• Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    Graduação

    Análise e Desenvolvimento de Sistemas

    TECNÓLOGO: 2,5 ANOS (5 períodos)

    Modalidade: presencial

    Vivemos hoje em uma sociedade denominada Sociedade da Informação. Nela, as organizações não conseguem sub-existir, por muito tempo, sem as informações pertinentes aos seus processos internos e ao ambiente em que elas atuam.

Duração

2,5 anos (5 períodos)

Turno

Noturno

Título

Tecnólogo

Modalidade

Presencial

Ensino presencial

  • Objetivos do Curso

    O curso de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como objetivo principal a formação de cidadãos capazes de responder aos desafios da sociedade em contínua transformação e que atuem profissionalmente na área de Sistemas de Informação. Este curso pretende propiciar, além da formação técnica em informática, desenvolvimento de habilidades como a busca por oportunidades, a iniciativa, a persistência, o compromisso, a exigência quanto à qualidade e à eficiência, o estabelecimento de metas, a busca de informações, o planejamento e monitoramento sistemático de projetos na área de informática, a persuasão, a manutenção de redes de contatos, a independência, a autoconfiança, além da promoção do relacionamento interpessoal através do trabalho em equipe.

  • Diferenciais do Curso

    O Curso de Análise e Desenvolvimento de Sistemas tem como foco formar profissionais para desempenhar atividades nas áreas de planejamento, análise, desenvolvimento e manutenção de sistemas de informação, bem como atuar no desenvolvimento e suporte de produtos de apoio.

  • Áreas de atuação profissional

    Com a informatização de praticamente todos os setores, a presença do Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas tornou-se imprescindível. Esse profissional pode atuar em todas as atividades de aplicação da tecnologia de sistemas: Atuar em empresas de quaisquer outros setores da economia (indústria, comércio, prestação de serviços, instituições financeiras, órgãos públicos etc.) como assessor ou recurso técnico especializado; Atuar como empreendedor em informática, detectando nichos e oportunidades do mercado; Projetar e implementar sistemas de acordo com as necessidades da organização onde se encontra; Gerenciar infraestruturas de tecnologia da informação, elaborando políticas e diretrizes a partir da análise de necessidades; Atuar como desenvolvedor autônomo em sistemas de informação, avaliando e selecionando recursos de software e hardware; Atuar no suporte de sistemas de informação e de redes de computadores; Atuar como docente ou instrutor em escolas de ensino de informática; Atuar como administrador de dados e administrador de banco de dados.

  • Perfil do Egresso

    O Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas buscará formar profissionais com uma postura empreendedora, com capacidade de liderança, visão crítica, holística, criativa, inovadora e com fortes valores éticos, com capacidades de promover desenvolvimento econômico, com respeito social e ambiental. Ao final do curso, espera-se que os concludentes do Curso Superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas estejam preparados para desempenhar, com alto padrão de competência, as tarefas peculiares à profissão, contribuindo para melhoria da qualidade nas relações pessoais, interpessoais e com o mundo exterior, bem como para maior produtividade nas organizações. Para isso, o egresso do curso superior de Tecnologia em Análise e Desenvolvimento Sistemas deve ter condições de assumir um papel de agente transformador da sociedade, sendo capaz de provocar mudanças através da incorporação de novas tecnologias na solução dos problemas e propiciando novos tipos de atividades. Os egressos para atenderem a este perfil devem adquirir um conjunto de competências e habilidades identificadas nas atividades do mundo do trabalho e classificadas segundo as peculiaridades comuns. Essas competências e habilidades, no âmbito geral, são:

    • Identificar o funcionamento e relacionamento entre os componentes de computadores e seus periféricos;
    • Instalar e configurar computadores, isolados ou em redes, periféricos e software;
    • Identificar a origem de falhas no funcionamento de computadores, periféricos e softwares, avaliando seus defeitos;
    • Analisar e operar os serviços e funções de sistemas operacionais;
    • Selecionar programas de aplicação a partir da avaliação das necessidades do usuário;
    • Desenvolver algoritmos através de divisão modular e refinamento sucessivos;
    • Selecionar e utilizar estruturas de dados na resolução de problemas computacionais;
    • Aplicar linguagens e ambientes de programação no desenvolvimento de software;
    • Identificar arquiteturas de redes;
    • Identificar meios físicos, dispositivos e padrões de comunicação, reconhecendo as implicações de sua aplicação no ambiente de rede;
    • Identificar os serviços de administração de sistemas operacionais de rede;
    • Identificar arquitetura de redes e tipos, serviços e funções de servidores;
    • Organizar a coleta e documentação de informações sobre o desenvolvimento de projetos;
    • Avaliar e especificar necessidades de treinamento e de suporte técnico;
    • Executar ações de treinamento e de suporte técnico.
  • Visão técnica

