Blog EAD Mercado de Trabalho

Perdeu a inscrição para o vestibular? Dê a volta por cima

Por mais que tentamos ter tudo sob controle, imprevistos acontecem. Alguns deles podem fazer com que percamos datas e ocasiões importantes, como, por exemplo, a inscrição para o vestibular. Outras vezes, mesmo estando inscritos no processo, por alguma circunstância, não conseguimos chegar no local das provas.

Se isso aconteceu com você, não perca as esperanças de entrar para a faculdade sem ter que esperar pelos próximos vestibulares abertos. Muitas instituições de ensino superior, públicas e privadas, têm realizado processos seletivos que dispensam as provas de vestibular. Vamos conhecê-los melhor.

Enem

Dentre as opções de ingresso no ensino superior que dispensam o vestibular, a maioria requer que o candidato tenha realizado o mais recente Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM).

Uma boa nota, é claro, garante mais chances, inclusive podendo ser usada para entrar na Multivix, incluindo a nota do ano anteriores. Não é por que você não precise fazer a inscrição para o vestibular por ter feito o enem que sua vaga esteja garantida. Você participará de um “concurso” pelas vagas. Para contar com essa possibilidade, você não pode ter zerado na redação e deve obtido no mínimo 450 pontos no exame.

Com o Enem em mãos, você tem dois caminhos: o Sisu e o ProUni.

Sisu

O Sisu (Sistema de Seleção Unificado) é para quem pretende entrar em uma faculdade pública, e perdeu o prazo da inscrição para o vestibular da mesma.

Por esse sistema, as instituições disponibilizam uma parte ou a totalidade de suas vagas via Enem. Ao se inscrever, o candidato escolhe 2 cursos, que podem inclusive ser de instituições diferentes, e aguarda a divulgação da nota de corte. Se conseguir a vaga, basta dirigir-se à instituição que o aprovou e efetuar sua matrícula.

Atenção: são previstas listas de espera até que a instituição preencha todas as vagas. É importante observar que as universidades podem fazer algumas exigências relativas à nota mínima em determinada área.

Fies

Imagine que você não consiga entrar na faculdade pelo Sisu. Ou pode ser que sua opção seja uma determinada faculdade particular, seja pelo seu renome ou localização. Mas também não pode arcar com o valor cobrado por essa faculdade. Há solução! E ela se chama Fies, um programa governamental de crédito estudantil.

Pelo Fies, você financia sua formação superior a juros baixos, e tem um bom prazo para efetuar o pagamento. Mas o Fies necessariamente dispensa a realização de provas?

Conclusão

A cada ano, mais faculdades particulares aplicam processos seletivos especiais baseados na avaliação do histórico escolar. Nesse caso, se você sempre foi um bom aluno, não terá que se preocupar com a inscrição para o vestibular. De fato, felizmente o modelo de avaliação no Brasil vem se flexibilizando, o que é um excelente avanço para os futuros universitários.

E com a forcinha do financiamento estatal para pagar seus estudos, seu futuro profissional está a caminho! Imagine que, antigamente, além das  limitações financeiras, você ainda precisava esperar um ano inteiro até a próxima avaliação.

Agora que você já entendeu melhor quais são as opções pra quem perdeu a inscrição para o vestibular, não deixe de conferir quais casos se aplicam à faculdade que você quer!