Ícone do site Faculdade Multivix

Qual faculdade combina comigo?

Segundo a Associação Americana de Psicologia, mais de um terço dos universitários do primeiro ano de faculdade sofrem com algum tipo de transtorno psicológico, sobretudo de ansiedade.

Essa realidade também se confirma no Brasil, segundo a Associação Nacional dos Dirigentes das Instituições Federais de Ensino Superior: 8 em cada 10 estudantes no Brasil já sofreram com ansiedade, desânimo, insônia ou instabilidades emocionais durante a faculdade. E boa parte desses problemas reside numa mesma dúvida: se você escolheu o caminho certo a seguir.

Fique tranquilo… Ao longo deste texto nós vamos conversar a fim de chegar à uma conclusão a partir da seguinte pergunta: Qual faculdade combina com você?

Como escolher a faculdade ideal

Para auxiliar nessa jornada e desenvolver uma boa escolha de curso superior, é importante se atentar a algumas dicas preciosas:

Continue lendo este texto, pois vamos conversar agora sobre cada uma dessas etapas. Está preparado?

Então vamos lá!

Saiba, de início, do que você não gosta

Não se preocupe em definir um curso de imediato, uma disciplina ou uma carreira. Comece pelo mais simples: do que você não gosta? Quais áreas você não possui nenhuma afinidade? Quais profissões você não teria?

Eliminando aquilo que não combina com você, será mais fácil reduzir o leque de opções e começar a ter uma visão mais clara da situação.

Liste suas habilidades pessoais

Seu curso precisa combinar com você. E sua profissão precisa refletir o que você tem de bom como característica e talento. Nesse sentido, alguns testes de habilidades como este aqui, podem ajudar a descobrir alguns caminhos e certas tendências.

Mas, acima de tudo, pense: o curso que penso em escolher potencializa minhas principais qualidades?

Converse com pessoas da área

Se seu objetivo é adentrar em uma carreira, nada melhor do que dialogar com quem já esteja atuando nela. Nesse sentido, é importante que você procure saber alguns detalhes práticos:

O ideal é que você consiga alguém disposto a abrir o jogo sobre a realidade. Assim será mais fácil enxergar seu possível futuro.

Pense na carreira e não apenas no curso

Um erro comum na escolha da faculdade é mirar apenas nos anos de curso que estão por vir. Muita gente pensa somente a curto prazo e esquece que, na prática, o que vem depois (ou seja, o mercado de trabalho) é ainda mais importante.

Portanto, veja se sua escolha te levará à profissão que você realmente gostaria de exercer, bem como se aquela realidade te agrada no longo prazo. Lembre: a faculdade logo passará. Já a carreira, pode ser uma companhia de décadas.

Encaixe sua carreira num projeto de vida

De nada adianta o curso, a faculdade ou a profissão se tudo isso não estiver antenado com um projeto de vida criado por você. Nesse sentido, é importante pensar:

1. O que vem primeiro na sua prioridade: carreira ou constituição de família?
  2. Você ficaria longe das pessoas que ama para investir em estudos e trabalho?
  3. Até que ponto você renunciaria as coisas que gosta para encarar desafios acadêmicos e profissionais?
  4. A remuneração geral daquela profissão é compatível com a vida que você pretende?

Planejar um projeto de vida deve ser o ponto inicial. Sua faculdade e sua vida profissional devem ser complementares ao projeto, e não o contrário.

Desejo sorte em sua escolha!

Até mais.