    A formação do profissional Tecnólogo em Análise e Desenvolvimento de Sistemas deve atender às necessidades dessa sociedade nessa área, sem perder de vista a constante evolução do conhecimento humano nos aspectos organizacionais quanto éticos, que se refletem tanto no mercado quanto nas relações com o outro. Além da carência no mercado de trabalho do estado do espírito Santo por profissionais de tecnologia da informação, pode-se perceber, em anúncios publicados nos principais jornais locais e de outros estados, uma grande demanda em nível nacional, por estes profissionais.

Conheça nossas salas de aula, laboratórios e outros ambientes

  • Cachoeiro de Itapemirim / Campus I

    Fachada.
    Apoio de Curso, onde os alunos tem a oportunidade de conversar com os coordenadores de curso.
    Auditório, onde ocorrem as palestras e encontros.
    Banheiro, com acessibilidade aos portadores de deficiência.
    Biblioteca, onde os alunos e pessoas da comunidade tem a oportunidade, privacidade e silencio de estudar com o extenso acervo de livros que a instituição compõe.
    Cantina, local onde os alunos aproveitam no intervalo para descontrair e lanchar.
    Entrada do Campus l, localizada na rua Moreira, 23, bairro Independência em Cachoeiro de Itapemirim.
    Setor EGP (Equipe de gestão da Permanência), responsável por monitorar a evasão dos alunos.
    Estacionamento para os alunos e funcionários.
    Laboratório de Informática, disponível para os alunos fazerem pesquisa, trabalhos individuais e em grupo, assim como terem aulas com a supervisão do professor.
    Núcleo de Práticas Jurídicas, voltado para os alunos de Direito que oferecem atendimento a comunidade e fazem estágio supervisionado.
    Setor de Núcleo de Práticas Psicológicas, onde os alunos de Psicologia tem a oportunidade de fazer o estágio, e promover atendimento a comunidade com atendimentos.
    Recepção e portaria do campus l, com catracas promovendo a maior segurança dos alunos e funcionários.
    Recursos Humanos, para atender aos funcionários e professores.
    Repografia, possibilitando maior praticidade aos alunos para não precisarem sair da instituição.
    Sala de Redes, voltada principalmente para os alunos do curso de Sistemas de Informação para aprenderem na prática as disciplinas de Redes de Computadores, Programação, Sistemas de Distribuição e Arquitetura de Computadores.
    Sala de Aula, com acessibilidade, Datashow e caixa de som para melhor proporcionar o aprendizado dos alunos em sala de aula.
    Secretaria Acadêmica e Incentivo Estudantil, sendo a secretaria voltada para o atendimento dos graduandos em todas as dúvidas acadêmicas e o incentivo com a atendimento direcionado aos programas de bolsas ofertadas pelo governo ou pela própria instituição.
    Tecnologia da Informação e Comunicação, voltada para manutenção das redes da instituição, assim como bom desempenho do portal acadêmico.
  • Cachoeiro de Itapemirim / Campus II

