• Este evento já passou.

Palestra Barragens no Espírito Santo

15 maio 2019 | 19:00 - 20:00

A Faculdade Multivix campus de Nova Venécia irá realizar a palestra Barragens no Espírito Santo – Aspecto técnicos e legais para a comunidade civil e acadêmica.

A palestra Barragens no Espírito Santo – Aspecto técnicos e legais faz parte dos projetos de extensão do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Multivix campus de Nova Venécia.

Em um relatório com dados da Agência Nacional de Mineração (ANM) divulgado em janeiro de 2019, o Brasil tem cerca de 200 barragens de mineração com potencial de dano considerado alto, classificação igual à da barragem 1 da mineradora Vale no Córrego do Feijão, em Brumadinho (MG), que se rompeu no mês de fevereiro. Além do rompimento da Barragem no Córrego do Feijão, também podemos citar a o rompimento da barragem de Fundão, localizada no subdistrito de Bento Rodrigues, a 35 km do centro do Município brasileiro de Mariana, Minas Gerais, que ocorreu na tarde de 5 de novembro de 2015. Rompeu-se uma barragem de rejeitos de mineração controlada pela Samarco Mineração S.A., um empreendimento conjunto das maiores empresas de mineração do mundo, a brasileira Vale S.A. e a anglo-australiana BHP Billiton com o objetivo de discutir o assunto e esclarecer dúvidas em áreas específicas a Faculdade Multivix campus de Nova Venécia realiza a palestra Barragens – Riscos, Regulamentação e Políticas Públicas.

A Barragem de rejeitos é um reservatório destinado a reter resíduos sólidos e água resultantes de processos de extração de minérios. O armazenamento desses rejeitos é necessário a fim de evitar danos ambientais. As características dos rejeitos variam segundo o tipo de mineral e o processo de beneficiamento empregado.

A Extensão Acadêmica é definida como o processo interdisciplinar, educativo, cultural, científico e político que promove a interação transformadora entre a comunidade acadêmica e outros setores da sociedade, mediada por alunos de graduação orientados por um ou mais professores, dentro do princípio constitucional da indissociabilidade com o Ensino e a Pesquisa.

O principal intuito da palestra é que criar para alunos e comunidade em geral aspectos físicos e legais de barragens no Espírito Santo.

A palestra será ministrada pela professor do curso de Engenharia Ambiental da Faculdade Multivix campus de Nova Venécia professor Alex Favaro Nascimento.

Palestrante: Alex Favaro Nascimento

Mini-currículo do palestrante: Bacharel em Engenharia Agronômica pela UFES, Mestre em Agricultura Tropical pela mesma instituição de ensino. Professor da Faculdade Multivix a 3 anos e servidor público estadual a 8 anos atuando no Instituto de Defesa Agropecuária e Florestal do Espírito Santo (Idaf).

Inscreva-se para a palestra!

Inscrições gratuitas.

Local: Faculdade Multivix campus de Nova Venécia (sala 14 – bloco 05 – 1º andar)

Horário: 19h

Público-alvo: Interessados (alunos e profissionais da área) em conhecer mais sobre os aspectos físicos e legais de barragens no estado.

Data:
15 maio 2019