Ícone do site Faculdade Multivix

Quem é formado na Licenciatura em Letras trabalha com o quê?

Curso de Letras

Muitos candidatos interessados em cursar a Licenciatura em Letras podem pensar que a profissão é voltada apenas para a docência, formando professores para as aulas de Português ou demais línguas estrangeiras – a atuação mais comum desse profissional -, mas a formação é mais ampla que isso. Entenda mais sobre esse mercado!

Neste post, você irá encontrar os seguintes tópicos:

Boa leitura!

O que se aprende na Licenciatura em Letras?

Ao iniciar uma Licenciatura em Letras, você encontrará um curso dedicado ao estudo do idioma escolhido. Em alguns casos, o idioma de formação é escolhido na hora de realizar a matrícula.

Nesse sentido, o estudante irá passar por diversas matérias ao longo dos anos de estudo e os conteúdos serão tanto teóricos, mais ligados aos fatores históricos do idioma, quanto aos conhecimentos técnicos da profissão.

Por conta de seu cunho educacional, a grade do curso também conta com matérias ligadas à didática e demais métodos da educação no geral, para preparação na atuação de sala de aula.

Por fim, nos últimos períodos o estudante também passa por estágios obrigatórios que podem ser feitos em escolas, com turmas do ensino fundamental e médio. Neste momento, é possível vivenciar a área de educação.

Trabalhando na sala de aula

O campo de atuação mais popularmente conhecido desse profissional é como professora de Português ou Línguas Estrangeiras – as mais comuns são Inglês e Espanhol.

Como dito no tópico acima, é possível lecionar para turmas de Ensino Fundamental e Médio. Quem escolha essa área após a formação, encontra boas oportunidades de emprego, afinal, todos precisam de professores.

Por isso, grande parte dos concursos públicos são voltados para a área educacional e ainda existe as opções de instituições particulares.

Igualmente, se você quer atuar como professor, porém de nível superior, também é possível. Entretanto, para isso é necessário conquistar títulos de Pós-graduação, Mestrado e em caso de universidades, até mesmo Doutorado.

Em contrapartida, para quem é interessado na Licenciatura em Letras, mas não tem o objetivo de trabalhar em escolas, também é possível encontrar outras formas de atuação.

As demais formas de atuação

Além da sala de aula, o profissional formado em Letras pode optar por trabalhar em outras áreas que também necessitam o extenso conhecimento em idioma.

E aí, gostou de receber essas informações? Caso esse seja seu curso de interesse e tenha ficado alguma dúvida, a Multivix montou um material completo para você. Confira!

Em conclusão, todas as atuações citadas irão exigir que o profissional escreva bem e entenda de todas as regras gramaticais da língua estudada, sendo responsável por criar ou melhorar as produções textuais e linguísticas.