• Blog
  • Professor da Multvix participa de Câmaras técnicas da AESBE

Professor da Multvix participa de Câmaras técnicas da AESBE

Faculdade Multivix possui no quadro de acadêmico o Professor Edmar José Zorzal que é Gerente Financeiro da CESAN e membro e coordenador ativo das Câmaras técnicas da AESBE.

O Professor do curso de Ciências Contábeis do campus de Cariacica e Vila Velha Edmar José Zorzal que também é Gerente Financeiro da CESAN, é membro e coordenador ativo das Câmaras técnicas da AESBE e contribui para melhorias no setor de Saneamento.

Composta por 55 membros das áreas financeiras e contábeis das 25 Companhias Estaduais de Saneamento, a Câmaras técnicas foi criada em 2006 e desde a implementação este grupo tem contribuído para a modernização das empresas do segmento. Em 2017, a CTCF se reuniu por duas vezes – julho e outubro. Foi nesse ano que a referida Câmara criou o Parecer Técnico que apresenta critérios que proporcionam às empresas do setor desenvolver um

Único discurso em relação à forma de apuração dos seus tributos, tanto do ponto de vista legal, quanto jurisprudencial.

Ainda em 2017, a Câmara iniciou o trabalho de execução do Manual de Alocação dos Custos Indiretos de Produção e Despesas Estruturais e Corporativas para as Atividades de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário. O objetivo é orientar os usuários nas práticas de contabilidade de custos nas empresas estaduais de saneamento básico, especificamente com relação a técnicas, critérios e procedimentos de alocação das receitas, com base nas diretrizes da Lei de Saneamento 11.445 de 2007. O trabalho será concluído no primeiro trimestre de 2018 e entregue às empresas associadas à Aesbe.

“Como membro e coordenador, vejo a CTCF como um espaço de discussão e troca de experiências das principais temáticas que envolvem as áreas contábil e financeira das empresas associadas à Aesbe.

A partir dessas discussões, em 2017 foram elaborados as estratégias para o desenvolvimento de trabalhos como o “Manual de Alocação de Custos e Despesas” e o “Parecer Técnico sobre impostos e contribuições”. Entendo que as reuniões proporcionam de forma mais rápida e eficaz a troca de experiências. Consequentemente, com esse benchmarking, os processos das empresas passam por melhorias a um baixíssimo custo se comparados com a contratação de consultoria. Foi durante os nossos encontros anuais que constatamos que as empresas de saneamento básico desempenham a mesma atividade social, porém, a despeito de todas as semelhanças, divergem em muitos aspectos na apuração do Imposto de Renda – IRPJ, Contribuição sobre o Lucro Líquido – CSLL e, especialmente, Contribuição ao PIS e Confins. ”

Baixe o aplicativo:

A Faculdade Multivix está presente de norte a sul do Estado do Espírito Santo, com campus em Cachoeiro de Itapemirim, Cariacica, Castelo, Nova Venécia, São Mateus, Serra, Vila Velha e Vitória. Além de diversos polos de educação a distância.