Ícone do site Faculdade Multivix

Artigos aprovados na Revista INTELLETTO

Revista INTELLETTO

Alunas comemoram aprovação em artigos provenientes do Trabalho de Conclusão de Curso apresentado à Faculdade no semestre 2018/1 na Revista INTELLETTO.

As alunas Ana Lúcia Rodrigues Mendes, Anna Paula Becigo, Débora Gabriela de Lima e Rafaela dos Santos Mendes, finalistas do curso de pedagogia da Faculdade Multivix campus de Cariacica, e Michell Pedruzzi, professor do curso de Pedagogia, comemoraram a aprovação de dois artigos provenientes do trabalho de conclusão de Curso apresentado à Faculdade no semestre 2018/1 na Revista INTELLETTO.

Os artigos intitulam-se “REVITALIZAÇÃO DO ESPAÇO ESCOLAR POR MEIO DA MEDIAÇÃO PEDAGÓGICA E DA SENSIBILIZAÇÃO AMBIENTAL” e “ALFABETIZAÇÃO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: O QUE APONTAM AS PRÁTICAS?

O primeiro artigo expõe a vivência das alunas Ana Lúcia e Anna Paula durante a execução de um projeto de sensibilização ambiental intitulado “Revitalizando e Aprendendo”, realizado em uma escola estadual do município de Cariacica-ES. O projeto promoveu a implantação de paisagismo no espaço em desuso da escola, propiciando o bem-estar social e ambiental de toda a comunidade escolar. Após a realização do projeto na escola, os autores destacam que a educação ambiental na escola é hoje um instrumento muito eficaz para a criação e aplicação de formas sustentáveis de interação sociedade-natureza, nesse ínterim, torna-se necessário que o tema seja abordado de forma transversal nas instituições escolares, buscando a sensibilização das crianças e/ou adolescentes, que serão multiplicadores dos conhecimentos adquiridos em sua família e na sociedade como um todo.

Já no artigo sobre a alfabetização “precoce”, que ocorre em algumas escolas na educação infantil, os autores buscaram apresentar as diferentes visões sobre a alfabetização, não apenas teoricamente, mas objetivaram compreender como se dá esse processo nas escolas de educação infantil, como os pais se colocam a respeito do assunto e como os professores se veem nesse contexto. Como resultados desse estudo, os autores salientam que tanto os responsáveis legais pelos alunos quanto as professoras entrevistadas, foram unânimes em dizer que a alfabetização ocorre antes do ensino fundamental em diversos espaços e que os atos de ler e escrever devem ser instigados aos alunos da educação infantil, porém ressaltam sempre que a prática não deve se dar de forma obrigatória às crianças e sim de maneira prazerosa e lúdica.

A aprovação ocorreu na qualificada Revista Multidisciplinar INTELLETTO. O site da revista é Revista Científica Volume 3 Número 1 de 2018 – Faculdade FAVENI.

A Faculdade Multivix campus de Cariacica parabeniza às alunas formadas do Curso de Pedagogia pela iniciativa, bela atitude e sucesso em seus artigos publicados. Estaremos sempre na torcida pela vitória e conquistas de vocês!