• Institucional

Pesquisa Científica em destaque na Multivix Cachoeiro de Itapemirim

Pesquisa Científica em destaque na Faculdade Multivix

Entrevista com o acadêmico de direito Roberto Coutinho Barros.

1. O que me levou a escrever o artigo – conteúdo, onde pode chegar, o que vem esclarecer:

Decidi escrever o artigo “O desafio contemporâneo da responsabilidade civil digital frente ao uso indevido da imagem: aspectos relevantes” porque há muito tem me incomodado a desconfiguração da privacidade de algumas áreas do cotidiano social, por meio da super-exposição nos meios digitais. A rede mundial de computadores é benéfica, e o compartilhamento de atos e fatos da vida, escolha de cada um. Contudo, quando nos deparamos com o registro fotográfico ou em vídeo de cadáveres vítimas de acidentes ou crimes cometidos no mundo, veiculação de cenas da intimidade sexual ou nudismo por vingança e similares, precisamos compreender que, além das deduções criminais cabíveis, há também uma responsabilidade civil atribuída com função dúplice de coibir aquele tipo de conduta e gerar algum ressarcimento que, destaque-se, jamais compensa o dano sofrido na íntegra, mas objetiva manifestar o reconhecimento do Estado da violação de um direito constitucional que foi violado e deve, portanto, ser punido nos rigores da lei. A ideia é que o acadêmico de direito tão vinculado ao mundo virtual, como qualquer outro seguimento hoje, mantenha sempre uma análise técnica e se porte como uma referência se opondo a tais práticas, além de questionar os paradigmas atuais para transformá-los positivamente em prol da sociedade.

2. Como conheço a pesquisa na Multivix? Até que ponto vai meu conhecimento sobre as ações de pesquisa?

Desde o primeiro período do curso eu e alguns outros colegas, temos o interesse na pesquisa e produção de artigos. Foi muito difícil começar. Nos primeiros anos, ainda estamos vivenciando um contato inicial com as disciplinas e muitos assuntos parecem interessantes mas ainda não temos a profundidade necessária. Em meu caso, preciso ler muito antes de escrever, então não produzo em grande escala, mas prezo pelo conteúdo de cada artigo em que trabalho. Soube que o professor Tauã Lima Verdan mantinha alguns grupos de pesquisa na instituição, e o procurei para me orientar na confecção dos primeiros artigos. Após a revisão bibliográfica conexa ao meu trabalho, produzimos dois artigos publicados na revista digital Âmbito Jurídico (ISSN: 1518.036), com os títulos:

O Ministério Público como curador dos direitos difusos: uma análise à luz do texto constitucional.

O Ministério Público em análise: uma reflexão histórica à luz das constituições brasileiras.

3. Já teve alguma experiência de pesquisa científica?

É algo novo para mim. Ainda que tenha outras graduações, meu foco sempre foi o concurso público, e apenas depois de ter conseguindo ingressar no serviço público me lancei a pesquisa e produção de artigos científicos. Quando cursei Letras, desenvolvi outros projetos como escrever e dirigir peças teatrais, utilizando a linguagem teatral como meio pedagógico de implementação da comunicação do aluno. Porém, a produção de artigos é um novo mundo que tenho me proposto descobrir pela importância, tanto para meio acadêmico quanto para a evolução do estudante.

4. A importância da pesquisa científica para o acadêmico de Direito:

O estudante de Direito tem como instrumento principal de atuação a linguagem, seja ela escrita ou oral. Pessoalmente entendo a possibilidade de cursar uma faculdade como um privilégio inenarrável e até mesmo incomensurável. Vivemos uma realidade de aprisionamento de sonhos, aprisionamento econômico, limitações sociais agressivas e a educação é a chave do cadeado. Por isso, procuro extrair o máximo de conhecimento que a Faculdade pode fornecer, e vejo na Multivix a tentativa positiva e bem sucedida de formar mais que profissionais, cidadãos conscientes de seu papel. A pesquisa científica nos transporta para além do já pensado, para fora das paredes do previsível e nos dá a possibilidade de, ao invés de sermos apenas leitores e ouvintes, sermos também aqueles que pontuam ideias e propõem caminhos nesta ciência social fascinante e riquíssima que é o Direito.

Licenciatura Plena em Letras – Português/Inglês pela FAFIA (Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Alegre – ES), Bacharel em Teologia Reformada pelo STPRDNE de Belo Horizonte – MG, Pós-graduando em Direito Constitucional e Administrativo da Multivix Cachoeiro, graduando do sexto período de Direito da Multivix Cachoeiro.

Profissão: Servidor Público no Ministério Público do Estado do Espírito Santo.

Tags:, ,

Bolsa de Estudo, Crédito Universitário e Desconto

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.