• Biomedicina

    Graduação

    Biomedicina

    BACHARELADO: 4 ANOS (8 períodos)

    Modalidade: presencial

    O curso de Biomedicina da Faculdade Multivix, baseia-se na busca de ensino moderno e de qualidade, que responda aos interesses dos alunos e da comunidade em geral, voltada para as necessidades da região em que está inserida, oferecendo ao mercado de trabalho profissionais qualificados e conscientes de seu papel social. Além disso, formar cientistas em potencial, ou seja, pessoas que tenham familiaridade com métodos científicos e que possam, através desse conhecimento, desenvolver um plano de pesquisa dentro da área biomédica.

Duração

4 anos (8 períodos)

Turno

Matutino e Noturno

Título

Bacharel

Modalidade

Presencial

Ensino presencial

  • Objetivos do Curso

    De acordo com o Conselho Regional de Biomedicina o objetivo de um curso de Biomedicina deve ser: “apresentar biomédicos com formação generalista, humanista, critica e reflexiva, para atuar em todos os níveis de atenção à saúde, com base no rigor científico e intelectual, capacitado ao exercício de atividades referentes às análises clínicas, citologia oncótica, análises hematológicas, análises bromatológicas, análises moleculares, produção e análise de bioderivados, análises ambientais, bioengenharia e análises por imagem, pautado em princípios éticos e na compreensão da realidade cultural, social e econômica do seu meio, dirigindo sua atuação para a transformação da realidade em benefício da sociedade.”

  • Áreas de atuação profissional

    Existem diversas áreas nas quais o biomédico pode atuar, incluindo pesquisa básica (como biologia molecular ou imunologia) ou em pesquisa aplicada à clínica (como reprodução humana ou ginecologia).

    Em síntese, destacam-se as seguintes atividades profissionais:
    Análises Clínicas

    • Realizar exames de Análises Clínicas;
    • Assumir a responsabilidade técnica e firmar os respectivos laudos;
    • Assumir e executar o processamento de sangue, suas sorologias e exames pré-transfussionais;
    • Assumir chefias técnicas, assessorias e direção destas atividades.

    Análises Ambientais

    • Realizar análises físico-químicas e microbiológicas para o saneamento do meio ambiente.

    Indústrias

    • Atuar em indústrias químicas e biológicas na elaboração de soros, vacinas e reagentes.

    Análises Bromatológicas

    • Realizar análises para aferição de qualidade dos alimentos.

    Biologia Molecular

    • Realizar coleta de materiais, análise, interpretação, emissão e assinatura de laudos e de pareceres técnicos.

    Genética

    • Participar de pesquisas em todas as áreas da genética, como coordenador ou membro da equipe;
    • Realizar exames de Citogenética Humana e Genética Humana Molecular (DNA), realizando as culturas, preparações citológicas e análises;
    • Assumir a responsabilidade técnica, elaborando e firmando os respectivos laudos e transmitindo os resultados dos exames laboratoriais a outros profissionais, como consultor, ou diretamente aos pacientes, como aconselhador genético.

    Reprodução Humana

    • Atuar em Identificação e Classificação oocitária; Processamento Seminal; Espermograma; Criopreservação Seminal; Classificação embrionária; Criopreservação Embrionária; Biópsia Embrionária e Hatching;
    • Atuar em Embriologia. Realizar a manipulação de gametas (oócitos e espermatozoides) e pré-embriões.

    Citologia Oncótica

    • Realizar colheita de material cérvico vaginal e leitura da respectiva lâmina, exceto a colheita de material através da técnica de Punção Biópsia Aspirativa por Agulha Fina (PAAF);
    • Realizar a leitura de citologia de raspados e aspirados de lesões e cavidades corpóreas, através da metodologia de Papanicolaou;
    • Atuar no setor de imunohistoquímica e imunocitoquímica, referente ao diagnóstico citológico;
    • Assumir responsabilidade técnica, firmando os respectivos laudos.

    Banco de Sangue

    • Executar o processamento de sangue e sua sorologia;
    • Realizar exames pré e pós transfusionais;
    • Assumir chefias técnicas, assessorias e direção de unidades;
    • Manusear equipamentos de autotransfusão;
    • O profissional legalmente habilitado nesta área poderá exercer todas as atividades inerentes a este campo, com exceção do ato transfusional. A responsabilidade técnica deve ficar a cargo de um médico especialista em Hemoterapia e / ou Hematologia.

