Ícone do site Faculdade Multivix

Bate papo sobre Gestão Democrática

Alunos de Pedagogia da Faculdade Multivix campus de Cariacica realizam bate papo sobre a gestão democrática na educação em todos os níveis de ensino.

No dia 19 de novembro, a Prof.ª Denise Pinheiro Quadros refletiu sobre a gestão democrática educacional em todos os níveis de ensino com a Turma do 3º e 4º do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix campus de Cariacica.

A convidada da noite foi a professora Denise Pinheiro Quadros, que já atuou como diretora em escolas do estado e da rede municipal de Vitória, assim como no Conselho Municipal de Educação da capital.

Os alunos puderam refletir sobre o papel do gestor escolar, as possibilidades de realizar uma gestão democrática, os obstáculos e os fatores que beneficiam uma prática democrática dentro da escola.

A gestão democrática tem se tornando um dos motivos mais frequentes, na área educacional de reflexões e iniciativas públicas a fim de dar sequência a um princípio constitucionalmente na lei de diretrizes e bases da educação nacional.

O princípio está inscrito na Constituição Federal e na LDB, sendo assim, ele deve ser desenvolvido em todos os sistemas de ensino e escolas públicas do país. Ocorre, contudo, que como não houve a normatização necessária dessa forma de gestão nos sistemas de ensino, ela vem sendo desenvolvida de diversas formas e a partir de diferentes denominações: gestão participativa, gestão compartilhada, cogestão, etc. E é certo que sob cada uma dessas denominações, comportamentos, atitudes e concepções diversas são colocados em prática.

A Gestão Democrática está baseada na coordenação de atitudes e ações que propõem a participação social, ou seja, a comunidade escolar (professores, alunos, pais, direção, equipe pedagógica e demais funcionários) é considerada sujeito ativo em todo o processo da gestão, participando de todas as decisões da escola. Assim, é imprescindível que cada um destes sujeitos tenha clareza e conhecimento de seu papel quanto participante da comunidade escolar.