Menu

Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Notícias
  • I Encontro de Cirurgia Bariátrica e Assistência Multiprofissional

I Encontro de Cirurgia Bariátrica e Assistência Multiprofissional

I Encontro de Cirurgia Bariátrica e Assistência Multiprofissional

A Faculdade Multivix unidade de Vitória realizou em maio o I Encontro de Cirurgia Bariátrica e Assistência Multiprofissional.

No dia 20 de Maio, A Faculdade Multivix unidade de Vitória, realizou o  I Encontro de Cirurgia Bariátrica e Assistência Multiprofissional. Participaram deste evento acadêmicos de diferentes cursos de saúde: fisioterapia, nutrição, medicina, enfermagem e farmácia. O evento foi organizado pela coordenação do curso de fisioterapia da unidade de vitória e contou com a participação da equipe do renomado cirurgião do aparelho digestivo Dr. Tarcísio Zovico, Dra. Sandra Landim Fisioterapeuta e Dra. Barbara Ahnert, nutricionista.

O objetivo deste encontro foi informar as novas tecnologias utilizadas hoje na cirurgia bariátrica, além de destacar e enfatizar á importância da equipe multiprofissional dentro das diferentes assistências dos pacientes   indicados ao procedimento de cirurgia bariátrica tanto no pré-operatório quanto no pós-operatório desta cirurgia.

Neste encontro foi enfatizado a necessidade do profissional fisioterapeuta dentro da atenção a estes pacientes, visto que grande parte deles antes, durante e após o procedimento cirúrgico pode apresentar inúmeras desordens funcionais que podem ser evitadas e minimizadas pelo fisioterapeuta especialista neste tipo de abordagem clínica.

A Dra. Sandra Landim, fisioterapeuta destacou ainda que o papel da fisioterapia nos pacientes que irão se submeter ao procedimento de cirurgia bariátrica apresenta um papel importante tanto no preparo deste paciente para a cirurgia quanto no pós cirúrgico. Entre as abordagens da fisioterapia realizadas pela fisioterapia nestes pacientes destacam-se:  a melhora da atividade cardio-respiratória, melhora na qualidade de vida, fortalecimento muscular, diminuição de complicações respiratórias pós cirurgia e controle e organização postural. Assistência  multiprofissional nestes pacientes, é de fundamental importância  uma vez que estes pacientes não só realizam a cirurgia, mais altera todo o seu comportamento funcional. E com isso uma equipe multiprofissional composta por médicos, fisioterapeutas, nutricionistas e psicólogos é de grande importância em uma no atendimento à saúde destes pacientes.

“A equipe multiprofissional é uma necessidade hoje dentro das diferentes assistências de saúde. Vale destacar que este tipo de paciente ao longo do desenvolvimento desta doença conhecida como obesidade, pode apresentar diferentes desordens: motoras, cardíacas, respiratórias, emocionais o que pode impactar negativamente na qualidade de vida destes pacientes.  E a fisioterapia dentro das diferentes abordagens clínicas é capaz junto da equipe multiprofissional contribuir positivamente na prevenção e redução complicações clínicas de destes pacientes, descreve o professor e coordenador do curso de fisioterapia Darlon de Oliveira Souza”.

I Encontro de Cirurgia Bariátrica e Assistência Multiprofissional - Participantes