    Acupuntura

    • Realizar atendimento em consultório voltado à atividade e procedimentos de Acupuntura;
    • Aplicar o diagnóstico energético (complementar ao diagnóstico clínico nosológico);
    • Aplicar procedimentos técnicos para promoção do equilíbrio energético – orgânico;
    • Exercer atividades ligadas à docência e pesquisa.

    Imagenologia

    • Atuar em Tomografia computadorizada (TC), Ressonância Magnética (RM), Medicina nuclear (MN), Radioterapia (RT), ultrassonografia (USG) e radiologia médica, excluída a interpretação de laudos. No que se refere à Tomografia Computadorizada e à Ressonância Magnética, as áreas mais significativas são:
    • Operação de equipamentos;
    • Desenvolvimento de protocolos de estudo e examinação;
    • Desenvolvimento de novas técnicas.
    • Coordenação de grupos de colaboradores, administração e gestão de conteúdo e contingente dos setores.
    • Atuar em exame de ultrassonografia. Por ser um exame praticamente médico dependente (o laudo será elaborado pelo executante do exame) tem poucos Biomédicos atuando neste seguimento quando comparado a TC e RM;
    • Atuar no campo da Informática Médica, exercendo atividades no produto final dos exames, seja o conteúdo de dados ou armazenamento das imagens adquiridas. Os sistemas HIS (Hospital Information System), RIS (Radiology Information System) e PACS (Picture Archiving in Communication System) estão sendo implantados nos centros de diagnósticos e necessitam de profissionais Biomédicos para atuar neste seguimento.

    Coleta de materiais

    • Realizar toda e qualquer coleta de amostras biológicas para realização dos mais diversos exames, como também supervisionar os respectivos setores de coleta de materiais biológicos de qualquer estabelecimento que a isso se destine. Excetuam-se as biópsias, coleta de líquido, cefalorraquidiano (liquor) e punção para obtenção de líquidos cavitários em qualquer situação.

    No exercício das atribuições acima indicadas, poderá o Biomédico assumir a responsabilidade técnica, quer de Laboratórios, quer de indústrias, firmando os respectivos laudos ou pareceres.

    Para a realização dessas atividades o biomédico deverá ter o reconhecimento de habilitação na área específica.

    Para o exercício de quaisquer das atividades referidas, torna-se indispensável a prévia inscrição do Biomédico neste Conselho.

Conheça nossas salas de aula, laboratórios e outros ambientes

  • Cachoeiro de Itapemirim / Campus I

    Fachada.
    Apoio de Curso, onde os alunos tem a oportunidade de conversar com os coordenadores de curso.
    Auditório, onde ocorrem as palestras e encontros.
    Banheiro, com acessibilidade aos portadores de deficiência.
    Biblioteca, onde os alunos e pessoas da comunidade tem a oportunidade, privacidade e silencio de estudar com o extenso acervo de livros que a instituição compõe.
    Cantina, local onde os alunos aproveitam no intervalo para descontrair e lanchar.
    Entrada do Campus l, localizada na rua Moreira, 23, bairro Independência em Cachoeiro de Itapemirim.
    Setor EGP (Equipe de gestão da Permanência), responsável por monitorar a evasão dos alunos.
    Estacionamento para os alunos e funcionários.
    Laboratório de Informática, disponível para os alunos fazerem pesquisa, trabalhos individuais e em grupo, assim como terem aulas com a supervisão do professor.
    Núcleo de Práticas Jurídicas, voltado para os alunos de Direito que oferecem atendimento a comunidade e fazem estágio supervisionado.
    Setor de Núcleo de Práticas Psicológicas, onde os alunos de Psicologia tem a oportunidade de fazer o estágio, e promover atendimento a comunidade com atendimentos.
    Recepção e portaria do campus l, com catracas promovendo a maior segurança dos alunos e funcionários.
    Recursos Humanos, para atender aos funcionários e professores.
    Repografia, possibilitando maior praticidade aos alunos para não precisarem sair da instituição.
    Sala de Redes, voltada principalmente para os alunos do curso de Sistemas de Informação para aprenderem na prática as disciplinas de Redes de Computadores, Programação, Sistemas de Distribuição e Arquitetura de Computadores.
    Sala de Aula, com acessibilidade, Datashow e caixa de som para melhor proporcionar o aprendizado dos alunos em sala de aula.
    Secretaria Acadêmica e Incentivo Estudantil, sendo a secretaria voltada para o atendimento dos graduandos em todas as dúvidas acadêmicas e o incentivo com a atendimento direcionado aos programas de bolsas ofertadas pelo governo ou pela própria instituição.
    Tecnologia da Informação e Comunicação, voltada para manutenção das redes da instituição, assim como bom desempenho do portal acadêmico.
  • Cachoeiro de Itapemirim / Campus II

