Ícone do site Faculdade Multivix

Tudo que você precisa saber sobre a faculdade de Administração

Descubra tudo que precisa saber sobre a faculdade de Administração

A faculdade de Administração é muito procurada entre as opções de carreira no Ensino Superior. A versatilidade da área é um dos principais pontos positivos e pode ser ideal para quem tem objetivos amplos. Neste artigo, você vai descobrir tudo que precisa saber sobre esta graduação campeã.

Os tópicos desta leitura serão divididos da seguinte forma:

Aproveite o conteúdo!

A faculdade de Administração

Com a duração de 4 anos, divididos em 8 períodos de estudos, o curso de Administração possui uma grade bem diversificada, preparando o profissional para um mercado de trabalho cheio de opções de atuação profissional.

A versatilidade é a palavra chave desse curso. O estudante de Administração começa com matérias mais gerais, como Economia e Princípios da Administração.

Além disso, é comum encontrar matérias como Direito, Comunicação e Psicologia, por exemplo, com aprendizagens básicas.

Isso, porque como dissemos anteriormente, a versatilidade é a cara desse curso. Como o profissional pode atuar em muitos setores diferentes (falaremos mais sobre isso abaixo), então a faculdade entra em conteúdos diversos.

Em seguida, mais para o meio e final do curso, o estudante passa por matérias mais práticas do dia a dia de trabalho, como Gestão Financeira, Gestão de Projetos, Recursos Humanos, Empreendedorismo, Inovação, Marketing e muitos outros.

Também é comum encontrar matérias de Estágio Supervisionado, onde o estudante busca experiências profissionais ainda durante a faculdade. O estágio é muito importante para “aprender na prática”, aproveitar para fazer começara a construir seu currículo e relacionamento com o mercado de trabalho.

Passar por todas as etapas do curso com dedicação e atenção é muito importante, para o sucesso profissional após o final da Graduação.

Isso, porque a versatilidade também pode ser um obstáculo, quando o aluno não consegue identificar o que quer. Ou seja, é essencial estudar muito e colher experiência na área, para então, decidir qual atuação deseja seguir.

A dica é embarcar em todos os projetos oferecidos pela faculdade de Administração, estágios, ir a eventos da área, fazer contatos, grupos de estudos. Aproveite ao máximo!

Assim como todos os cursos superiores, os anos de estudo serão primordiais para definir as conquistas profissionais no futuro, por isso, o primeiro passo é escolher a faculdade certa.

Onde fazer faculdade de Administração

Caso você esteja interessado no curso de Administração, saiba que o primeiro passo é escolher a faculdade que seja ideal para seu perfil e objetivos profissionais.

O curso de Administração é um dos mais fáceis de se encontrar, pois sua alta demanda, faz com que ele esteja presente em praticamente todas as instituições, mas isso não significa que você deva fazê-lo em qualquer lugar.

Primeiramente, lembre-se de analisar fatores importantes como as avaliações do MEC, que definem as melhores faculdades, a partir de análises que medem eficiência do ensino, infraestrutura e atendimento aos alunos.

Dessa forma, você poderá fazer sua faculdade com maior tranquilidade e sabendo que terá a formação de qualidade para conquistar bons empregos.

De antemão, já reflita que serão anos da sua vida dedicados ao curso, agora imagina passar todos eles em um local que você não goste?

Por isso, atente-se aos mínimo detalhes no momento de escolher a instituição onde irá se formar.

Além de olhar as últimas notas de avaliação do MEC, você também pode ouvir experiência de outros alunos, conversar com o coordenador do curso e pesquisar sobre a instituição.

A sua escolha deve ser feita com cautela e sempre regada com muitas informações, dessa forma, garantirá uma aprendizagem de excelência, sem se preocupar.

Vale ressaltar também que grandes empresas valorizam muito a instituição de formação do profissional, sendo assim, procure por instituições reconhecidas.

