AVISOS

Confira o caderno de prova e gabarito do Processo Seletivo de Medicina 2019. Acesse o link.

Palestra Síndrome de Down: Conhecer, planejar e incluir

Aconteceu na Faculdade Multivix campus de Cariacica uma palestra sobre “Síndrome de Down: Conhecer, planejar e incluir” para alunos do curso de Pedagogia.

Aos dias 16 de outubro de 2018 o pesquisador do grupo de estudos e pesquisa em educação e inclusão, GEPEI, da Universidade Federal do Espírito Santo, Israel Rocha Dias ministrou uma palestra intitulada “Síndrome de Down: Conhecer planejar e incluir”, a convite do professor Michell Pedruzzi, para as alunas do 5º e 6º períodos do curso de Pedagogia. O doutorando e mestre Israel, que é ex-aluno da Faculdade São Geraldo, conversou com as alunas, no início da palestra, sobre as possibilidades dos alunos da faculdade ingressarem em cursos de mestrado e doutorado em universidades e/ou institutos federais de educação.

O pesquisador apresentou para as alunas os resultados de sua pesquisa de mestrado, desenvolvida com uma criança que possui a síndrome de Down, e a sua pesquisa de doutorado, que ainda está em andamento, que aborda a transição da criança com síndrome de Down da educação infantil para os anos iniciais do ensino fundamental.

Israel trouxe em sua palestra propostas de práticas pedagógicas para as crianças com síndrome e Down matriculadas na educação infantil e destacou que um professor que recebe alunos com síndromes em sua sala regular deve, primariamente, conhecer a síndrome e a subjetividade do seu aluno. Após esse momento inicial de avaliação diagnóstica, deve planejar ações para promover a inclusão e não apenas a integração desse sujeito nas suas aulas.

A palestra do pesquisador Israel Rocha Dias trouxe possibilidades de práticas pedagógicas para as licenciandas em pedagogia da Multivix, que certamente terão, em algum momento da sua vivência profissional, um aluno que possui síndromes, transtornos globais do desenvolvimento e/ou altas habilidades/superdotação.

Nas falas da aluna Dharielly Santana Velozo (5º e 6º período) pode-se observar a importância desse evento realizado: “A palestra com o doutorando e pesquisador Israel foi uma experiência muito válida e significativa para minha vida acadêmica. É de suma importância o contato com profissionais bem qualificados e que agregam conhecimento, principalmente quando se trata de uma proposta educacional inclusiva. Como futura pedagoga, a palestra pôde me informar e esclarecer mais sobre a temática, preparando-me melhor para o meu ingresso no mercado de trabalho. Por outro lado, como pessoa comum, a oportunidade de obter informação torna-se válida à medida que, para além de me conscientizar, me sensibiliza a compreender que a inclusão é de suma importância para a formação de uma sociedade mais harmônica, tolerante e justa”.