    Entrada do Campus ll, localizado na rua Gumercindo Moura Nunes, 134, bairro Alto Novo Parque em Cachoeiro de Itapemirim. Atende os cursos de Administração, Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo e Gás, Sistemas de Informação e Psicologia.
    Apoio de Curso, localizado no bloco lll para os alunos terem a oportunidade de conversar com os coordenadores e tirar dúvidas.
    Auditório, local onde ocorrem eventos como palestras e encontros.
    Entrada da Biblioteca, onde se tem o atendimento voltado as pessoas que solicitam retirar um livro ou renovar o aluguel.
    Cantina, local em que os alunos passam o horário do intervalo.
    Localizado no Cithabs, este é um dos consultórios montados para atender os cursos de Medicina, Enfermagem entre outros.
    Localizado no Cithabs, a Enfermaria foi montada para atender os cursos de Medicina, Enfermagem entre outros.
    Área do estacionamento e acesso aos blocos, l e ll.
    Laboratório de Anatomia, utilizado pelos alunos dos cursos de Biomedicina, Psicologia e futuramente pelos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, entre outros.
    Laboratório de Informática para atender a todos os alunos do campus.
    Laboratório de microbiologia-parasitologia-imunologia voltado para os alunos de Biomedicina e Engenharia de Produção e Petróleo e Gás, e futuros cursos que irão entrar na instituição.
    Laboratório de Microscopia, voltado para os alunos do curso de Biomedicina e os demais que virão para a instituição futuramente.
    Laboratório de Química voltado para as aulas práticas do curso de Biomedicina e Engenharia de Produção e Petróleo, para melhor aprendizado dos alunos.
    Laboratório de UTI, localizado dentro do bloco Cithabs, voltado para as aulas práticas dos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, futuros cursos da instituição.
    Local de estudo dentro da biblioteca, para os alunos fazerem consulta e estudo em grupo.
    Sala de aula, equipada com data show,  quadro branco, e microfone com capacidade para até 90 alunos.
    Sala de Parto, localizado dentro do bloco Cithabs, voltado para aula práticas dos alunos de Medicina e Enfermagem, futuros cursos da instituição.
    Secretaria Acadêmica, disponível para atendimento dos alunos, com computadores de apoio para o aluno que precisar fazer alguma solicitação via portal, ou tirar algumas dúvidas quando a nota, análise curricular, entre outros.
  • Cariacica

    Fachada.
    Sala de Aula.
    Sala de Aula.
    Sala de Aula.
    Sala de Atendimento NPJ.
    Quadra Poliesportiva.
    Piscina.
    Laboratório de Informática.
    Estacionamento.
    Cabines de Estudos Individuais Biblioteca.
    Cabine de Estudo em Grupo Biblioteca.
    Auditório I.
    Auditório II.
    Área de Vivência e Estacionamento.
    Área de Vivência Bloco I.
    Área de Vivência Bloco II.
    Área de Vivência Biblioteca.
    Área de Vivência.
    Área de Vivência.
    Área de Vivência.
  • Castelo

    Fachada.
    Laboratório de Anatomia Animal.
    Laboratório de Desenho Técnico.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Parasitologia.
    Pátio.
    Pátio.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Cantinha e Reprografia.
    Entrada.
    Hospital Veterinário.
    Biblioteca1
    Biblioteca2
    Cantina E Reprografia
    Entrada1
    Hospital Veterinario
    Laboratorio De Anatomia Animal
    Laboratorio D E Desenho Tecnico
    Laboratorio De Fisica
    Laboratorio De Informatica
    Laboratorio De Parasitologia
    Laboratorio De Quimica
    Patio1
    Patio2
  • Nova Venécia

    Prédio Administrativo.
    Apoio de Cursos.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Bloco 1.
    Bloco 6.
    Bloco 8.
    Brinquedoteca.
    Brinquedoteca NPP.
    Brinquedoteca NPP.
    Cantina I
    Cantina II
    Laboratório de Construção Civil e Mecânica dos Solos.
    Laboratório de Construção Civil e Mecânica dos Solos.
    Copiadora.
    Copiadora.
    Laboratório de Desenho Técnico.
    Laboratório de Desenho Técnico e Plástica I
    Laboratório de Desenho Técnico e Plástica II.
    Elevador.
    Estacionamento.
    Estacionamento.
    Incentivo Estudantil (PROUNI, Nossa Bolsa, FIES e PRAVALER).
    Gabinete Individual Docente.
    Laboratório de Anatomia.
    Laboratório de Física Eletricidade.
    Laboratório de Informática I.
    Laboratório de Informática II.
    Laboratório de Microscopia.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Semiologia e Semiotécnica.
    Laboratório de Semiologia e Semiotécnica.
    NAP e NPP.
    NPP.
    NAP, NPP e NUPRAJUR.
    Ouvidoria, NUEES e Coordenação de Cursos.
    Pátio.
    Sala de Aula.
    Sala Lutas.
    Secretaria Acadêmica.
    Secretaria Acadêmica.
  • São Mateus

