Aviso

MULTIVIX NA QUARENTENA - Tudo que você precisa saber para continuar seus estudos. CONFIRA!
  • Blog

Serviço Social, sua importância e prática

Apesar de ser uma profissão importante, muitas pessoas ainda não entendem o que é Serviço Social e seu papel relevante na sociedade. Os profissionais deste segmento podem atuar tanto na iniciativa privada quanto pública. O Brasil é o segundo país com o maior número de profissionais nessa área.

Neste texto, você entenderá o que é a faculdade de Serviço Social, qual a sua importância para toda a sociedade, bem como as possibilidades de atuação que um profissional formado em Assistência Social pode atuar.

O que é Serviço Social?

A faculdade de Serviço Social forma os profissionais de assistência social. Sua principal função é auxiliar resolução de conflitos na comunidade, principalmente relacionados a segurança, educação, violência doméstica e proteção a crianças e adolescentes.

Os assistentes sociais também devem planejar e colocar em prática diversos serviços sociais em prol da sociedade, integrando ou reintegrando indivíduos aos seus devidos meios.

O curso de Serviço Social tem duração média de 4 anos, no qual o estudante verá assuntos das áreas de sociologia, filosofia, teoria política e até mesmo disciplinas mais técnicas como economia.

Qual a sua importância?

Graças aos assistentes sociais, muitas crianças têm a oportunidade de ir à escola ou reaver os seus familiares. Em outros casos, elas podem ser encaminhados para abrigos para terem uma melhor qualidade de vida.

Além disso, esses profissionais garantem direitos constitucionais e institucionais à população, principalmente à parcela mais carente e que precisa de um maior amparo por parte do governo.

Muitos profissionais de assistência social também realizam atividades de pesquisa e estudos sobre a realidade social do país ou da região em que o profissional atua, conseguindo assim encontrar problemas pontuais e planejar soluções mais personalizadas e efetivas.

Serviço social o que faz esse profissional?

O assistente social pode trabalhar como autônomo, prestando consultoria na área de políticas sociais para empresas, bem como integrar equipes em instituições privadas e ONG’s.

O profissional ainda pode atuar de forma interna em hospitais, escolas, creches, unidades de saúde e em órgãos públicos. A demanda por esse tipo de profissional é grande, principalmente por conta da desigualdade de renda enfrentada no País.

Também é possível encontrar oportunidades no exterior, seja atuando com empresas estrangeiras ou lidando com refugiados no Brasil. Entretanto, é necessária uma qualificação extra para lidar com problemas sociais de outra localidades.

Portanto, entender o que é serviço social, sua importância e como atua, ajudará a compreender como essa profissão é necessária para a sociedade, auxiliando na escolha daqueles que pensam em seguir essa carreira.

O que achou dessa profissão? Acesse o nosso site e conheça mais sobre a faculdade de Serviço Social e de várias outras áreas!