Aviso

MULTIVIX NA QUARENTENA - Tudo que você precisa saber para continuar seus estudos. CONFIRA!
  • Blog
  • Saiba qual é a função da engenharia de produção

Saiba qual é a função da engenharia de produção

Saiba qual é a função da engenharia de produção

O curso de Engenharia de Produção parece ser uma aposta segura, entre os tipos de engenharia existentes, para alcançar uma carreira de sucesso. Em resumo, o engenheiro de produção é quem cuida dos processos de produção necessários para o funcionamento das empresas.

Se você deseja fazer a faculdade de Engenharia de Produção, precisa entender que o principal trabalho desse profissional é alcançar alta produtividade, otimizar recursos e reduzir custos de maneira sustentável. Como em qualquer outro segmento de mercado, existem inúmeras funções que o engenheiro de produção pode exercer. Continue acompanhando este post e descubra quais são elas!

Logística

Aqui, o engenheiro de produção trabalha no gerenciamento de transporte e manuseio, armazenamento e controle de estoque de produtos e insumos. Ele trabalha em cargos nas áreas de gerenciamento da cadeia de suprimentos, gerenciamento de inventário, análise de sistemas de logística, transporte e distribuição de produtos etc.

Dependendo do tamanho da empresa, ainda há espaço para o desenvolvimento de instrumentos de pesquisa operacional, para melhorias nos sistemas de logística e também para a logística reversa, cujo objetivo é distribuir material descartado para a devolução de bens utilizáveis ​​ao ciclo de produção.

Operações

Esta área se concentra em projetos, operações e melhorias no sistema que compõem os principais produtos da empresa – bens ou serviços. As áreas de atuação mais destacadas incluem produção, planejamento e controle, manutenção e segurança, e organização industrial.

Qualidade

Outra opção para quem quiser fazer o curso de Engenharia de Produção, é o de especialista – que cuida dos sistemas de gestão da qualidade, incluindo planejamento, projeto e controle. Além de processos focados na qualidade de produtos e serviços, o especialista observa a execução de processos dentro dos padrões, certificações de qualidade, confiabilidade e segurança do meio ambiente.

Produto

O especialista é dedicado a ferramentas e processos inovadores para a introdução de novos produtos desde o lançamento no mercado. Isso inclui projetar e desenvolver o produto, criar e testar protótipos, calcular custos, planejar e coordenar atividades de lançamento etc.

Sustentabilidade

Nesta área, o engenheiro de produção lida com o uso de recursos naturais, tratamento de resíduos e reciclagem, bem como a implementação de sistemas de gestão ambiental. Trabalha sempre de acordo com os princípios de sustentabilidade, proteção dos recursos naturais e responsabilidade social. O setor também possui vários sub-departamentos, como gestão ambiental, responsabilidade social, desenvolvimento sustentável etc.

Essas são algumas das oportunidades de carreira para quem pretende fazer o curso de Engenharia de Produção. No Brasil, um engenheiro de produção formado em uma dessas áreas ganha, em média, entre R$3.000,00 e R$9.500,00. No entanto, esses valores mudam dependendo do tamanho da empresa e da experiência profissional.

Além disso, vale a pena destacar a importância de escolher uma instituição de ensino bem avaliada pelo MEC (Ministério da Educação). Dessa maneira, você receberá um diploma que será reconhecido no mercado de trabalho, fator que aumenta consideravelmente as suas chances de conseguir boas oportunidades.

Gostou das nossas dicas? Então, baixe agora o nosso e-book sobre Engenharia de Produção e aumente ainda mais seus conhecimentos sobre a área!