Materiais didáticos para o ensino de geografia

Alunos de Pedagogia da Faculdade Multivix da unidade Cariacica constroem materiais didáticos para potencializar o ensino de geografia na educação básica.

Na disciplina “Fundamentos Teóricos e Metodológicos do Ensino de Geografia”, o professor Michell Pedruzzi, do curso de Pedagogia, propôs a confecção de materiais didáticos lúdicos para potencializar o ensino de Geografia na Educação Infantil e nos Anos Iniciais do Ensino Fundamental. O resultado foi maravilhoso! Não poderia ser diferente, com alunos tão engajados como os dos 4º e 5º períodos.

Em nossas aulas teóricas, trabalhamos que o docente da disciplina Geografia precisa trabalhar com elementos da didática moderna e trabalhar com jogos, brincadeiras, materiais concretos e muita ludicidade. Neste ínterim, entendemos que na faculdade não poderia ser diferente: Fomos colocar a mão na massa. Os alunos foram organizados em grupos e confeccionaram materiais didáticos para facilitar os processos de aprendizagem e desenvolvimento dos alunos nas aulas de Geografia. Eles arrasaram!

Nesse caminho, os alunos desenvolveram trabalhos sobre vulcões, sistema solar, ciclo da água, tipos de moradia, educação ambiental, erosão, permeabilidade dos solos, tipos de solo, regiões do Brasil, dentre outros. Tudo isso planejado de forma lúdica e planejada, como deve ser na educação básica.

Um dos alunos, inspirado pela aula teórico-prática de geografia advogou:

“O momento lúdico para a disciplina de geografia, possibilita “fugir” do método tradicional de ensino em sala de aula, mas tem a intenção de além de descontrair aos alunos, chamar atenção e atrair para um ensino alternativo do que é proposto pelas normas. Outro ponto importante do ensino de forma lúdica é a interação dos alunos entre si e com os demais educandos de séries diferentes. Uma boa opção para que o ensino de forma lúdica ocorra é a presença de salas ambientes que irão permitir um potencial maior para realizações de atividades que poderão ser expostas por um período maior e uma exploração mais afundo do conteúdo e por consequência um aprendizado. Neste sentido, cabe a todos envolvidos no corpo escolar trazer ferramentas que contribuam para o ensino da geografia com conteúdos contextualizados e que possam, de forma efetiva, agregar valores para a formação de cidadãos críticos e reflexivos” (Thiago dos Santos Pereira, aluno do 5º período do curso de pedagogia).

Outra aluna asseverou:

“A utilização do lúdico nas aulas de geografia tem se mostrado de grande valia, principalmente pelo fato de não ser aquele estudo/ensino maçante, próprio da didática tradicional. Estudar a geografia de maneira menos expositiva e mais interativa é, expressivamente, mais prazeroso, pois a interação entre aluno e conteúdo se torna mais eficaz do ponto de vista didático. Enquanto acadêmica de pedagogia, penso que a utilização do conteúdo mais lúdico favorece a minha carreira, pois quando imagino de que forma posso contribuir para o melhor ensino/aprendizagem de meus futuros alunos, logo visualizo aulas práticas, interativas e lúdicas, nas quais poderei trabalhar mais do que somente a teoria, mas principalmente a inserção do educando como agente modificador do meio ambiente e de seus recursos. Nesse contexto, os materiais concretos que construímos na disciplina Fundamentos Teóricos e Metodológicos da Geografia são fundamentais para aperfeiçoar a nossa práxis pedagógica” (Dayane do Rosário Matias- aluna do curso de Pedagogia do 5º período).

Assim é o curso de Pedagogia da Faculdade Multivix unidade de Cariacica: busca-se constantemente tratar a teoria e a prática como indissociáveis!

Materiais didáticos 1

Materiais didáticos 2