Ícone do site Faculdade Multivix

Entenda por que você deve fazer uma pós-graduação

Pós Graduação na Multivix

A formação superior deixou de ser um diferencial e se tornou uma obrigação. Ter um único curso no currículo já não garante efetividade na busca por uma vaga de emprego. Por isso, para se destacar nos processos seletivos os profissionais precisam impulsionar suas carreiras por meio de cursos de pós-graduação.

Ao buscar uma especialização o profissional passa a mensagem, para o mercado de trabalho, de que é alguém que está em constante atualização e entende, com profundidade, sobre sua área de atuação. Além, é claro, de estar mais preparado para atuar na área que escolheu para se tornar um especialista.

Mas, será mesmo que essa ideia se traduz em resultados reais? É isso que veremos neste texto.

Seu salário pode aumentar até 118% com uma pós

A afirmação é de acordo com a 54ª edição da Pesquisa Salarial. Em outras palavras, quanto mais especializado você é, mais a empresa entende que sua capacitação profissional merece ser recompensada, aumentando assim, os recebimentos mensais

Esses valores variam bastante dependendo do cargo ocupado. MBAs, por exemplo, podem impulsionar o salário de supervisores e coordenadores em até 53,7%. Por outro lado, trabalhos de formação técnica podem ter uma valorização de 10% com a especialização.

Vagas melhores para profissionais com pós-graduação

Outro ponto que também chama a atenção para os benefícios da pós-graduação é em relação aos cargos oferecidos para profissionais com esse nível de formação. Segundo o site VAGAS, 70% das oportunidades de emprego para essas pessoas são para atuar como pleno, sênior ou em supervisão e coordenação da empresa.

Em outras palavras, cargos mais estratégicos, com menor nível de trabalho operacional e salários elevados. Essa informação mostra que os profissionais com pós-graduação já são requisitados para assumirem cargos de destaque dentro das companhias.

Recolocação na carreira ou mudança de área

Nem sempre gostamos da área em que trabalhamos. Isso acontece por diversos motivos, como um erro na escolha da carreira, pela monotonia ou pelo desânimo depois de executar a mesma função repetidamente.

Entretanto, mudar de carreira pode ser uma missão difícil. Muitas vezes é preciso desenvolver novas competências sem abandonar seu trabalho atual que serve como fonte de renda durante essa mudança. Buscar uma graduação para fazer isso é difícil, já que a formação demanda muito tempo e dinheiro.

Por outro lado, a pós-graduação é uma opção mais rápida, que permite que o profissional consiga se colocar dentro do seu campo de atuação, mas em uma área diferente — o que é, em grande parte das vezes, o que a pessoa realmente está buscando.

E é na pós-graduação que o profissional consegue definir um área específica de atuação, tornando-se um especialista no assunto e garantindo mais chances de maior credibilidade na disputa por vagas.

Sendo assim, fazer uma pós-graduação na Multivix é uma excelente alternativa para você que quer aumentar seu salário, conseguir uma vaga de emprego em cargos mais cobiçados ou mesmo mudar de carreira.

Por se tratar de cursos totalmente online e com disponibilidade para o aluno estudar quando e onde quiser, é ainda mais prático para quem tem uma rotina corrida de trabalho e demais responsabilidades.

Para fazer a escolha certa na hora de buscar uma pós-graduação, leia nosso Guia de Especialização e saiba quais são as opções que a Multivix oferece!

Pós-graduação: o que escolher?

O que é melhor? Experiência ou conhecimento? E que tal se for possível unir os dois? Os cursos de pós-graduação proporcionam um aprendizado específico em um ambiente onde a prática e troca de experiências são valorizadas.

Além de ajudar num melhor posicionamento de mercado, uma pós permite que o profissional amplie o conhecimento na área melhorando o seu desempenho e consequentemente o da empresa onde atua.

Por que fazer uma pós-graduação?

É comum profissionais atuantes descartarem uma especialização na área por entender que o dia a dia já supre essa necessidade. De fato, nada como aprender na prática aquilo que você estudou durante anos na graduação.

Mas é também na prática que o profissional percebe as diferentes possibilidades de atuação e qual necessita de uma aprofundamento maior. Exemplo: um jornalista pode tanto trabalhar em veículos de mídia tradicionais (jornal, revista, rádio, TV) como em comunicação institucional.

E o mercado também pede cada vez mais profissionais especializados em alguma área. Com as diversas ramificações das profissões, saem na frente aqueles que detêm maior conhecimento sobre determinado assunto.

Quais as vantagens?

Como mencionado, em um mercado tão competitivo, se destaca aquele com algum diferencial. Um profissional de RH pode desempenhar diferentes funções. Já o profissional com uma pós em Gestão de Recursos Humanos pode atuar em diferentes atribuições com um ganho do conhecimento extra adquirido na especialização.

Outra vantagem, também relacionada ao mercado, é que o profissional pode se valorizar ainda mais. Na busca por vagas, ou até mesmo uma promoção na empresa, quando mais específicas forem as atribuições maiores serão as chances do funil favorecer quem possui conhecimentos mais direcionados e menos genéricos.

Para quem já trabalha, a busca pela continuidade dos estudos é sempre muito bem vista pela empresa. Isso mostra o interesse do funcionário em se qualificar e consequentemente trazer bons resultados para a instituição em que atua.

O que cursar na pós-graduação?

Um ponto positivo da pós-graduação é que nem sempre precisa ser algo relacionado a sua graduação. Você pode ser um Arquiteto e cursar Comunicação e Marketing, por exemplo.

O que vai orientar essa escolha é o interesse pela especialização em determinada área. Seja para trazer mais conhecimento para o cargo atual ou como investimento em um outro campo de atuação no futuro.

Se você cursou administração, uma opção de pós seria a de Gestão Empresarial, onde aluno aprende sobre práticas gerenciais e empresariais contemporâneas. Outra excelente escolha seria o curso de Gestão Financeira e Controladoria, que não é voltado apenas aos profissionais graduados em finanças.

Sair da versão mobile