Ícone do site Faculdade Multivix

Quais carreiras seguir na área jurídica

direito-carreiras-multivix.jpg

direito carreiras multivix

A graduação em Direito ainda é muito associada à formação de um advogado. Mas essa é apenas uma dentre as opções que o formando tem de carreiras para seguir na área jurídica. Ao conhecer melhor o curso e as informações que são adquiridas nesse período, é possível entender melhor as possibilidades de profissão.

Você já deve saber que o curso de Direito é um dos mais antigos e tradicionais do Brasil. Não atoa, o número de estudantes interessados e egressos nas faculdades cresce de maneira exponencial, ano após ano.

No entanto, o que não é tão comum quanto o curso é o leque de variedades nas áreas de atuação que o formando pode atribuir. As possibilidades são inúmeras, desde advocacia (e as especializações) até procurador público, por exemplo. Quando se fala em especializações, podemos citar as áreas como:

… e muitas outras!

Mas não para por aí. Como comentado acima, o Direito vai muito além da advocacia. Portanto, conheça abaixo algumas opções de carreira para atuar nessas áreas. Lembrando que todas exigem conhecimento das leis e disponibilidade para analisar e atuar na resolução de conflitos.

Advogado

Apesar de não ser a única possível profissão de um bacharel em Direito, o exercício da advocacia não poderia faltar. Esse profissional faz uso das leis para auxiliar na resolução de conflitos de interesse. Para exercer essa função, o bacharel precisa ser aprovado na OAB – Ordem dos advogados de São Paulo.

Consultor jurídico

Esse profissional pode trabalhar no setor público ou privado. Ele dará assessoria sobre questões relacionadas a parte jurídica. O consultor deverá auxiliar a empresa a manter todos os trâmites legais em suas operações.

Juiz

O juiz é quem julga os conflitos de interesse com base na lei. Sua profissão é de grande importância para a sociedade e por isso requer muita responsabilidade.

Como ser juiz?

Após se formar em Direito, ser aprovado pela OAB e atuar por alguns anos na área jurídica, o interessado deve prestar um concurso público para o cargo.

Promotor

Aqui o profissional é obrigatoriamente do setor público. Atua na defesa da sociedade e de seus interesses. Para chegar a esse cargo, além do processo citado na profissão anterior – graduação, aprovação OAB, período de trabalho na área jurídica, concurso público – soma-se um estágio probatório.

Delegado de polícia

Essa área também é pública e o especialista fica responsável pelas ocorrências de sua delegacia, investigando os crimes e queixas. Pode escolher entre civil, militar e federal.

E como ser um delegado? Mais uma vez, por meio de concurso público.

Procurador público

Defende os interesses do governo, tanto do Estado ou Federal. Trabalha com causas que interferem na sociedade como um todo: ações contra empresas que não pagam impostos, mandato para desocupação de imóveis, tráfico de drogas, entre outros.

Desembargador

Para esse cargo não precisa de concurso público, mas isso porque ele é concedido como uma promoção para um juiz ou para quem exerça outro cargo jurídico dentro do Ministério Público. Esse profissional é responsável pela aprovação ou não de um habeas corpus, causas que envolvam leis federais e outras.

 

Inscreva-se no vestibular Multivix.

Sair da versão mobile