É possível encontrar instituições que ofertam o curso de Administração por valores bem baixos, mas aí está o perigo!

A Graduação deve oferecer toda a estrutura e apoio aos alunos, tanto nos espaços físicos e laboratórios, quanto na qualidade dos professores e oportunidades, por exemplo.

Sendo assim, busque por valores que caibam no seu bolso, mas sempre levando em conta a qualidade.

Outro fator importante que deve ser analisado no momento de escolher sua faculdade, é observar se ela possui centros de apoio para você.

Na Multivix, por exemplo, os alunos encontram bolsas de estudos, financiamento estudantil, descontos exclusivos e setor de encaminhamento para estágios e empregos, além de atendimentos presenciais ou via site, e-mail e whatsapp.

Este é um exemplo de como deve ser a instituição escolhida por você!

Por fim, analise também as diferenças entre faculdade, universidade ou centro universitário. No caso do curso de Administração, a melhor opção é uma faculdade.

Afinal, a faculdade possui um ensino completamente voltado para o mercado de trabalho, ou seja, é ideal para um curso tão mercadológico como Administração.

A Faculdade terá suporte para te encaminhar a vagas de emprego, além de oferecer uma preparação mais prática e ligada ao dia a dia e tendências da profissão.

A faculdade pode ser difícil, mas com a escolha certa, você terá a qualidade que sua formação profissional precisa e encontrará um mercado a todo vapor.

Versatilidade de funções

Certamente, você já deve ter notado que essa palavra já apareceu por aqui em diversos momentos dos itens anteriores, né?

Pois é! Além da versatilidade ao longo do curso, a área profissional para os estudante formados em Administração é versátil e muito ampla, sempre cheia de oportunidades!

Em outras palavras, esse profissional é essencial para o funcionamento de diversos setores para a sociedade, por isso, é indispensável.

Então, se você busca uma carreira onde sempre terá oportunidades de emprego e em que terá uma gama de possibilidade de atuação, faça a faculdade de Administração.

Para se ter uma noção, é possível atuar nos setores de logística, recursos humanos, tecnologia, marketing e muito mais!

Atualmente, os cargos mais procurados no mercado de trabalho são os de Administração de Empresas, Financeira e Ambiental, além de Gestão de Recursos Humanos,Gestão de Qualidade e Auditoria.

Além disso, o empreendedorismo tem crescido muito no Brasil e o profissional de Administração é o mais preparado para ter o próprio negócio.

Durante a faculdade, você aprenderá tudo para cuidar de empresas, setores financeiros e mercado, sendo assim, abrir o próprio negócio também é uma ótima opção.

Outro fator que deixa a escolha pela faculdade de Administração ainda melhor, é o fato de que por sua importância social, sempre surgem muitos cargos em concursos públicos.

Além disso, os administradores costumam ser mais cotados para vagas de gestão nas empresas, então se você pretender construir um plano de carreira bem estruturado, com a faculdade de Administração isso é possível.

A formação cada vez mais completa presente no curso de Administração, forma profissionais muito competentes que encontram muitas possibilidade de trabalho.

Vagas de emprego e salários para Administração

Os formatos de emprego e a média salarial para a área de Administração varia muito e será de acordo com diversos fatores: empresas grandes, pequenas, localização, cargo.

Por isso, é importante conversar com os professores, profissionais que já estão no mercado e colegas de períodos superiores.

Dessa forma, será possível colher experiência de como está o mercado atualmente, as tendências e características de cada setor.

A partir disso, você poderá definir em qual área da Administração deseja atuar, indo de acordo com seus objetivos e estilo de vida que pretende seguir.

Por exemplo, é preciso pensar que salários mais altos, podem demandar mais dedicação de tempo para o trabalho, por outro lado, serviços menos rigorosos podem significar salário menores.

Ou seja, conheça suas metas e busque a área que melhor corresponda à elas.

