Ícone do site Faculdade Multivix

Grupo de estudos: Transtorno do Espectro Autista

Grupo de estudos sobre o TEA - Transtorno do Espectro Autista.

Alunos do curso de Psicologia participam do Grupo de estudos sobre o TEA – Transtorno do Espectro Autista.

Os alunos de Psicologia da Faculdade Multivix Campus Cariacica têm a oportunidade de participarem do Grupo de Estudos sobre o TEA com a professora Kamila Vilela.

O principal objetivo do grupo é reunir psicólogos e futuros psicólogos para discussões teóricas e práticas acerca desse tema.

O autismo foi descrito pela primeira vez em 1943 pelo Dr. Leo Kanner em seu histórico artigo: Distúrbios Autísticos do Contato Afetivo e em 1944, Hans Asperger, escreve outro artigo com o título Psicopatologia Autística da Infância, descrevendo crianças bastante semelhantes às descritas por Kanner.

O Transtorno do Espectro Autista (TEA) é um termo que engloba um grupo de afecções do neurodesenvolvimento, cujas características envolvem alterações qualitativas e quantitativas da comunicação, seja linguagem verbal e/ou não verbal, da interação social e do comportamento caracteristicamente estereotipados, repetitivos e com gama restrita de interesses. No espectro, o grau de gravidade varia de pessoa para pessoa, sendo que algumas apresentam um quadro leve, e com total independência e discretas dificuldades de adaptação, até aquelas pessoas que serão dependentes para as atividades de vida diárias (AVDs), ao longo de toda a vida.

O autismo pode ocorrer em todos os grupos socioeconômicos, étnicos ou raciais e possui uma distribuição global muito semelhante, afetando nações ricas e desenvolvidas, assim como em países pobres e subdesenvolvidos. Sabe-se hoje que a etiologia dos TEA é multifatorial (componente genético + componente ambiental).

Esses e outros temas são discutidos no grupo como: história do TEA, critérios diagnósticos, principais instrumentos de avaliação, a família e o processo de luto, autismo em adultos, principais abordagens na atuação clínica e ainda as principais ferramentas na atuação do psicólogo como, por exemplo, os recursos visuais que auxiliam na compreensão e assimilação dos comandos e aprendizados. A troca de experiências é rica!

Se interessou? Os encontros ocorrem às quartas-feiras no horário de 17:30 no Auditório I. Vem participar com a gente!