Prouni: como garantir sua vaga no ensino superior

De acordo com o Governo Federal, o Prouni já deu acesso ao ensino superior para mais de 2 milhões de estudantes em todo o Brasil. Por conta desse sucesso, o programa tornou-se uma excelente oportunidade para diversas pessoas realizarem o sonho de ter uma formação de ensino superior e entrar no mercado de trabalho.

O que é ProUni?

Iniciado em 2005, o Programa Universidade Para Todos – ou apenas Prouni – é um projeto desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC) com base na Lei 11.096. Seu objetivo é simples: promover a inclusão social ao oferecer bolsa de estudo para que estudantes de baixa renda possam estudar em universidades particulares.

Veja se você pode concorrer a uma bolsa do Prouni

Como dito, o Prouni atende apenas a estudantes de baixa renda que tenham realizado o ensino médio completo na rede pública, ou em escolas particulares como bolsistas integrais. O auxílio concedido é analisado conforme a renda familiar bruta per capita. Entenda:

1. Bolsa Integral: o auxílio que cobre 100% do valor total da mensalidade se estende para as pessoas cuja renda familiar per capita (por pessoa) máxima seja de um salário mínimo e meio. Assim, os estudantes podem cursar uma graduação inteira gratuitamente.
  2. Bolsa Parcial: o auxílio de 50% na mensalidade é concedido para estudantes cuja renda familiar per capita (por pessoa) máxima seja de até três salários mínimos. Por apenas custear metade da mensalidade, a outra deve ser paga pelo aluno. Entretanto, ele pode optar por realizar um financiamento estudantil, como o Fies, para custear a outra metade.

Poucos sabem, mas portadores de deficiência podem requerer o benefício do Prouni com a intenção de realizar uma faculdade em uma instituição privada. Isso ocorre por conta de um sistema de cotas que também inclui cidadãos autodeclarados indígenas, pardos ou pretos. O que mantém o cerne do programa de inclusão social para todas as pessoas.

Professores da rede pública de ensino também têm acesso a bolsas oferecidas pelo Prouni para cursos de licenciatura ou pedagogia. Eles não necessitam da comprovação da renda familiar, a única exigência é que façam parte do quadro docente de uma instituição.

Como funciona o ProUni?

Além de ter realizado o ensino médio completo em escola pública, ou estar em um dos grupos especiais citados acima, o candidato ao Prouni precisa obrigatoriamente prestar o Exame Nacional de Ensino Médio (Enem). Para requerer a bolsa, o aluno necessita ter uma média de 450 pontos e não ter zerado a redação.

Após a divulgação das notas do exame, os interessados precisam realizar uma inscrição no portal do Prouni conforme calendário amplamente divulgado pelo Governo Federal. O acesso é feito por meio do número de inscrição da última edição do Enem, e em seguida informar os dados sobre a renda familiar e sobre a escolaridade.

Após finalizar o cadastro, o estudante pode escolher entre as duas opções de curso com vagas disponíveis. Durante o período de inscrição, ele pode realizar outras mudanças, visando as graduações e instituições que melhor atendam suas exigências, ou que possam estar dentro da sua nota de corte com base na pontuação no Enem.

Entenda a diferença entre ProUni e FIES

É comum que algumas pessoas confundam o ProUni com o FIES, que também é utilizado como forma de entrada para a faculdade. Entretanto, diferentemente do ProUni – programa que oferece bolsas de 50% e 100% em faculdades privadas – o FIES, como o próprio nome já diz, trata-se de um Financiamento ao Estudante do Ensino Superior.

E como funciona esse financiamento?

Por meio do FIES, você só começa a pagar a faculdade depois que estiver formado. Isso porque entende-se que, ao formar, você será inserido no mercado de trabalho e, com isso, terá estabilidade financeira para então arcar com seu curso.

Podem participar do FIES:

• quem tem renda per capita mensal familiar de até 3 salários mínimos (para financiamento integral) ou até 5 salários mínimos (para financiamento parcial);
  • quem já fez alguma edição do ENEM a partir de 2010, que tenha obtido nota mínima de 450 pontos e não ter zerado a redação;
  • e também quem possui o benefício de bolsas parciais do ProUni.

É possível utilizar FIES e ProUni juntos?

Como o ProUni é um programa que oferta bolsas e o FIES é um financiamento para ajudar a pagar a faculdade, é possível, sim, unir os dois. Entretanto, só acontece nos casos em que o beneficiário do ProUni possui bolsa parcial (de 50%). Dessa forma, FIES financia o restante da mensalidade.

Para combinar os dois auxílios estudantis, é preciso confirmar se a instituição escolhida e o respectivo curso pelo qual você foi contemplado pelo ProUni possui vagas para financiamento.

Além disso, você também precisa participar do processo seletivo do FIES.

Como são feitas as matrículas no ProUni

Com o encerramento das inscrições, o Prouni analisa as notas dos candidatos e seleciona os estudantes que tiverem melhores notas naquela instituição e cursos escolhidos pelo candidato. Após a divulgação do resultado, o aluno selecionado pode realizar a matrícula na instituição desejada com os documentos necessários e comprovantes que dão direito à bolsa.

Caso a nota tenha sido insuficiente para passar, o programa também possui um processo com Bolsas Remanescentes. Desta forma, o estudante tem a chance de conseguir uma nova oportunidade após a primeira ou segunda chamada.

Sem dúvidas, o Prouni oferece uma excelente oportunidade para uma camada da população brasileira que não teria condições financeiras para cursar uma graduação. E no futuro, esses egressos terão melhores oportunidades no mercado de trabalho.

Agora que você já conhece como funciona o Prouni, por que não utilizar essa bolsa de estudos para realizar uma das graduações da Multivix?