Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

1º dia da IV Jornada Pedagógica

1º dia da IV Jornada Pedagógica – Reflexões sobre o papel do ser humano e do ser educador nos dias atuais.

Teve início no dia 20 de maio, a IV Jornada Pedagógica realizada na Faculdade Multivix Cariacica. O evento é realizado em homenagem ao dia do Pedagogo. O primeiro dia do evento ocorreu no auditório e tivemos apresentações teatrais, recitação de poemas, paródias, pôsteres e pinturas. Os trabalhos apresentados foram realizados sob orientação dos professores Michell Pedruzzi e Lorena Vieira, a partir de um projeto trabalhado durante o 1º bimestre de homenagem às vítimas de Brumadinho e Mariana.

O projeto, que foi desenvolvido pelas turmas do 4º e 5º períodos do curso de Pedagogia, trata de questões referentes à preservação ambiental e dos impactos causados pelas ações ser humano. A partir de leituras realizadas pelos alunos, como “O Pequeno Príncipe”, de Antoine Saint-Exupéry; o poema “A lira Itabirana”, de Carlos Drummond de Andrade, os trabalhos apresentados trouxeram reflexões sobre aquilo que é essencial para nós, sobre os cuidados que devemos ter com o lugar que ocupamos, tanto no coletivo quanto no individual. Concomitante a essas leituras, vale destacar que as temáticas trabalhadas estão em destaque na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), que também fez parte das leituras e contribuiu para a realização dos trabalhos, pois traz apontamentos de saberes e reflexões que podem ser propostas nas salas de aula.

Acerca da temática trabalhada neste projeto, a aluna Karla Ribeiro, do 4º período de pedagogia, nos disse: “a partir do entendimento e sensibilidade que se tem sobre o quão importante é a questão voltada para o meio ambiente, ampliar esse conhecimento por meio de manifestações positivas que agreguem valores e posições pode possibilitar uma maior harmonia entre homem e natureza. A inserção desse tema transversal para os educandos na educação básica fará com que os mesmos cresçam reflexivos, entendendo a importância do meio ambiente para vida humana. Infelizmente têm-se ocasiões em que se observa que a ganância do homem é mais latente e, por consequência, ocorrem algumas tragédias como foi ocasionada em Brumadinho e Mariana, que não ocorreram apenas perda de vida humana, mas de todo o ecossistema. A partir do exposto, fica o entendimento de que o progresso pode e deve ocorrer de forma correta, pensada e voltada para que o meio ambiente não sofra alterações drásticas”.

A aluna Thainá Soares Nascimento de Freitas, acadêmica do 5º período de pedagogia, destacou: “realizamos um projeto de Leitura em que foram trabalhadas as disciplinas de Fundamentos Teóricos e Metodológicos da História, Fundamentos Teóricos Metodológicos da Geografia e Educação no Campo. O Livro do Pequeno Príncipe foi dado como suporte para que houvesse uma comparação com as tragédias ocorridas em nosso meio ambiental, envolvendo o social em cada situação com a moral da história passada para os leitores. Houve um imenso aprendizado por meio do projeto, pois com ele obtivemos contato mais próximo com cada acontecimento e assim, foi possível analisar mais profundamente a causa e os danos trazidos, tanto ambientalmente quanto socialmente”.

Thainá ainda ressaltou: “além dessa sensibilização ambiental, em cada apresentação houve um tributo à população prejudicada com os destroços levados pela lama, deixando um cenário de devastação total. Levaremos conosco, com toda certeza, este aprendizado e em nossa didática teremos a obrigação de incluir a sensibilização aos alunos com o próximo, questões como o ‘cuidado com o ser’, ‘com a sociedade’ e ‘com o meio ambiente’ devem fazer parte da nossa práxis pedagógica”.

Pela análise das falas das alunas supracitadas, percebemos o quão a temática ambiental deve ser trabalhada nos cursos de licenciatura plena. Se o professor é sensibilizado acerca dessa temática na graduação, certamente irá reproduzi-la na educação básica e, certamente, formar alunos que poderão ter um olhar sensível e cuidadoso com o meio ambiente. Por isso, no curso de pedagogia da Faculdade Multivix Cariacica trabalha-se a transversalidade da educação ambiental.