Ícone do site Faculdade Multivix

O que faz o bacharelado em Educação Física

Profissional em Educação Física auxiliando uma aluna com pesos em uma academia

Quem pretende fazer o curso de bacharelado em Educação Física, ou mesmo a licenciatura, enfrentará um mercado com bons índices de empregabilidade e poderá construir uma carreira ampla e diversificada. O trabalho de quem fez o curso de Educação Física consiste em promover a saúde das pessoas por meio da prática de atividades físicas.

Dessa forma, se você gosta de esportes e quer se dedicar à saúde, pode se dar bem como um profissional de Educação Física. Muitas pessoas querem fazer este curso, mas acham que o campo de atuação é restrito apenas às academias ou escolas. Para sanar todas as sua dúvidas sobre o assunto elaboramos este conteúdo.

Continue acompanhando e confira quais são as principais áreas de atuação para o educador físico!

Gestão

Além de estudar as disciplinas obrigatórias ao curso, os bacharéis em Educação Física também assistem aulas sobre gestão. Isso porque, uma das possibilidades de carreira para esse profissional é administrar negócios voltados ao meio esportivo, como lojas de artigos de esporte ou academias.

Pesquisa

Para os interessados ​​na área de pesquisa, uma boa opção é trabalhar no campo da Biomecânica e Fisiologia Aplicada ao Exercício Físico, onde os estudiosos buscam maneiras dos profissionais fazerem avaliações físicas e prescrever exercícios sem afetar negativamente a saúde dos alunos.

A combinação de estudos teóricos e práticos permitem ao pesquisador ter um conhecimento mais profundo sobre o movimento humano, principalmente envolvendo as articulações e os músculos.

Reabilitação

A fim de ajudar a prevenir problemas físicos, doenças e reabilitação de pacientes que sofreram lesões ou que devem melhorar sua aptidão, o profissional de reabilitação se torna um importante aliado.

Além disso, as pessoas que realizaram procedimentos cirúrgicos também podem contar com o profissional de Educação Física. No entanto, seu trabalho deve acompanhar o do fisioterapeuta para que a condição do paciente progrida mais rápida e adequadamente.

Condicionamento físico

No setor de condicionamento físico, o profissional é chamado de personal trainer e dirige seu trabalho de acordo com os objetivos da pessoa que o contratou. Além disso, o personal também pode atuar em grupos esportivos ou de corrida, evitando lesões nos alunos e melhorando seu desempenho durante a corrida. Afinal, esse profissional analisa tudo que envolve o atleta na corrida, desde a respiração até a passada.

Como você pode notar, essas são as principais opções de atuação para quem concluiu o curso de bacharelado em Educação Física. Porém, escolher entre uma delas pode não ser tão fácil. A dica é listar critérios e levar em consideração seus próprios interesses e objetivos, que envolvem tanto o campo profissional quanto o pessoal.

Se interessou pela área? Então, saiba qual Faculdade de Educação Física cursar: bacharelado ou licenciatura!