    Entrada do Campus ll, localizado na rua Gumercindo Moura Nunes, 134, bairro Alto Novo Parque em Cachoeiro de Itapemirim. Atende os cursos de Administração, Biomedicina, Engenharia de Produção, Engenharia de Petróleo e Gás, Sistemas de Informação e Psicologia.
    Apoio de Curso, localizado no bloco lll para os alunos terem a oportunidade de conversar com os coordenadores e tirar dúvidas.
    Auditório, local onde ocorrem eventos como palestras e encontros.
    Entrada da Biblioteca, onde se tem o atendimento voltado as pessoas que solicitam retirar um livro ou renovar o aluguel.
    Cantina, local em que os alunos passam o horário do intervalo.
    Localizado no Cithabs, este é um dos consultórios montados para atender os cursos de Medicina, Enfermagem entre outros.
    Localizado no Cithabs, a Enfermaria foi montada para atender os cursos de Medicina, Enfermagem entre outros.
    Área do estacionamento e acesso aos blocos, l e ll.
    Laboratório de Anatomia, utilizado pelos alunos dos cursos de Biomedicina, Psicologia e futuramente pelos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, entre outros.
    Laboratório de Informática para atender a todos os alunos do campus.
    Laboratório de microbiologia-parasitologia-imunologia voltado para os alunos de Biomedicina e Engenharia de Produção e Petróleo e Gás, e futuros cursos que irão entrar na instituição.
    Laboratório de Microscopia, voltado para os alunos do curso de Biomedicina e os demais que virão para a instituição futuramente.
    Laboratório de Química voltado para as aulas práticas do curso de Biomedicina e Engenharia de Produção e Petróleo, para melhor aprendizado dos alunos.
    Laboratório de UTI, localizado dentro do bloco Cithabs, voltado para as aulas práticas dos alunos dos cursos de Medicina, Enfermagem, futuros cursos da instituição.
    Local de estudo dentro da biblioteca, para os alunos fazerem consulta e estudo em grupo.
    Sala de aula, equipada com data show,  quadro branco, e microfone com capacidade para até 90 alunos.
    Sala de Parto, localizado dentro do bloco Cithabs, voltado para aula práticas dos alunos de Medicina e Enfermagem, futuros cursos da instituição.
    Secretaria Acadêmica, disponível para atendimento dos alunos, com computadores de apoio para o aluno que precisar fazer alguma solicitação via portal, ou tirar algumas dúvidas quando a nota, análise curricular, entre outros.
  • Cariacica

    Fachada.
    Sala de Aula.
    Sala de Aula.
    Sala de Aula.
    Sala de Atendimento NPJ.
    Quadra Poliesportiva.
    Piscina.
    Laboratório de Informática.
    Estacionamento.
    Cabines de Estudos Individuais Biblioteca.
    Cabine de Estudo em Grupo Biblioteca.
    Auditório I.
    Auditório II.
    Área de Vivência e Estacionamento.
    Área de Vivência Bloco I.
    Área de Vivência Bloco II.
    Área de Vivência Biblioteca.
    Área de Vivência.
    Área de Vivência.
    Área de Vivência.
  • Castelo

    Fachada.
    Laboratório de Anatomia Animal.
    Laboratório de Desenho Técnico.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Parasitologia.
    Pátio.
    Pátio.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Cantinha e Reprografia.
    Entrada.
    Hospital Veterinário.
    Biblioteca1
    Biblioteca2
    Cantina E Reprografia
    Entrada1
    Hospital Veterinario
    Laboratorio De Anatomia Animal
    Laboratorio D E Desenho Tecnico
    Laboratorio De Fisica
    Laboratorio De Informatica
    Laboratorio De Parasitologia
    Laboratorio De Quimica
    Patio1
    Patio2
  • Nova Venécia

    Prédio Administrativo.
    Apoio de Cursos.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Bloco 1.
    Bloco 6.
    Bloco 8.
    Brinquedoteca.
    Brinquedoteca NPP.
    Brinquedoteca NPP.
    Cantina I
    Cantina II
    Laboratório de Construção Civil e Mecânica dos Solos.
    Laboratório de Construção Civil e Mecânica dos Solos.
    Copiadora.
    Copiadora.
    Laboratório de Desenho Técnico.
    Laboratório de Desenho Técnico e Plástica I
    Laboratório de Desenho Técnico e Plástica II.
    Elevador.
    Estacionamento.
    Estacionamento.
    Incentivo Estudantil (PROUNI, Nossa Bolsa, FIES e PRAVALER).
    Gabinete Individual Docente.
    Laboratório de Anatomia.
    Laboratório de Física Eletricidade.
    Laboratório de Informática I.
    Laboratório de Informática II.
    Laboratório de Microscopia.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Semiologia e Semiotécnica.
    Laboratório de Semiologia e Semiotécnica.
    NAP e NPP.
    NPP.
    NAP, NPP e NUPRAJUR.
    Ouvidoria, NUEES e Coordenação de Cursos.
    Pátio.
    Sala de Aula.
    Sala Lutas.
    Secretaria Acadêmica.
    Secretaria Acadêmica.
  • São Mateus

