Aviso

AVISO - Confira o caderno de prova e gabarito provisório do Processo Seletivo 2020/1 de Medicina da unidade Viória. Confira
Confira os locais com transporte gratuito para o Processo Seletivo 2020/1 de demais cursos. Confira
  • Biomedicina

Monitoria: Prática imprescindível para o aprendizado

A prática da monitoria é comum nas minhas unidades. Ela consiste no auxílio dos alunos mais experientes aos alunos mais novos no processo de aprendizagem. Eu tive a oportunidade de bater um papo com um monitor incrível, o Diego Pacheco Ipólito, do campus de Cachoeiro de Itapemirim.

Ele, que está no 8º período de Biomedicina, foi super simpático (como sempre) e aceitou trocar uma ideia sobre essa prática tão importante.

E aí Diego, tudo tranquilo? Gostaria de saber um pouco mais sobre a prática de monitoria.  Você pode me ajudar?

Opa, é claro que sim.  Vamos lá.

Quanto tempo você atua como monitor?

Desde 2016, onde estava apenas no terceiro período do curso. Então sou monitor há mais ou menos 3 anos.

Como começou a atuar como monitor?

Ainda no primeiro período, iniciei ajudando informalmente os amigos de classe, dando apoio e esclarecendo algumas dúvidas sobre as disciplinas. Em seguida fui orientado a prestar monitoria e acabei gostando. Tive como inspirações alguns professores que ensinavam com entusiasmo e interesse total, que se desdobravam para poder procurar uma única palavra para expressar acessivelmente um termo complexo e isso me encantava! Além da incrível dedicação para ensinar e procurar a melhor maneira para ajudar os alunos. Uns desses professores eram Victor Tunholi, Janice Dias, Marianna Lemos, Diogo Nicoli, entre outros, além de uma tia muito especial que leciona Língua Portuguesa (Sandra Pacheco), um exemplo de dedicação!

Como é o dia-a-dia?  É tranquilo?

A rotina é bem interessante: preparação de aulas, atividades, correções das mesmas, aprendizado, e, é claro, um comprometimento em auxiliar os demais e consequentemente também ser ajudado.

Quais os benefícios em ser um monitor?

As monitorias possuem benefícios que vão além do que se enxerga fisicamente. Ela te garante, além de horas complementares, experiências em docência, compreensão das dificuldades alheias, entendimento do funcionamento de um corpo docente, profissionalismo e te permite correlacionar o dialeto acessível que, com o passar do tempo, evidencia-se ser uma das principais características do ensino/contato professor-aluno. Ademais, propicia ao aprofundamento nas disciplinas que são ministradas na grade curricular.

Nessa caminhada, algum lembrança em especial te marcou?

No início, haviam dias de monitorias que enfrentava chuva, frio, ônibus lotado e cansaço para dar monitoria para apenas um aluno. Alguns diziam ser loucura se sacrificar para fazer uma coisa dessas, mas eu sabia que havia uma pessoa (mesmo que somente uma) me esperando cheia de dúvidas e dificuldades a serem elucidadas.

Quando necessário, prestava assistência mesmo à distância através de redes sociais a qualquer hora do dia!

Outro momento sensacional é o aluno te procurar depois de uma prova pra te agradecer pelos esclarecimentos e dizer que você o ajudou muito.

Dê uma dica para seus amigos que querem seguir o mesmo caminho.

Uma dica importante é compreender que jamais se conquista algo sozinho. Toda vez que eu falo na primeira pessoa nessa matéria, tenham em mente que estou englobando todas as inspirações supracitadas, todos os amigos, todos os familiares e demais pessoas que me apoiaram direta ou indiretamente. A gratidão é sempre um combustível!

Para os alunos que se interessam nesse caminho é primeiramente ter o desejo de poder ajudar o próximo. Compreender suas dificuldades e se dedicar bastante!

Quer aproveitar para deixar algum recado?

Um agradecimento especial vai para a Alcione representando a Faculdade Multivix, que confiou em mim e deu essa oportunidade de mostrar um pouco da rotina de um monitor.

Outro agradecimento vai para a turma de Biomedicina de 2015, foram pessoas incríveis que marcaram minha vida!