Receba as novidades do nosso blog!

Fique antenado sobre várias profissões.

  • Blog
  • Faça um planejamento de estudos para a faculdade EAD

Faça um planejamento de estudos para a faculdade EAD

Faça um planejamento de estudos para a faculdade EAD

Os cursos da modalidade a distância, conquistaram os estudantes e, atualmente, tem grande procura no mundo todo. A versatilidade e praticidade do formato chamam atenção, mas muitos ainda não sabem a melhor forma de levar os estudos. Pensando nisso, preparamos um artigo completo para ser seu guia. Faça um planejamento de estudos para a faculdade EAD.

Neste artigo, você verá os seguintes temas:

  • A importância da gestão do tempo
  • Faça um planejamento da faculdade EAD
  • Um ambiente favorável faz a diferença
  • Independência = Responsabilidades
  • Você não está sozinho
  • Os principais erros

Boa leitura!

A IMPORTÂNCIA DA GESTÃO DO TEMPO  

Gestão do tempo tem sido um dos assuntos mais comentados nos últimos anos. Isso, porque vivemos em uma sociedade cada vez mais imediatista e com a agenda lotada, mas muitos se perdem nessa rotina desenfreada.

Quando se fala em educação a distância, a gestão do tempo é quase obrigatória. O modelo de ensino irá oferecer maior liberdade, então é preciso organizar a rotina para não se perder.

Uma dica é organizar seus compromissos/tarefas em uma agenda ou calendário e, claro, sempre mantê-los por perto para atualizar e ter controle dos seus dias.

Assim também, no canal Carreira em Foco da Multivix, o professor Gabriel Thebaldi explicou melhor sobre o assunto e trouxe mais dicas para te ajudar.

Dê o play e confira:

Aproveite e leia o artigo Técnica Pomodoro: melhore seus estudos com o método de 25 minutos. A técnica citada serve tanto para os próprios estudos, quanto para a otimização de demais tarefas da rotina. Experimente!

FAÇA UM PLANEJAMENTO DA FACULDADE EAD

Você pode até imaginar que é exagero ou que não precisa de um planejamento, mas posso afirmar que criar e manter uma rotina pré-definida vai te ajudar (e muito!) no EAD.

Em outras palavras, na realidade o planejamento do EAD não passa de uma organização dos seus estudos para manter o controle sobre eles.

Por exemplo: assim que receber sua grade e planos de aulas do semestre, faça escalas de horários de estudos. Em dias de provas ou se tiver dificuldades em alguma matéria específica, você pode reorganizar, conforme suas necessidades.

Para isso, conte com a ajuda de checklists ou planners, já é possível encontrar opções on-line para você personalizar da sua forma e inserir todas as informações que precisa.

De qualquer forma, o importante é ter esse planejamento. A dica é já produzir isso no início das aulas para manter seu foco e organização.

UM AMBIENTE FAVORÁVEL FAZ A DIFERENÇA

Assim como se importar com organização e planejamento dos estudos, o espaço utilizado para fazer sua faculdade EAD também deve ser bem pensado.

Procure sempre estudar em locais calmos, onde você possa ficar sozinho e não tenha interferências. Neste caso, lembre-se também de se livrar do celular e redes sociais.

Isso não quer dizer que uma faculdade EAD deve te demandar um belo escritório, repleto de acessórios e espaços incríveis, nada disso!

Entretanto, busque ter o mínimo de conforto para o seu próprio bem-estar e para que sua aprendizagem possa render mais.

Ah, e nada de estudar deitado ou algo do tipo. Garanta um espaço silencioso, cadeira confortável e um computador que funcione com tudo que você precisa para o curso.

Além disso, outro fator primordial é escolher uma faculdade que te dê apoio quando precisar. São anos de estudos, então preocupe-se em escolher um lugar como a Multivix, onde os alunos EAD encontram suporte em polos preparados.

