Ícone do site Faculdade Multivix

Alunas egressas publicam artigo na “DNA Educação”

DNA Educação

Alunas egressas do curso de Pedagogia da Faculdade Multivix campus de Cariacica publicam artigo do TCC na “DNA Educação”.

As alunas Jussimara Coelho de Souza, Zelita Caetano Nascimento Silva, egressas do curso de Pedagogia, e o professor Michell Pedruzzi publicaram o artigo proveniente do trabalho de conclusão de curso, que foi apresentado nesta instituição, no livro físico e e-book “DNA Educação” da Dialogar, editora de São Paulo.

O capítulo do livro intitula-se “INCLUSÃO DE UMA ALUNA COM TRANSTORNO DO ESPECTRO AUTISTA NO ENSINO FUNDAMENTAL”. Esse estudo apresenta uma discussão sobre o desafio da inclusão escolar de uma aluna diagnosticada com Transtorno do Espectro Autista, inserida nos anos iniciais do Ensino Fundamental, tecendo reflexões sobre as práticas pedagógicas direcionadas à mesma. Teve como objetivo identificar as metodologias de ensino utilizadas e verificar em que aspectos auxiliaram no seu processo de aprendizagem e desenvolvimento.

As alunas Jussimara e Zelita acompanharam uma aluna autista matriculada no ensino fundamental do município de Vitória e utilizaram como estratégia metodológica o estudo de caso de cunho qualitativo e descritivo, embasado teoricamente nos pressupostos da perspectiva histórico-cultural de Vigotski.

Para coleta de dados, as alunas adentraram à escola comum e realizaram registros e relatórios semanais das observações diretas, relatando o cotidiano da aluna estudada e os aspectos da sua aprendizagem e desenvolvimento.

Como resultados desse estudo, os autores destacam a importância de se adequar as práticas pedagógicas à subjetividade dos sujeitos inseridos na escola comum e a relevância da formação continuada para os profissionais da educação que promovem a inclusão escolar do sujeito autista.

É muito bom poder vivenciar o êxito de ex-alunos e de docentes da Faculdade Multivix campus Cariacica! Parabéns às alunas Jussimara e Zelita e ao professor Michell Pedruzzi, que tem se empenhado na publicação dos trabalhos das alunas em eventos, revistas e livros de grande relevância nacional.