Aviso

AVISO - Confira o caderno de prova e gabarito do Processo Seletivo 2020/1. Confira
  • Blog
Pós-graduação: o que escolher?

O que é melhor? Experiência ou conhecimento? E que tal se for possível unir os dois? Os cursos de pós-graduação proporcionam um aprendizado específico em um ambiente onde a prática e troca de experiências são valorizadas.

Além de ajudar num melhor posicionamento de mercado, uma pós permite que o profissional amplie o conhecimento na área melhorando o seu desempenho e consequentemente o da empresa onde atua.

Por que fazer uma pós-graduação?

É comum profissionais atuantes descartarem uma especialização na área por entender que o dia a dia já supre essa necessidade. De fato, nada como aprender na prática aquilo que você estudou durante anos na graduação.

Mas é também na prática que o profissional percebe as diferentes possibilidades de atuação e qual necessita de uma aprofundamento maior. Exemplo: um jornalista pode tanto trabalhar em veículos de mídia tradicionais (jornal, revista, rádio, TV) como em comunicação institucional.

E o mercado também pede cada vez mais profissionais especializados em alguma área. Com as diversas ramificações das profissões, saem na frente aqueles que detêm maior conhecimento sobre determinado assunto.

Quais as vantagens?

Como mencionado, em um mercado tão competitivo, se destaca aquele com algum diferencial. Um profissional de RH pode desempenhar diferentes funções. Já o profissional com uma pós em Gestão de Recursos Humanos pode atuar em diferentes atribuições com um ganho do conhecimento extra adquirido na especialização.

Outra vantagem, também relacionada ao mercado, é que o profissional pode se valorizar ainda mais. Na busca por vagas, ou até mesmo uma promoção na empresa, quando mais específicas forem as atribuições maiores serão as chances do funil favorecer quem possui conhecimentos mais direcionados e menos genéricos.

Para quem já trabalha, a busca pela continuidade dos estudos é sempre muito bem vista pela empresa. Isso mostra o interesse do funcionário em se qualificar e consequentemente trazer bons resultados para a instituição em que atua.

O que cursar na pós-graduação?

Um ponto positivo da pós-graduação é que nem sempre precisa ser algo relacionado a sua graduação. Você pode ser um Arquiteto e cursar Comunicação e Marketing, por exemplo.

O que vai orientar essa escolha é o interesse pela especialização em determinada área. Seja para trazer mais conhecimento para o cargo atual ou como investimento em um outro campo de atuação no futuro.

Se você cursou administração, uma opção de pós seria a de Gestão Empresarial, onde aluno aprende sobre práticas gerenciais e empresariais contemporâneas. Outra excelente escolha seria o curso de Gestão Financeira e Controladoria, que não é voltado apenas aos profissionais graduados em finanças.

Aproveite para pesquisar e tirar dúvidas sobre os diversos cursos superiores clicando aqui.

Inscreva-se no vestibular Multivix.