INDEPENDÊNCIA = RESPONSABILIDADES

Anteriormente, citamos a liberdade oferecida pelo modelo a distância de ensino, mas essa liberdade gera a importância de ter responsabilidades.

Tanto no Presencial quando no EAD, a faculdade não será mais como a escola. Os professores irão te ensinar o passo a passo da profissão e tudo que você precisa saber como profissional, mas o seu sucesso dependerá, primeiramente, de você.

Sendo assim, é importante manter o foco na faculdade e seguir as orientações acima. Se organize, assista/leia todas as aulas e, também os conteúdos de apoio e se dedique.

Levando isso para o dia a dia, fica ainda mais prático: simplesmente, acompanhe as datas, os conteúdos, esteja ligado nas aulas e aos professores. No fim, sua formação será completa.

Para te ajudar no processo de aprendizagem, a dica é testar métodos de estudos. Assim, você poderá explorar sua aprendizagem e encontrar a técnica ideal para você aprender.

Entre eles, você pode usar a Técnica Pomodoro citada no segundo item ou Flash Cards. A Multivix disponibilizou modelos personalizados e ensinou mais sobre ele neste artigo.

Explore as oportunidades e meios que aparecem ao longo do curso. Existem muitas formas de otimizar seus estudos e deixar a faculdade EAD ainda melhor.

VOCÊ NÃO ESTÁ SOZINHO

Pode até haver esse sentimento em uma faculdade EAD, afinal, na prática você estudará sozinho, mas isso não quer dizer que faltará apoio nesse processo.

Primeiramente, procure por boas faculdades que ofereçam a estrutura que você precisa, como a Multivix que tem polos espalhados por vários estados brasileiros, tecnologia de ponta e ensino moderno.

Outra dica importante é contar com apoio de seus colegas. Hoje em dia, a distância não impede o contato. A turma pode montar um grupo de estudos on-line, por exemplo.

Da mesma forma, é comum encontrar grupos, fóruns ou páginas que discutem assuntos sobre sua profissional, dicas para as matérias da faculdade, conteúdos extras e muito mais!

Sempre procure por mais opções e pessoas que possa contar nessa trajetória. O compartilhamento de ideias será um ponto positivo para seu crescimento profissional.

OS PRINCIPAIS ERROS

Aproveitando o conteúdo repleto de dicas para os seus estudos, fique atento também nos principais erros que são cometidos por quem faz uma faculdade EAD e aprenda a fugir deles.

Você está se preparando para ser um profissional, então a formação fará total diferença no seu futuro e no seu sucesso (ou a falta dele) no mercado de trabalho. Fique atento!

  • Subestimar a faculdade EAD

Muitos escolham a faculdade EAD por acharem que o método pode ser “mais fácil” que o presencial, mas não é bem assim que as coisas acontecem.

O EAD garante sim um ensino mais PRÁTICO e FLEXÍVEL, mas isso não quer dizer que a faculdade perderá seu grau de dificuldade.

Acima de tudo, uma profissão demanda conhecimentos e habilidades específicas, pelas quais você precisa estudar e obter um aprendizado verdadeiro para trabalhar com isso no futuro.

Sendo assim, não subestime a faculdade EAD. Se dedique aos estudos e seja organizado para fazê-la sem dor de cabeça. Os estudos, tarefas e compromissos irão existir.

  • Falta de iniciativa

Como já falamos nesse artigo, uma carreira de sucesso após a formação vai depender da sua dedicação e isso já começa desde o primeiro período da faculdade.

Vá além do que seus professores pedem. Procure mais conteúdos, procure leituras na biblioteca, acompanhe as tendências da sua área, faça cursos extras e forma uma rede de relacionamento com profissionais que já estão no mercado.

Uma dica é procurar por estágio, grupos de estudos ou projetos ao longo do curso. O importante é não ficar parado.

Leia mais: 5 motivos para fazer uma faculdade EaD

Por fim, guarde essas dicas e lembre-se de aplicá-las na sua rotina da faculdade EAD. Um futuro cheio de oportunidades te espera!