    Fachada.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Máquinas Elétricas Vibrações Refrigeração e Ar Condicionado.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Laboratório Processo de Fabricação e Materiais.
    Quadra.
    Sala de Aula.
    Sala de Aula.
    Sala de Aula.
    Secretaria Acadêmica.
    Cantina.
    Copiadora.
    Espaço Cultural Maestro Datan Coelho.
    Estacionamento.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Física.
    Laboratório Utilitárias.
    Laboratório de Desenho Técnico.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Máquinas de Fluxo Hidráulica Pneumática e Soldagem.
  • Serra

    Fachada.
    Biblioteca.
    Cithabs.
    Laboratório de Controle e Automação e Instrumentação.
    Laboratório de Desenho Técnico e Arquitetônico.
    Laboratório de Desenho Técnico e Arquitetônico.
    Laboratório de Desenho Técnico e Arquitetônico.
    Laboratório de Elétrica e Circuitos.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Hidráulica.
    Laboratório de Hidráulica.
    Laboratório de Informática 1.
    Laboratório de Informática 2.
    Laboratório de Informática 3.
    Laboratório de Informática 3.
    Laboratório de Informática 3.
    Laboratório de Metalografia.
    Laboratório de Metalografia.
    Laboratório de Microscopia.
    Laboratório de Microscopia.
    Laboratório de Química, Bioquímica e Farmacologia.
    Laboratório de Química, Bioquímica e Farmacologia.
    Laboratório de Usinagem.
    Laboratório de Usinagem.
    Quadra.
    Quadra.
  • Vila Velha

    Fachada.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Cantina.
    Entrada.
    Laboratório de Informática.
    Quadra.
    Sala de Arquitetura e Urbanismo.
    Sala de Arquitetura e Urbanismo.
    Sala de Aula.
    ShowBol.
  • Vitória

    Fachada.
    Área de Convivência.
    Área de Vivência - Bloco 7.
    Auditório.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Biblioteca.
    Enfermaria.
    Laboratório Anatômico.
    Laboratório Anatômico.
    Laboratório Anatômico.
    Laboratório de Anatomia Dental.
    Laboratório de CTI.
    Laboratório de Educação Física.
    Laboratório de Física.
    Laboratório de Informática.
    Laboratório de Microscopia.
    Laboratório de Parasitologia.
    Laboratório de Parasitologia.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Química.
    Laboratório de Raio X.
    Laboratório Farmacotécnica.
    Laboratório Simulador de Paciente.
    MATECO - Laboratório de Materiais de Construção, Mêcanica dos Solos e Topografia.
    Sala de Educação Física.
    Laboratório de Saúde.
    Livraria.
    NUEES.
    NUEES.
    Pátio - Acesso Blocos.
    Quadra.
 

Portaria

 

 

Corpo Docente

 

 

Bolsas, Crédito Universitário e Convênios

 

 

Enade

 

Baixe a grade curricular, escolha a unidade:

Gostaria de mais informações sobre o curso ou ser informado da abertura de processo seletivo?

  • Exemplo de digitação: Telefone fixo: (0xx) xxxx-xxxx / Telefone celular: (xx9) xxxx-xxxx

Agendamento de visita

Conheça mais sobre curso, visite toda nossa infraestrutura.


Todos os cursos de Ensino Presencial

cursos por campus

Todos

Cachoeiro de Itapemirim

Cariacica

Castelo

Nova Venécia

São Mateus

Serra

Vila Velha

Vitória

Administração

Análise e Desenvolvimento de Sistemas

Arquitetura e Urbanismo

Biomedicina

Ciências Biológicas (Bacharelado)

Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ciências Contábeis

Comunicação Social – Publicidade e Propaganda

Direito

Educação Física (Bacharelado)

Educação Física (Licenciatura)

Enfermagem

Engenharia Ambiental

Engenharia Civil

Engenharia da Computação

Engenharia de Controle e Automação

Engenharia Elétrica

Engenharia Mecânica

Engenharia de Petróleo

Engenharia de Produção

Engenharia Química

Estética e Cosmética

Farmácia

Fisioterapia

Letras (Português)

Letras (Português/Inglês)

Medicina

Medicina Veterinária

Nutrição

Odontologia

Pedagogia

Psicologia

Serviço Social

Sistemas de Informação

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Todos os cursos de Ensino a Distância

cursos

Administração

Gestão Ambiental

Gestão Pública

Logística

Pedagogia

Processos Gerenciais

Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

Bolsa de Estudo, Crédito Universitário e Desconto

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.