• Fisioterapia

Assistência à Saúde e Prevenção das Paneleiras de Goiabeiras

A Faculdade Multivix unidade de Vitória promove o projeto de assistência fisioterapêutica com nome Assistência à Saúde e Prevenção das Paneleiras de Goiabeiras.

Faculdade promove projeto de extensão junto ao curso de Fisioterapia da unidade de Vitória para assistência fisioterapêutica e prevenção à saúde das paneleiras de Goiabeiras realizando atividades com as mulheres que atuam na produção de panelas de barro do município de Vitória no bairro Goiabeiras com o objetivo de levar o conhecimento dos alunos em prol da promoção da saúde das artesãs. Estão envolvidos no projeto acadêmico os primeiros e terceiros períodos do curso de fisioterapia matutino e noturno, supervisionado pelo professor e coordenador do curso de Fisioterapia Darlon de Oliveira Souza.

O projeto, que tem o nome de Assistência à Saúde e Prevenção das Paneleiras de Goiabeiras, acontece semanalmente as segundas e sextas-feiras de 16h às 17h, onde as artesãs, recebem orientações importantes quanto a saúde, bem como os cuidados que devem ser tomados com a postura diante da atividade de trabalho delas, que inclui movimentos repetitivos, e levantamento de materiais pesados. A programação do projeto acontecerá ao longo dos semestres 2019/1 e 2019/2.

Além das atividades informativas, as paneleiras recebem assistência fisioterapêutica direcionada ao alongamento, fortalecimento e melhora funcional, que contribuem de forma preventiva e assistencial às atividades diárias do ofício de produção delas.

Para o coordenador e professor do curso de fisioterapia Darlon de Oliveira Souza, o projeto de extensão desenvolvido na faculdade Multivix Vitória, aproxima o futuro fisioterapeuta a sua futura prática profissional. Isso porque o aluno desde os períodos iniciais, através da prática supervisionada, experimenta um pouco das habilidades profissionais da fisioterapia, desenvolvendo mais confiança, segurança e experimentando na prática muitos dos conteúdos ministrados em sala de aula.

É importante destacar ainda que as atividades realizadas pelo curso de Fisioterapia da Faculdade Multivix unidade de Vitória, através deste projeto, assistem a aproximadamente 20 paneleiras com inúmeras queixas, entre elas: dor, cansaço, diminuição de força muscular, além de limitações funcionais realizadas pela rotina diária da prática de produção.
Em depoimento sobre o projeto, o professor Darlon conclui:

“Para a faculdade é um prazer poder levar promoção e prevenção à saúde a estas profissionais, pois contribuímos de forma positiva no contexto socio-cultural da comunidade capixaba, considerando a importância das paneleiras na história de nosso estado”.