• Blog

Saiba onde atuar fazendo o curso de Direito

A boa notícia é que as oportunidades de emprego para os advogados que acabam de sair da faculdade de Direito devem crescer 9% nos próximos dez anos, aproximadamente a média de todas as outras ocupações profissionais. A demanda por trabalho legal deverá continuar, já que indivíduos, empresas e todos os níveis de governo exigem serviços jurídicos em muitas áreas.

Embora os escritórios de advocacia continuem entre os maiores contratantes, muitas grandes corporações estão aumentando seus departamentos jurídicos internos para cortar custos com causas trabalhistas e outros tipos de despesas derivadas, em grande parte, da falta de uma assessoria jurídica próxima aos setores de contratos e recursos humanos.

Para muitas empresas, o alto custo da contratação de advogados externos e de suas equipes de suporte torna mais econômico transferir o trabalho para o departamento jurídico interno. Essa mudança levará a um aumento na demanda por advogados em uma variedade de ambientes, como empresas financeiras e de seguros, empresas de consultoria, provedores de assistência médica e em muitos outros ramos.

Leia na sequência quais são os caminhos possíveis para o profissional que busca uma especialização em Direito.

Perspectivas de emprego para os advogados

À medida em que a profissão jurídica evolui, o aumento da segmentação e especialização das atividades industriais levou a uma ampla gama de subespacialidades. Os advogados podem se especializar em uma ou várias áreas de nicho, que vão desde práticas comuns, como lei trabalhista e contencioso cívil, ou atuar em tópicos específicos como lei ambiental, lei de execução hipotecária, entre outros.

Ambiente de trabalho

A maioria dos advogados trabalha em escritórios de advocacia, órgãos setoriais do governo e grandes corporações. Os advogados, na maioria dos casos, desfrutam de escritórios luxuosos, ampla equipe de apoio e uma variedade de benefícios, que vão desde auxílio-alimentação a descontos em eventos.

Os advogados recém-contratados, conhecidos como associados, devem avançar dentro de sua empresa ou serão forçados a sair, uma prática comumente conhecida como “para cima ou para fora”. Mas tudo bem se isso acontecer com você, já que muitos que deixam os escritórios de advocacia podem encontrar trabalho como consultor interno em empresas, agências governamentais ou serem advogados autônomos, criando seu próprio escritório.

Áreas de especialização em Direito

Para os estudantes de Direito, as oportunidades estão em entender o que está impulsionando o mercado, identificando uma carreira específica, bem como buscando o trabalho do curso e as oportunidades de aprendizagem experiencial que melhor os preparem para estarem pronto para a prática.

Veja abaixo alguns dos cursos de pós-graduação oferecido pela Multivix, destinados a quem busca adaptar-se à nova era do Direito, encontrando seu nicho no âmbito de um setor em crescimento:

Carreiras relacionadas

• Árbitros, mediadores e conciliadores: facilitam a negociação e o diálogo entre partes em disputa para ajudar a resolver conflitos fora do sistema judicial;

• Juízes, auditores e oficiais de audiência: aplicam a lei, como no caso dos juízes e dos oficiais de audiência, supervisionando o processo legal nos tribunais, e dos auditores, que podem atuar no âmbito administrativo ou judicial, realizando pareceres e/ou fiscalizações. A depender do campo escolhido, também se realizam audiências pré-julgamento, resolvem-se litígios administrativos, facilitam-se negociações entre partes opostas, emitem decisões legais, dentre muitas outras atividades relacionadas

• Assistentes ou assessores jurídicos: executam uma variedade de tarefas para apoiar advogados, promotores, procuradores e outros, incluindo a manutenção e organização de arquivos, a realização de pesquisas jurídicas e a elaboração de peças, pareceres e outros documentos jurídicos.

Caso esteja interessado em dar um passo a frente na sua carreira de Direito, leia mais sobre “Quanto custa a faculdade de Direito“, e não se esqueça de se informar com relação às ofertas de cursos de graduação e pós-graduação da Multivix para a área de especialização e de atuação que deseja conquistar.