Blog EAD

Qual a diferença entre ensino à distância e presencial?

Muitos estudantes ainda sofrem com a dúvida entre estudar no modelo tradicional ou investir em um curso EaD. As modalidades são bastante diferentes e podem gerar resultados diversos no aprendizado final.

Neste texto, você irá conferir algumas diferenças entre o modelo de estudo à distância e presencial, além de conhecer um pouquinho de como é o modelo de ensino EaD da Multivix.

Flexibilidade no EaD Multivix

No EaD da Multivix, o aluno pode estudar na hora que quiser, visto que todas as aulas são ministradas online e ficam gravadas no AVA (Ambiente Virtual de Aprendizagem).

Por outro lado, no modelo presencial o aluno precisa se deslocar até a faculdade para estudar, seguindo horários já determinados para cada aula e disciplina.

Caso o aluno do ensino presencial perca uma aula, precisará pegar anotações com seus colegas ou estudar por conta própria. Além disso, se ele tiver um número considerável de faltas, poderá ser reprovado na matéria.

Preço

O preço de uma faculdade presencial ou no modelo à distância varia bastante, inclusive para o mesmo curso. As mensalidades de uma faculdade EaD são mais em conta, já que os gastos para se produzir as aulas é menor.

Os cursos presenciais particulares possuem um preço mais elevado devido aos gastos com a manutenção dos espaços e dos materiais que são utilizados durante a aula. Além disso, existem os gastos com a manutenção da própria instituição, que acaba sendo mais cara que os polos à distância.

Existe, ainda, a possibilidade de estudar gratuitamente em uma faculdade pública, entretanto, as vagas são bastante competitivas (tanto para as vagas reservadas ao vestibular quanto pelo ENEM).

Acessibilidade

Pelo fato de os polos serem mais fáceis de serem feitos do que uma faculdade, é possível encontrar cursos EaD em cidades interioranas, nas quais não existem universidades próximas.

Ou seja, se você não fazia faculdade antes por não ter condições de se mudar para uma cidade maior, seus problemas acabaram! O EaD é a oportunidade perfeita para você ter um diploma no ensino superior com a mesma qualidade de estudo do ensino presencial.

Além disso, o EaD também pode ser a solução para as pessoas que:

• Tem dificuldade de conciliar horário de trabalho e de estudo
  • Precisam cuidar dos filhos
  • Trabalham de escala
  • Viajam muito a trabalho

E por aí vai…

Contato com os professores

No ensino à distância, os professores podem ser contactados por meio da plataforma do curso. Também é possível tirar dúvidas em tempo real, caso existam aulas ministradas ao vivo por meio das lives.

Em uma faculdade presencial, os alunos podem conversar com seus docentes durante o seu período de aula ou enquanto estiverem na faculdade. Eles poderão tirar dúvidas ou pedir ajuda referentes às atividades em tempo real.

É muito importante que o estudante não tenha receio de buscar ajuda dos seus mestres, já que o fato de não entender uma parte da matéria poderá comprometer todo o seu rendimento ao longo do curso.

Realização de atividades

As atividades e projetos em instituições tradicionais são feitos durante a aula e em casa. Depois de prontos, poderão ser apresentados para a toda classe ou entregues ao professor. Eles ainda poderão valer pontos somados à nota final do estudante para determinada matéria.

Já no ensino EaD da Multivix, as atividades são feitas no próprio AVA e entregues para correção também por meio da plataforma. Elas também valerão notas que serão somadas à média da matéria. Ou seja, o aluno EaD não é prejudicado.

As provas dos modelos à distância são feitas presencialmente, dentro da instituição ou nos polos de apoio. Essa é uma forma de evitar fraudes e cópias das avaliações, que devem medir o real conhecimento do aluno.

Portanto, o ensino à distância acaba trazendo mais praticidade e economia para o estudante, que pode estudar quando e onde quiser e ter a mesma qualidade de ensino que na modalidade presencial (lembrando que os diplomas também contam com a mesma validade).

Além disso, o aluno que opta por fazer a faculdade EaD desenvolve habilidades pessoais que são altamente valorizadas no mercado de trabalho hoje em dia como: disciplina, foco, determinação e gerenciamento de tempo.

Quer conhecer outras vantagens de se fazer um curso EaD? Então leia esse nosso outro artigo e venha para o lado “à distância” da força!