Entretanto, de forma geral, a faculdade de Administração irá possibilitar ganhos a partir de R$3 mil, chegando a salários de até R$7 mil.

Já em relação às vagas de emprego, são mais um ponto positivo. O mercado de trabalho para esse profissional está sempre aquecido e não é difícil encontrar emprego.

Caso você esteja no Ensino Médio, a dica é já iniciar no mercado, através das vagas de Jovem Aprendiz, que são muito comuns nos setores administrativos das empresas.

Assim, você já terá uma vivência para te ajudar no momento de decidir se a faculdade de Administração é a carreira ideal para você.

Além disso, a experiência também contará no seu currículo e você já estará “por dentro” a mais tempo, mostrando que conhece a área.

Em conclusão, a faculdade de Administração é ideal para quem procura um curso que ofereça emprego com mais facilidade, carreira sólida e bons salários.

Opções de carreira parecidas

Caso você tenha se identificado com o curso de Administração, mas ainda não visualiza que essa pode ser sua carreira no futuro, não tem desespere.

Existem muitas opções parecidas com Administração no Ensino Superior. Entre elas, destacamos:

Esses são apenas algumas das opções mais parecidas com a faculdade de Administração, além de serem as melhores para quem busca algo parecido.

Entretanto, vale destacar que mesmo que você não se identifique tanto com o curso de Administração, o mercado não levará em conta apenas sua Graduação.

A Pós-Graduação que atualmente é um pré-requisito para as principais vagas de emprego, irá possibilitar que você se especialize em algo específico, com que se identifique mais.

Uma escolha que vem crescendo muito nos últimos anos, é a pós-graduação em Marketing. Com o crescimento do setor e a preparação estratégica do administrador, essa junção de funções é tendência no mercado.

Bem como, opções de especialização no setor de tecnologia, que também ficam ainda mais ricas com a Graduação em Administração.

O mercado de trabalho vem se mostrando satisfeito com esse tipo de formação, afinal, a faculdade de Administração gera uma formação mais completa e com a pós-graduação, o profissional acaba se tornando um especialista em tudo um pouco.

Nesta área, as especializações ligadas a negócios e gestão são boas opções.

Alguns cursos de pós-graduação indicados são: MBA em Gestão Estratégica de Negócios, Marketing Digital, MBA em Gestão de Projetos com Ênfase em Inovação e Ferramentas Digitais e Empreendedorismo e Transformação Social.

Vale a pena fazer faculdade de Administração?

Bom, de forma geral, podemos dizer que a faculdade de Administração é uma escolha certeira e que vale a pena sim!

Entretanto, essa é uma visão extremamente individual. Para saber se vale a pena, você deve entender quais são seus objetivos de vida e analisar se eles estão alinhados as possibilidades de futuro que o curso poderá te oferecer.

Como já falamos nos itens anteriores, são muitos os pontos positivos de uma faculdade de Administração, para quem procura ter emprego rápido e bons salário, é a melhor opção.

Caso você ainda tenha dúvidas sobre a escolha da sua carreira, faça o Teste de Carreiras.

A plataforma de teste on-line, fará uma análise psicológica e comportamental completa de você. Em seguida, será gerado um resultado, apontando a sua carreira ideal.

Bem como, será possível encontrar informações sobre o curso, melhores faculdades e tudo mais que você precisa saber!

Entretanto, se você já tomou sua decisão e pretende cursar a faculdade de Administração, aproveite o vestibular da Multivix. Para ingressar, você pode fazer a redação on-line, utilizar a sua nota do ENEM ou até mesmo Histórico Escolar do Ensino Médio.

Inscreva-se já no VEST MULTIVIX!

Leia também: O que esperar do curso EaD em Administração

Por último, lembre-se sempre de seguir seus objetivos e buscar ajuda com quem entende do assunto – professores, profissionais da área de interesse -, além de se manter informado.

Siga todas as dicas com cautela e construa seu futuro de sucesso!

Sair da versão mobile