Ícone do site Faculdade Multivix

Faculdade de Medicina Veterinária: saiba tudo sobre a área

Faculdade de Medicina Veterinária

Happy young veterinarian woman with stethoscope holding and examining rabbit on ranch background. Bunny in vet hands for check up in natural eco farm. Animal care and ecological farming concept

Uma faculdade de Medicina Veterinária de qualidade é aquela que prepara o aluno com a diversidade de conhecimentos que a profissão demanda. Após a formação, é necessário ter uma carga de capacitação sólida, tanto no quesito teórico, quanto na prática dos cuidados com os animais.

Entretanto, esse leque de conhecimento também abrange as possibilidades de trabalho e oferece um mercado a todo vapor para o profissional formado na faculdade de Medicina Veterinária.

Da Biologia à inspeção sanitária, o candidato interessado no curso deve se preparar para estudar de tudo um pouco e embarcar no universo animal de cabeça.

Antecipe-se e saiba, neste artigo, o que você encontrará na grade curricular de Medicina Veterinária!

O que se aprende na faculdade de Medicina Veterinária?

A Biologia é uma das áreas que domina boa parte do curso, então os interessados em iniciar a faculdade devem se identificar de certa forma com os assuntos que serão pautados ao longo dos anos de estudos.

Entre os conteúdos estudados em Medicina Veterinária, pode-se destacar alguns como genética, zoologia, bioquímica e a parasitologia.

Para os leigos, esses termos podem não dizer muita coisa. Então, dê o play e conheça mais sobre o curso na Multivix:

Por dentro dos conteúdos

Da mesma forma como foi dito anteriormente, o curso possuí uma grade muito ligada aos conhecimentos sobre Biologia, mas os estudos não param por aí. O estudante de Medicina Veterinária também aprenderá sobre outros assuntos importantes para a atuação profissional.

Conheça algumas das disciplinas:

Ciências básicas

Se você tem interesse no curso de Medicina Veterinária, espero que tenha gostado das matérias de Química, Biologia e Matemática, pois elas estão presentes nos estudos ao longo da faculdade.

A princípio, ainda nos primeiros semestres de curso, essas matérias serão as responsáveis por darem a base para os conhecimentos mais avançados que virão depois.

Logo, para quem pretende prestar vestibular ou ENEM para o curso, é preciso concentrar os estudos nessas matérias específicas e já ir melhorando os conhecimentos para ter bons resultados após o início da faculdade.

Anatomia dos animais

O estudante de Medicina Veterinária terá, pelo menos, três matérias relacionadas à anatomia dos animais — anatomia dos animais domésticos (I e II) e anatomia patológica. Nas primeiras, o estudante entende as estrutura do animal e seus sistemas, por meio de aulas expositivas e em laboratório. Na segunda, são estudadas as lesões e alterações cuja origem são doenças.

Economia e administração rural

Para alguns pode ser estranho encontrar a palavra “economia” por aqui, não é mesmo? Mas, um médico veterinário formado também precisa saber realizar o gerenciamento de propriedades rurais e os custos envolvidos na tarefa, para assim, estar preparado para a atuação no mercado.

Assim, com a disciplina de Economia e Administração Rural, o estudante terá todo o conhecimento necessário, caso opte por seguir nessa área profissional. Com ela, é possível entender mais sobre agropecuária e política agrícola.

Técnicas de diagnóstico, cirurgia e clínica médica

Os conhecimentos anteriores, que você adquire em uma faculdade de Medicina Veterinária, formam a base para o profissional ser capaz de realizar diagnósticos e atuar no cuidado de animais de pequeno ou grande porte. Você aprende esses conteúdos nas disciplinas de técnicas de diagnóstico, clínica médica e clínica cirúrgica.

Criação de animais

Disciplinas como bovinocultura, avicultura e ovinocultura fazem o estudante entender as técnicas que envolvem a criação de animais, com o objetivo de abastecer a indústria alimentícia. Nesses espaços, o veterinário é responsável pelo bem-estar, saúde e alimentação de aves, bois e outros animais criados.

Além dessas existem muitas outras matérias na grade curricular de Medicina Veterinária, como a de higiene e saúde pública, inspeção sanitária e biodiversidade. Juntas, elas capacitam o profissional com um perfil a suprir as diversas demandas do mercado de trabalho.

Agora que você sabe mais sobre o que se estuda na graduação, não perca tempo. Assine nossa newsletter e entenda sobre o mercado de trabalho, qual o preço de uma faculdade de Medicina Veterinária e muitos outros conteúdos interessantes!