a produtividade e a qualidade do café arábica gerando mais renda para o produtor.

Parabéns professor Dr. Frederico Eutropio e os alunos envolvidos!

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.