    Fachada.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Quadra.
    Sala de Aula.
    Sala de Aula.
    Sala de Aula.
    Secretaria Acadêmica.
    Cantina.
    Copiadora.
    Espaço Cultural Maestro Datan Coelho.
    Estacionamento.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Física.
    Laboratório Utilitárias.
    Laboratório de Desenho Técnico.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
  • Serra

    Fachada.
    Biblioteca.
    Cithabs.
    Laboratório de Controle e Automação e Instrumentação.
    Laboratório de Desenho Técnico e Arquitetônico.
    Laboratório de Desenho Técnico e Arquitetônico.
    Laboratório de Desenho Técnico e Arquitetônico.
    Laboratório de Elétrica e Circuitos.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Hidráulica.
    Laboratório de Hidráulica.
    Laboratório de Informática 1.
    Laboratório de Informática 2.
    Laboratório de Informática 3.
    Laboratório de Informática 3.
    Laboratório de Informática 3.
    Laboratório de Metalografia.
    Laboratório de Metalografia.
    Laboratório de Microscopia.
    Laboratório de Microscopia.
    Laboratório de Química, Bioquímica e Farmacologia.
    Laboratório de Química, Bioquímica e Farmacologia.
    Laboratório de Usinagem.
    Laboratório de Usinagem.
    Quadra.
    Quadra.
  • Vila Velha

    Fachada.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Cantina.
    Entrada.
    Laboratório de Informática.
    Quadra.
    Sala de Arquitetura e Urbanismo.
    Sala de Arquitetura e Urbanismo.
    Sala de Aula.
    ShowBol.
  • Vitória

    Fachada.
    Área de Convivência.
    Área de Vivência - Bloco 7.
    Auditório.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Enfermaria.
    Laboratório Anatômico.
    Laboratório Anatômico.
    Laboratório Anatômico.
    Laboratório de Anatomia Dental.
    Laboratório de CTI.
    Laboratório de Educação Física.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Microscopia.
    Laboratório de Parasitologia.
    Laboratório de Parasitologia.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Raio X.
    Laboratório Farmacotécnica.
    Laboratório Simulador de Paciente.
    MATECO - Laboratório de Materiais de Construção, Mêcanica dos Solos e Topografia.
    Sala de Educação Física.
    Laboratório de Saúde.
    Livraria.
    NUEES.
    NUEES.
    Pátio - Acesso Blocos.
    Quadra.
 

Portaria

 

 

Corpo Docente

 

 

Bolsas, Crédito Universitário e Convênios

 

 

Enade

 

Baixe a grade curricular, escolha a unidade:

Gostaria de mais informações sobre o curso ou ser informado da abertura de processo seletivo?

  • Exemplo de digitação: Telefone fixo: (0xx) xxxx-xxxx / Telefone celular: (xx9) xxxx-xxxx

Agendamento de visita

Conheça mais sobre curso, visite toda nossa infraestrutura.


Todos os cursos de Ensino Presencial

cursos por campus

Todos

Cachoeiro de Itapemirim

Cariacica

Castelo

Nova Venécia

São Mateus

Serra

Vila Velha

Vitória

Administração

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquitetura e Urbanismo

Biomedicina

Ciências Biológicas (Bacharelado)

Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ciências Contábeis

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Direito

Educação Física (Bacharelado)

Educação Física (Licenciatura)

Enfermagem

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia da Computação

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia de Petróleo

Engenharia de Produção

Engenharia Química

Estética e Cosmética

Farmácia

Fisioterapia

Letras (Português)

Letras (Português/Inglês)

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Pedagogia

Psicologia

Serviço Social

Sistemas de Informação

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Todos os cursos de Ensino a Distância

cursos

Administração

Gestão Ambiental

Gestão Pública

Logística

Pedagogia

Processos Gerenciais

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Bolsa de Estudo, Crédito Universitário e Desconto

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.